terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Festival Promessas: Deus está neste negócio?


Não consigo deixar de pensar biblicamente.

Não consigo deixar de pensar no Deus da Bíblia.

Não consigo deixar de pensar na forma de agir desse Deus.

Um Deus que as Escrituras do AT e NT dizem que é: Pessoal (Êx 3.14,15); Infinito (Sl 90.2); Criador (Gn 1.1); Sustentador (Ne 9.6); Amor (1Jo 4.7-21); Santo (1Pe 1.15,16); Único (Is 45.5,6) e Trino (2Co 13.13).

Nosso Deus está para muito além das concepções humanas. Ou de especulações de cunho teológico que reduzem aspectos de Sua Augusta Pessoa (vide o exemplo da Teologia Relacional ou Teísmo Aberto).

Portanto, se cremos num Deus possuidor de tantas características singulares em Sua Bendita Pessoa e também tantos atributos - Infinitude, Eternidade, Imutabilidade, Onipresença, Soberania, Onisciência, Onipotência dentre outros - e que agiu, age e agirá no Universo que Ele mesmo soberana e poderosamente criou, onde TUDO - absolutamente TUDO - está em Suas mãos, até mesmo seu principal opositor, Satanás, que nada pode fazer se Ele, o Senhor dos Exércitos não permitir (Jó 1.11,12; 2.5,6). Este grande e maravilhoso Deus que já reina nos corações de tantos quantos Lhe temem. E que finalmente reinará (com o banimento final de Satanás, do mal, do pecado e da morte) no fim dos tempos, onde Seu Filho, nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, Lhe entregará o reino e Ele então - DEUS - será tudo em todos!

Diante desses fatos portentosos e desse inigualável Ser Divino, um Deus que continua a trabalhar por meio de Seu Santo Espírito nas vidas dos pecadores para trazê-los à comunhão Consigo por meio de nosso Senhor Jesus Cristo (Jo 16.8-11) como eu poderia pensar de que Ele absolutamente não estaria agindo num evento como esse, o Festival Promessas?

Este evento dividiu opiniões entre os servos de Deus. Eu mesmo dialoguei com alguns via Facebook que não concordaram com a realização do evento. Foi falado de que era um mero show gospel e não um culto de pregação da Palavra para a conversão dos ouvintes ao Evangelho; foi citada a aliança entre a Rede Globo e os cantores que participaram do evento e que foi visto negativamente como algo espúrio, algo abominável. Além disso, li num blog de um estimado pastor que admiro por sua postura e seus textos de que ele não assistira o Festival Promessas porque: 1) A motivação da Globo seria exclusivamente financeira; 2) Para igualar-se com a Rede Record, tentando trazer para seu lado milhões de evangélicos decepcionados com a TV de Edir Macedo; 3) A crítica contra o show business evangélico; 4) A assim denominada indústria de entretenimento gospel.

Eu quero dizer aqui que concordo com as premissas do autor. Também sou contra fazer de Deus e das coisas de Deus objeto de lazer e descontração. Também não concordo com os shows gospel naquilo que eles tem de comercial, o apóstolo Paulo falou de homens privados da verdade, supondo que a piedade é fonte de lucro (1Tm 6.5). Quanto às brigas das emissoras, acho lamentável que o Evangelho e o Nome de Cristo estejam no meio desse negócio, algo que é totalmente mundano e abominável, bem como o desejo indisfarçável da Globo de conquistar o público evangélico para si, sabendo de antemão que muitos lucros obterá nessa conquista.

Entretanto, como mencionei várias vezes no bate-papo do Facebook com os amados que ali estavam no domingo à tarde logo após à exibição do Festival, mesmo em meio a todas essas contradições e ambiguidades, mesmo em meio ao amor ao dinheiro, ao lucro, conquista de audiências, enfim, eu quero ressaltar a MULTIFORME SABEDORIA E GRAÇA DE DEUS (Ef 3.9; 1Pe 4.10) que age em meio ao pecado e a mesquinhez e interesses escusos dos homens.

O povo de Israel no deserto foi testemunha dessa graça inigualável. Um povo que fora resgatado com mão forte da escravidão no Egito pelo Deus de Abraão, Isaque e Jacó, e que passara a ser o povo exclusivo de Deus, o povo da aliança. Que recebeu a Lei pelas mãos de Moisés, que comeram de um só manjar espiritual, beberam da mesma fonte espiritual, beberam de uma pedra espiritual e essa pedra era Cristo, todavia, não se agradou Deus da maioria deles (1Co 10.1-5). E a advertência segue-se, para que também não cobicemos coisas más, não sejamos idólatras, não pratiquemos a imoralidade e nem murmuremos (10.6-12). Tudo isto é para exemplo nosso, a fim de que não pratiquemos as mesmas coisas.

Mas temos o firme testemunho de que mesmo assim, Deus em Sua longanimidade continuou a conduzir os remanescentes do povo, os que haviam nascido no deserto mais Josué e Calebe e fez com que entrassem em Canaã conforme prometera. Deus continuou a trabalhar. Este povo de Israel precisava ser testemunha para as nações em redor das ações soberanas do Senhor e trazer muitos ao Seu conhecimento. Ele continua a agir hoje também. Por meio dessa graça que atuou no passado e continua a agir hoje, é sob esta graça que vejo o Festival Promessas. Não quero simplesmente criticar e elencar várias premissas negativas em relação ao evento, como disse, muitas delas válidas senão a maioria, como me reportei ao amado pastor e seu blog. Mas não consigo deixar de pensar em Deus agindo, trabalhando, de alguma forma misteriosa em tudo isso.

Lembremo-nos do que Jesus disse: "Não te maravilhes de te ter dito: Necessário vos é nascer de novo. O vento sopra onde quer, e ouves sua voz, mas não sabes de onde vem, nem para onde vai; assim é todo aquele que é nascido do Espírito" (Jo 3.7,8).

Assim age e continua a agir o Espírito Santo. Ele é o agente do novo nascimento. E assim como o vento que sentimos em nosso rosto, ouvimos seu ruído, mas não sabemos de onde veio e nem para onde foi assim é o agir do Espírito de Deus. Não quero deixar de entender isso, de olhar esse aspecto tão maravilhoso no Ser de Deus. Essa ação levada a cabo pelo Espírito Santo se dá exatamente em meio às lamentáveis fraquezas humanas.

Você pode dizer como uma amiga no Face falou para mim: Mas Cicero, não era um culto, era um show. O que você pode esperar de um show gospel?" Verdade, mas.....mediante tudo que escrevi agora pouco, pense melhor.....acaso o Espírito de Deus agiria somente dentro de uma igreja, em meio a um culto como comumente conhecemos ou Ele não é soberano para agir em meio a um show gospel também?

Essa mesma amiga (que prezo muito, é uma mulher de Deus) escreveu em seu blog que "a Igreja de Jesus nunca precisou da Globo para nada". Verdade. Disse também que "se os evangélicos cresceram não foi por conta da Globo e muito menos por conta do evangelho puro e simples de Jesus, mas porque pregam o "Euvangelho" que satisfaz o ego da grande multidão".

Novamente concordo com minha amiga. Hoje se prega um Evangelho antropocêntrico que é centrado no homem e não em Deus. Muitas vezes a glória é dada aos propagadores desse falso evangelho enquanto Deus fica com as honras menores por assim dizer. Acredito sim que há muita superficialidade em meio à suposta piedade do assim denominado "povo de Deus".

Mas continuo insistindo que, mesmo em meio a tudo isso, a graça multiforme do Senhor age. E continuará assim até o retorno de Jesus Cristo. Deus não vai deixar de trabalhar para salvar aos pecadores por causas de nossas inadequações como Igreja no entendimento e na prática do verdadeiro Evangelho. Posso citar aqui o exemplo notável de Neemias que não deixou o trabalho de reconstrução do muro em redor de Jerusalém por causa das conspirações e ameaças de seus inimigos, mas perseverou até a conclusão da obra. Assim é o nosso Deus e assim é todos quantos entendem e recebem isso.

Que possamos dizer como Neemias: "Agora, pois, ó Deus, fortalece as minhas mãos" (Ne 6.9b). Mesmo com as divulgadas más intenções da Rede Globo, ou a reconhecida questão de uma Igreja apegada a pressupostos questionáveis na sua vivência do Evangelho, continuemos a trabalhar também como o Senhor trabalha porque, não nos esqueçamos, somos cooperadores em Sua maravilhosa obra (1Co 3.9).

Convido-vos humildemente a pensar sobre isso! Em o Nome de Jesus!


9 comentários:

  1. Obrigada por mencionar a minha pessoa, também entendo o que você quis dizer. Sei também que satanás pensa em esta usando o povo de Deus ,mas Deus pode esta usando-o também ok.Bom, seria ótimo pela oportunidade, apesar de que esta oportunidade ja ter começado errada pois o interesse é outro, ainda mais com este evangelho que pregam?? com as musicas que foram cantadas lá.
    Mas te pergunto: Como ali Deus salvou alguém? Como alguém seria salvo ali ouvindo apenas musicas que mexem com as emoções?? Você sabe que conversão não é emoção. Conversão é nascer de novo. Nova vida! e muitos saem dali somente movido pela musicoterapia e isso não salva ninguém Cicero. Para os ímpios que estão em casa assistindo, pra eles te garanto que foi apenas um festival como outro qualquer. Pois o show parecia como os shows seculares. Bj!

    ResponderExcluir
  2. Não concordo com sua visão, acho que Deus age mesmo em meio aquilo que nos parece abominável. E nada vi ali que à primeira vista fosse desprezível. Quem salva o pecador é Jesus Cristo pelo agir do Espírito Santo e não a musicoterapia como vc frisou.

    ResponderExcluir
  3. Li seu texto e confesso que esse assunto está meio na berlinda. Eu gostaria que os efeitos benéficos do evangelho fossem permanentes e que a longo prazo esse festival de promessas, não ficasse no vazio, estéril ou mesmo como um presente de grego para os que querem viver longe da secularização do Evangelho de Jesus Cristo. Onde Jesus estava sempre afluíam grandes multidões, mas será que esse povo não está querendo pão e peixe? Será que não estão à procura de milagres? De sinais? O Mestre conhece o coração das massas e Ele mesmo deixou isso claro na parábola do fermento, alertando aos seus discípulos que eles não estranhassem o triste fato da contaminação no fim dos tempos.

    ResponderExcluir
  4. Onde lê-se: "Onde Jesus estava sempre afluíam grandes multidões, mas será que esse povo não está querendo pão e peixe? Será que não estão à procura de milagres? De sinais?" Leia-se, ...Será que esse povo não está querendo (só) pão e peixe? Só milagres? Só sinais? Aproveito para deixar registrado aqui; será que essas conversões serão permanentes? Verdadeiras? Espero em Deus que sim!

    ResponderExcluir
  5. Concordo Otoniel, e é mesmo necessário aguardar e ver os frutos, além do cuidado com a contaminação pelo fermento mundano, que Deus te abençoe!

    ResponderExcluir
  6. Prezado Cícero,

    Muito equilibrado seu texto ! De fato, são insondáveis os caminhos do Senhor e creio que as mídias estarão, cada dia mais, a serviço de Seu Reino.
    E o que dizer do poder da música? Frequentava um grupo de oração na casa de uma amiga e a vizinha do andar de cima se converteu só de ouvir os louvores, passando a fazer parte do nosso grupo. Quantas pessoas não puderam sentir o poder do Espírito Santo em suas vidas através deste Festival? Nunca poderemos avaliar, mas muitos corações podem ter tido um primeiro contato com o AMOR de Deus.
    Fique na PAZ !

    ResponderExcluir
  7. Sim, é verdade Claudia, muito embora a pregação bíblica seja o meio que Deus determinou para que alguém ouça o Evangelho e se converta a Jesus. Todavia, não posso afirmar que Deus pode sim operar por meio do Espírito Santo através de uma canção ou outros meios. Ele é Soberano! Beijos.

    ResponderExcluir
  8. NO DOMINGO ESPETACULAR..MESES ATRAS VI UMA REPORTAGEM SOBRE AQUELA SEITA,EM TORONTO QUE TEM AQUELAS "UNÇÕES"DO RISO...DO CACHORRO...DO LOBO,CAI-CAI,,E OUTRAS,E FOI ENTREVISTADO UM PASTOR DE LÁ,QUE ATÉ MANDOU UM RECADO PARA A IGREJA BRASILEIRA..ESSE PASTOR ESTAVA UM DIA NO CULTO COMO FAZIA A ANOS E NUM MOMENTO VEIO A MENTE DELE ALGO ASSIM:ISSO AQUI NÃO É DE DEUS,QUE ABSURDO,A BÍBLIA NÃO FALA DISSO...O QUE EU ESTOU FAZENDO AQUI? E SE FOI DAQUELE LUGAR,PARA NUNCA MAIS VOLTAR,PROCUROU UMA IGREJA ONDE ELE VIU A PREGAÇÃO DO VERDADEIRO EVANGELHO,CLARO GUIADO POR DEUS,POIS S E ELE O TIROU DE LÁ O GUIARIA A UM LUGAR ONDE O EVANGELHO NÃO SEJA FALSIFICADO...
    DEUS O TIROU DE LÁ...! DE DENTRO DE UMA SEITA MALIGNA..LÁ DE ENTRO!!ELE ERA UM DOS MAIORAIS DE LÁ...
    DEUS O TIROU..CREIO SIM...QUE DEUS ENTRA EM QUALQUER LUGAR,PARA SALVAR UM ELEITO SEU,COM CERTEZA!!! PODE SER QUE NAQUELE SHOW DEUS TENHA ABRIDO OS OLHOS DE ALGUÉM COMO FEZ COM ESSE IRMÃO QUE ACABEI DE CITAR,E LHE RESPLANDECER A LUZ DO EVANGELHO SIM! AGORA A FÉ VEM PELO OUVIR E O OUVIR PELA PALAVRA DE DEUS,PALAVRA PREGADA COM RESPONSABILIDADE,EVANGELHO DE SALVAÇÃO! O EVANGELHO É O PODER DE DEUS PARA SALVAÇÃO DE TODO QUE NELE CRÊ!SEM EVANGELHO VERDADEIRO,SEM PODER PARA SALVAÇÃO...EVANGELHO. SE ALGUÉM PREGAR OUTRO EVANGELHO?? VC SABE O QUE É :ANÁTEMA.....DEUS TEM TODOS OS ATRIBUTOS QUE VC CITOU SIM! E SUA PALAVRA É DECRETO!IMUTÁVEL!! DEUS NÃO TEM COMPROMISSO COM UM EVANGELHO MENTIROSO.

    2TS 2:11 E por isso Deus lhes envia a operação do erro, para que creiam na mentira;
    2TS 2:12 para que sejam julgados todos os que não creram na verdade, antes tiveram prazer na injustiça

    “A palavra do Senhor, porém, permanece eternamente.
    Ora, esta é a palavra que vos foi evangelizada” (1 Pe 1.25).


    Não há outra entrada para o céu, exceto a estreita passagem do
    novo nascimento; sem santidade, ninguém jamais verá a Deus (Hb 12.14).
    Deus uniu a fé e o arrependimento para serem as duas facetas de nossa
    resposta ao chamado do Salvador, deixando bem claro que vir a Cristo
    é abandonar o pecado e renegar a impiedade. “Se falharmos em manter
    unidas estas coisas que Deus juntou, nosso cristianismo será distorcido.”
    1
    A fé salvadora, o arrependimento, o compromisso e a obediência são
    todas operações divinas, realizadas pelo Espírito Santo no coração daquele
    que é salvo. Não há obras humanas no ato da salvação. A salvação vem
    unicamente pela graça, mediante a fé (Ef 2.8). Sola Gratia e Sola Fide
    são dois dos pilares da Reforma. Entretanto, a verdadeira salvação não
    pode nem deixará de produzir obras de justiça na vida do verdadeiro
    crente. A obra de Deus na salvação inclui uma mudança de intenção,
    vontade, desejos e atitudes que produz inevitavelmente o fruto do Espírito

    http://www.monergismo.com/textos/evangelismo/fidelidade.pdf

    SOLI DEO GLORIA

    A paz, se possível, mas a verdade, a qualquer preço.
    Martinho Lutero

    ResponderExcluir
  9. Deus em Sua soberania continuará a agir mesmo em meio às ambiguidades dos Seus filhos. Seu interesse ainda continua sendo a salvação de almas. Como muitas vezes complicamos o Evangelho, subvertendo aquilo que o SENHOR tão claramente nos ordenou, Ele mesmo vai agir salvadoramente e ficaremos também muitas vezes sem entender o Seu agir. Sua graça é abundante e é multiforme. Por isso, devemos crer no trabalho do divino Oleiro. Obrigado por seu comentário, fique na PAZ!

    ResponderExcluir