terça-feira, 10 de abril de 2012

Insensatos amantes do barulho

Tenho constatado por onde vou como tem aumentado o número de indivíduos que tem verdadeiro deleite em ouvir decibéis altíssimos, muito acima de um nível saudável para o aparelho auditivo. Ou seja, como tem aumentado nos dias de hoje aqueles que amam o ruído, o barulho ensurdecedor. Alguns com fones de ouvido conectados a celulares dentro de ônibus, metrô, trens, outros com um sistema de som de última geração em seus automóveis, promovem uma verdadeira arruaça sonora por onde passam.

Fico a pensar, o que leva as pessoas a ouvir um som tão alto assim e que, expostos por longo tempo e diariamente, levará a uma diminuição de sua capacidade auditiva? Eu também gosto de ouvir música e em alguns momentos, aumento o volume de meu aparelho de som em casa para usufruir melhor a melodia, o som dos instrumentos ou as nuances da voz do cantor. Mas sei perfeitamente que, se ficar exposto longo tempo ao som em volume muito alto, meus nervos ficarão em frangalhos além de expor meus ouvidos a um perigoso limite.

Tenho verdadeiro pavor contra essas pessoas, principalmente jovens, que passam defronte de minha casa em seus veículos fazendo um barulho ensurdecedor, muitos decibéis além do limite suportável do ouvido humano que é de 65 decibéis segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde). Acima desse limite, o organismo humano começa a sofrer com os efeitos da longa exposição, haja vista que é de praxe ficarem longas horas e diariamente no interior dos automóveis. Da mesma forma, é prejudicial para a saúde ficar utilizando fones nos ouvidos um tempo demasiado e com a música em alto volume, e isto fazem de tal maneira que os que estão em redor conseguem ouvir perfeitamente o que está tocando.

Ouço um som alto por algum tempo e fico nervoso, nossos nervos realmente se abalam mesmo se for um estilo de música suave. As pessoas então ficam no interior de seus automóveis submetidos diuturnamente a esse ruído e precocemente vão ficar com seu aparelho auditivo comprometido e igualmente os outros sistemas de seu organismo, não apenas o sistema nervoso. Observo essa tendência muito forte de ouvir músicas em alto volume entre os mais jovens, quer seja dentro dos veículos ou munidos de sofisticados fones de ouvido e isso por horas a fio. Ora, no médio e longo prazo haverão prejuízos irreversíveis para a saúde.  

Sempre que alguém ouve um som muito alto, acontece no organismo uma descarga no nível de adrenalina, esta sobe e gera stress instantâneo. Além disso, no longo prazo, gastrite, insônia, aumento no nível de colesterol, distúrbios psíquicos, irritabilidade, ansiedade, excitação, desconforto, medo e tensão são efeitos constatados para quem se expõe além do limite aceitável, juntamente com a perda de audição que mencionei.

Esta é decididamente uma sociedade que ama o barulho. É de fato uma sociedade insensata. O silêncio, ao contrário, é deveras reconfortante. Proporciona tranquilidade. Leva à reflexão. Ajuda a apaziguar temores da alma. Como cristãos, temos no silêncio acesso às fontes divinais da paz e do sossego interiores porque não é possível acalmar a alma em meio aos ruídos exteriores que alteram nossa fisiologia e espantam a possibilidade da ambiência adequada para a comunhão com o Senhor.

Tenho visto meio em meio à Igreja aqueles que nem oram mais se não tiverem um som ambiente. Uma canção suave no momento da oração, com o volume baixo, creio que até ajuda, inspira, em nosso momento particular de oração. Mas não pode se dar o mesmo com outro irmão que esteja orando conosco no mesmo ambiente, pois bem poderá ser que ele prefira o silêncio absoluto para falar com Deus. Pessoalmente eu prefiro o silêncio absoluto porque posso me concentrar melhor no que vou falar ao Senhor bem como terei toda a atenção para ouví-Lo. Muitas vezes o silêncio é tão importante em nossa devoção com nosso Deus que ficarmos silenciosos na presença do Pai sem nada dizermos é o de que realmente precisamos.

Nossos cultos também precisariam de cultivar algum momento silencioso durante a liturgia. Mas principalmente no meio pentecostal, ao qual pertenço, é muito difícil o silêncio, porque é até uma questão cultural, os pentecostais amam os cultos barulhentos, festivos. Sabemos que no livro de Salmos há passagens que exortam a adorar a Deus em altas vozes e com instrumentos sonoros, é barulho mesmo, mas é algo diferente, digamos, um barulho santo, que bem executado vai glorificar ao Senhor e não deixará ninguém agitado, nervoso, doente, porque as coisas de Deus, o culto bem ordenado, deve glorificar ao Senhor e certamente fará bem ao homem. Mas gostaria de ter em alguns cultos um momento silencioso juntamente com toda a congregação, afinal estamos reunidos para adorá-Lo e a solenidade silenciosa diante do Amado de nossa alma deveria ser algo desejável. 

Que fazer diante da tendência ensurdecedora dessa geração? Devemos em primeiro lugar, juntamente com a proclamação da mensagem do Evangelho, interceder pelas pessoas porque elas fazem o que fazem porque não conhecem a Deus. Precisam conhecer a Jesus Cristo, precisam nascer de novo. Além disso, deve-se orientar as pessoas em nossas igrejas ou como nos for viável acerca dos malefícios do excesso de ruído. Da insensatez em se manter um estilo de vida que prioriza os volumes de som muito alto que nada mais são do que barulho, ruído, algo desagradável e promotor de doenças.

Não estou aqui fazendo uma apologia do silêncio absoluto, até porque seria impossível nesta nossa presente civilização que tem em alta conta não só os volumes altos de áudio como também é fascinado pelas imagens, mas sim faço a defesa de um estilo de vida mais saudável, biblicamente falando, porque a intenção de Satanás é poluir o ambiente em que o homem vive (além da poluição em seu coração) porque tudo o que estraga e inviabiliza a vida humana não provém de Deus, mas é consequência do pecado e é potencializado pelo inimigo de nossas almas. Afinal, ele é o Príncipe deste mundo decaído, e não poderia ser de outra forma.

Lembremo-nos queridos e amados irmãos: Nossa luta é espiritual (Ef 6.10-20; 2Co 10.3-5). Os insensatos amantes do barulho são apenas uma das tantas aberrações que vemos todos os dias.

Pense nisso.







5 comentários:

  1. vale pensar que isso tudo que você escreveu é uma opinião sua e não de Deus. A Bíblia não fala isso.

    ResponderExcluir
  2. Meu amigo, acho que você não entendeu nada do que escrevi. Então é de Deus ouvir um som em alto volume de tal forma que seu organismo fique prejudicado? Você precisa rever seus conceitos hem?

    ResponderExcluir
  3. Concooooordo...Alias, eu não consigo entender qdo alguém fala gritando ou canta alto demais...acabo não compreendendo. Adianta???

    ResponderExcluir
  4. Verdade Luciana, a compreensão do que está sendo dito ou cantado fica comprometida porque o volume alto é o que acaba se sobressaindo. Acredito que tudo é uma questão de educação. Educar para se falar ou cantar bem e no volume adequado. Obrigado por comentar, que Deus te abençoe.

    ResponderExcluir
  5. Amigo concordo plenamente contigo, e gostaria de saber qual é o salmos que fala do barulho pra mostrar para uns amigos.
    Pode me passar...

    ResponderExcluir