sábado, 10 de setembro de 2011

Quantas pessoas estavam prontas para sua morte em 11 de setembro de 2001?


Amanhã, dia 11 de setembro de 2011, completar-se-ão dez anos dos ataques às torres gêmeas do World Trade Center. Estava a meditar sobre as vidas daqueles que foram vitimados nos ataques, não só os que morreram nos dois prédios como as vítimas no Pentágono e do avião que caiu em um bosque na Pensilvânia por causa da intervenção dos passageiros. Vidas interrompidas bruscamente. Estupidamente. Levaram para o túmulo suas expectativas e projetos. Seus anseios, rotinas, estudos, empregos, famílias, tudo foi deixado de forma brutal. Sem chance de retomada.

O que estou a indagar é QUANTOS ESTAVAM PRONTOS PARA SUA MORTE NAQUELE DIA? O que você entende quanto a estar "pronto" para o dia de sua morte? Acredito que todo ser humano pensa nisso mas a maioria não se importa muito. Acaso sabemos o dia em que iremos morrer? Exceto os que receberam a pena capital pelos seus crimes, e sabem portanto o dia e a hora em que o Estado executará a sentença, todos sabemos que um dia iremos morrer, mas obviamente ninguém conhece a data de seu falecimento.

Era exatamente o caso das vítimas do 11 de setembro. Acredito que nenhuma daquelas pessoas achava que viveria eternamente. Acredito, independente de sua crença, de sua religiosidade ou ideologia, que cada pessoa vitimada naquele dia fatídico, tinha consciência de sua própria finitude. De sua inerente mortalidade. Sendo assim, estavam cônscias que poderiam morrer a qualquer momento. Mas é fato também que nenhuma pessoa normal vive em função do dia de sua morte, ou seja, todos tinham planos que visavam o futuro seu e de suas famílias. Procuravam à sua maneira viver a vida normal de todos os dias. 

As pessoas que trabalhavam nas torres gêmeas do WTC tinham aquele dia 11 de setembro do ano de 2001 como mais um dia normal de trabalho. Nunca imaginariam que precisamente naquela manhã dois aviões lotados de passageiros, também vítimas como eles, seriam sequestrados, desviados de suas rotas originais e, com seus tanques de combustível completamente cheios, seriam lançados à toda velocidade, como poderosos mísseis contra os dois prédios.

Quase três mil pessoas morreram nos ataques naquele dia. Quantas estavam prontas para seu desenlace dessa vida?

Quantas estavam realmente preparadas para adentrar aos umbrais da eternidade?

São perguntas que muitos evitam de pensar e até mesmo de mencionar. Mas é inegável que morreremos e então iremos para um desses dois lugares: ou o lugar onde estaremos junto a Deus para sempre, que denominamos céu, ou o lugar onde estaremos separados de Deus para sempre, que denominamos inferno.

Quantas daquelas pessoas estavam prontas para entrarem no lugar da habitação de Deus? Quantas estavam  prontas para entrarem no lugar da separação de Deus? A maioria das almas daquelas vítimas foi para aquele ou para este último? 

Jesus muito claramente deixou o ensinamento de que realmente estas duas dimensões existem no mundo espiritual, céu e inferno. Podemos claramente ver na passagem no rico e de Lázaro em Lucas 16.19-31. Aquelas pessoas que morreram nos atentados e que em vida seguiam fielmente ao Senhor Jesus, em que pese a violência de suas mortes, tiveram entretanto a grande felicidade, a eterna bem-aventurança de entrarem no "seio de Abraão" (Lc 16.22), ou seja, o céu. Os outros que viviam aqui na terra longe de Deus, em rebeldia contra Sua vontade, não poderiam ir para outro lugar senão o inferno, lugar distante da presença divina e habitação dos rebeldes e incrédulos.

Chamo sua atenção caro leitor, nesses dez anos dos atentados. Quantos esperavam que sua morte seria naquele dia? Acredito que ninguém. A morte os colheu. Quantos em realidade estavam preparados?

Hebreus 9.27 e 28: "E, como aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo depois disso o juízo, assim também Cristo, oferecendo-se uma vez para tirar os pecados de muitos, aparecerá segunda vez, sem pecado, aos que o esperam para a salvação." Está determinado por Deus então que todos tem um dia para morrer. E que após isso segue-se o juízo, para os que rejeitaram a vontade d'Ele nessa vida. Mas o autor da epístola também menciona sobre a segunda vinda de Jesus Cristo. Ou seja, os que estiverem vivos quando Ele voltar, não morrerão, mas terão seus corpos transformados e estarão para sempre com o Senhor, assim como ressuscitarão os que morreram em Cristo com esses mesmos corpos transformados e gloriosos e todos estarão para sempre no Reino do Pai (1Co 15.52-55; 1 Ts 4.16-18).

Grande é portanto a esperança nessa vida dos que já estão em Jesus. Na verdade a morte do cristão resulta em lucro para ele, como disse o apóstolo Paulo (Fp 1.21). O verdadeiro seguidor do Filho de Deus de nada se atemoriza. Ele sabe que entrará imediatamente na presença gloriosa do Pai, quando fechar os olhos para essa vida.

Só o Senhor é quem sabe quantos estavam preparados para entrarem no céu naquele dia 11 de setembro. E você, está HOJE preparado se a morte o colher? 

Não esqueça que estar preparado é estar fielmente em Cristo Jesus.

Pense nisso.

  

2 comentários:

  1. A certeza de que existe uma coroa da vida esperando aos fiéis até à morte é o conforto do cristão.
    Sua postagem está clara. Deus abençoe que seja de alerta geral aos servos do Deus vivo.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Solange por seu comentário, de fato, é grande lucro para nós se perseverarmos em permanecer fiéis a Deus até o fim, não desistindo mesmo que nos pareça difícil em face de nossa inerente pecaminosidade, mundanismo e ataques do Maligno. O prêmio é realmente a coroa da vida. Que Deus abençoe você hoje e sempre.

    ResponderExcluir