quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Com Jesus, que 2012 seja melhor para você……


Como 2012 pode ser melhor do que o ano que termina? A pergunta procede porque precisamos avaliar as perdas e ganhos do ano que está terminando. Se alcançamos o que planejamos em seu início. Se perseveramos em proseguir rumo ao alvo proposto, ou se desistimos ou ainda, se tentando um atalho para conseguirmos mais facilmente chegar, lamentavelmente tenhamos errado e fracassado dessa maneira. Parece assim que o nosso saldo é desfavorável. Chegamos assim ao fim de 2011 com a sensação de que as coisas realmente não andaram bem. Mas quero lembrar do grande exemplo do 16º presidente dos Estados Unidos. Você sabe quem foi ele? Abraham Lincoln. Ele sofreu inumeráveis derrotas pessoais antes de, aos 51 anos de idade, chegar ao topo de dirigente máximo da nação. Qual o seu segredo? Perseverança, persistência. Ele não desistiu até alcançar seu objetivo. Quem ler a biografia de Lincoln descobrirá como ele não se deixou abater em meio a todas as dificuldades que lhe sobrevieram. Estamos dispostos a fazer o mesmo para da mesma forma sermos vitoriosos?

Precisamos dos exemplos de homens da estirpe de Abraham Lincoln. Precisamos disso numa época de poucos exemplos confiáveis. De pessoas sem ideais e sem motivações.

Recordo agora de um exemplo bíblico notável. Josué, o sucessor de Moisés. Ele andara todo o tempo à sombra do grande líder do povo israelita. Ele viu e ouviu muitas coisas maravilhosas. A maneira como tinha comunhão com Deus, que Lhe falava bem intimamente. Até que Deus diz a Seu servo de que aquele jovem haveria de substituí-lo no comando da nação (Dt 31.14). Josué certamente, possuidor dos mesmos sentimentos e expectativas de todos nós, deve ter ficado um tanto quanto apreensivo. Ele haveria de ser o líder de um povo que somava aproximadamente 3 milhões de pessoas. Será que ele estaria habilitado para tão grande tarefa? Será que o povo o respeitaria e o seguiria em sua liderança, assim como fora com Moisés? O que ele deveria fazer?

Deus em Sua graça e misericórdia, esteve com Josué e Lhe falou assim: “Moisés, meu servo, é morto; levanta-te, pois, agora, passa este Jordão, tu e todo este povo, à terra que eu dou aos filhos de Israel. Todo o lugar que pisar a planta do vosso pé, vo-lo tenho dado, como eu disse a Moisés. Desde o deserto e do Líbano, até ao grande rio, o rio Eufrates, toda a terra dos heteus, e até o grande mar para o poente do sol, será o vosso termo. Ninguém te poderá resistir, todos os dias da tua vida; como fui com Moisés, assim serei contigo; não te deixarei nem te desampararei. Esforça-te, e tem bom ânimo; porque tu farás a este povo herdar a terra que jurei a seus pais lhes daria. Tão-somente esforça-te e tem mui bom ânimo, para teres o cuidado de fazer conforme a toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; dela não te desvies, nem para a direita nem para a esquerda, para que prudentemente te conduzas por onde quer que andares. Não se aparte da tua boca o livro desta lei; antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido. Não to mandei eu? Esforça-te, e tem bom ânimo; não temas, nem te espantes; porque o Senhor teu Deus é contigo, por onde quer que andares” (Js 1.2-9).

Isso foi uma injeção de motivação para Josué com toda certeza. Ele, se tinha alguma dúvida ou temor, nesse momento em que recebia a Palavra do Senhor para si, teve tudo aquilo dissipado de seu coração. Tanto é assim que a liderança que ele exerceu em Israel, proporcionando a conquista da terra de Canaã, coloca-o entre um dos grandes líderes do povo judeu. O conselho que recebera de Deus se baseava no esforço pessoal que deveria empreeender com bom ânimo (v.6,7,9) e na observância estrita do livro da lei, a Palavra de Deus (vv. 7,8).

É isso que igualmente eu e você deveremos fazer para que tenhamos um ano de 2012 com a marca do sucesso. Sucesso esse calcado nos parâmetros divinos. Não um sucesso de acordo com padrões mundanos.

Deveremos nos esforçar pessoalmente para conquistarmos posições. Para termos as vitórias. Se falo de vitórias é porque existem lutas. E a vida do cristão está carregada de lutas e tribulações. Não somos adeptos da famigerada Teologia da Prosperidade que apregoa miseravelmente de que teremos bençãos e mais bençãos e que nega toda a perspectiva de sofrimento. Jesus mesmo disse que no mundo teríamos muitas aflições (Jo 16.33). Assim, é nosso dever viver a vida cristã com fé, com os olhos fixos no Autor e Consumador desta fé (Hb 12.1,2) para que sejamos realmente vitoriosos como Deus quer e não como desejam os homens.

O outro cuidado que deveremos ter nesse novo ano que se inicia é de sermos realmente cumpridores da Palavra (Tg 1.22). O Senhor Deus aconselhara a Josué para que tivesse o cuidado devido e obedecesse à Sua Palavra, porque se assim o fizesse, ele se conduziria com prudência em tudo o que se propusesse a fazer. Ele teria o verdadeiro sucesso, sucesso este que provém da estrita observância a todo o conselho de Deus. Ou seja este seria o fator da verdadeira prosperidade. Obediência ao Senhor traz prosperidade para nossa vida. Essa prosperidade pode até incluir sim, bens materiais. Porém, novamente quero aqui advertir mais uma vez contra a insidiosa Teologia da Prosperidade, que coloca muitas vezes em primeiro lugar o dinheiro, a casa, o carro, etc. Prosperidade verdadeira se resume em andar com Deus. Nada mais e nada menos do que isso.

Que você entre então em 2012 com esse belo exemplo de Josué. Seja esforçado, batalhador, mas também, seja obediente aos mandamentos do Senhor. Não busque a prosperidade segundo padrões mundanos ou carnais, mas busque segundo a Palavra de Deus. Lembre-se sempre que jamais estaremos isentos de tribulações enquanto aqui estivermos. Note o que Paulo disse em 2Tm 3.12: “E também todos os que piamente querem viver em Cristo Jesus padecerão perseguições.” Isso é o que espera a todo crente em Jesus Cristo que decide realmente ser-Lhe fiel. Mas saiba igualmente o que disse o apóstolo Pedro: “Amados, não estranheis a ardente prova que vem sobre vós para vos tentar, como se coisa estranha vos acontecesse; Mas alegrai-vos no fato de serdes participantes das aflições de Cristo, para que também na revelação da sua glória vos regozijeis e alegreis. Se pelo nome de Cristo sois vituperados, bem-aventurados sois, porque sobre vós repousa o Espírito da glória e de Deus; quanto a eles, é ele, sim, blasfemado, mas quanto a vós, é glorificado. Que nenhum de vós padeça como homicida, ou ladrão, ou malfeitor, ou como o que se entremete em negócios alheios; Mas, se padece como cristão, não se envergonhe, antes glorifique a Deus nesta parte” 1Pe 4.12-16). Sofrer pelo Nome de Cristo, pelo fato de sermos seus seguidores fiéis, é muito mais glorioso do que o recebimento de bençãos materiais. O peso eterno que nos advém pela fidelidade e a consequente perseguição, é incalculável e de muito maior valor diante do Senhor da Glória!

Entre então em 2012 com essa santa expectativa. Procure compreender ainda mais os caminhos de Deus. Seja um discípulo efetivo do Senhor Jesus. O nosso exemplo maior provém dEle mesmo, visto que somos seus seguidores. Se fizermos isto e atentarmos para o que diz toda a Palavra de Deus, e ainda, observamos bons exemplos em homens como o notável Abraham Lincoln (que era cristão), certamente o ano que está chegando será melhor do que o ano que está no seu ocaso.

Pense nisso e feliz 2012 tendo Jesus Cristo como o centro de sua vida!

4 comentários:

  1. Foi bom ter conhecido me 2011 este lugar de edificação. Um abraço e feliz ano novo! www.igrejabatistadoverbo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Igualmente meu caro amigo, desejo que em 2012 o Eterno derrame bençãos sobre sua vida e ministério de maneira que o Nome dEle seja ainda mais glorificado, fique na PAZ!

    ResponderExcluir
  3. Ola meu querido,

    Agradeço pelas palavras e estou por aqui também, espero que em 2012, nossa união possa somar e muito para proclamação do Evangelho de Cristo o Senhor.

    Abraços e Feliz Ano Novo.

    ResponderExcluir
  4. Com certeza meu amado, obrigado mais uma vez e espero que goste de nossos textos aqui também....fique na PAZ!

    ResponderExcluir