quarta-feira, 10 de agosto de 2011

A Igreja e o bom exemplo do rei Salomão

(Por favor, peço que abra sua Bíblia e leia 2 Crônicas 1.7-12)

O que uma parte da igreja evangélica no mundo tem em comum com o rei Salomão nessa passagem? NADA! Isto porque ela exatamente deseja aquilo que o rei Salomão não pediu a Deus: riquezas, bens e honra. A visão que este segmento professa é de enriquecimento e desejo de obter posição de destaque aos olhos do mundo.

Acontece que o mundo nunca reconhecerá a legítima igreja de nosso Senhor Jesus Cristo. Ao contrário, o que ela pode esperar desse mundo é o desprezo, o escárnio e a perseguição. Nunca uma posição de honra. A legítima e verdadeira Igreja nunca será uma voz realmente considerada nas questões relevantes hoje no mundo. Isto é assim devido ela se ancorar firmemente na Palavra de Deus e desprezar as filosofias humanas (1Tm 6.20). Filosofias ou ideologias essas que contradizem a revelação de Deus para o homem, a Bíblia Sagrada.

Salomão não desejou ter bens ou riquezas porque sabia que para governar com excelência ao seu povo, tinha de ter sabedoria do Alto. Ele já demonstrava uma grandiosa sabedoria ao orar dessa maneira ao Senhor. Ele já trazia em si o gérmen dessa sabedoria e Deus então, como que potencializou o que Salomão já possuía. Digamos que ele possuía sabedoria no nível ordinário e Deus lhe concedeu em um nível extraordinário a sabedoria para que fosse o grande rei que realmente se tornou.

As igrejas cristãs hoje sofrem com o materialismo que impiedosamente se lança sobre seus pastores e membros, esse é um valor mundano, algo que deveria ser considerado desprezível pelos discípulos de Cristo. Paulo escreve: “Porque o amor ao dinheiro é a raiz de toda espécie de males, e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores” (1Tm 6.10).

A famigerada Teologia da Prosperidade dá o tom no tocante a esse mal. Ela embota os sentidos espirituais dos cristãos quando afirma que o crente não pode ser pobre porque ele é filho do Rei, o Rei é rico portanto seus filhos devem desfrutar de riquezas igualmente e também eles são cabeça e não cauda, sempre devem estar por cima e não por baixo, devem gozar de excelente saúde continuamente. Devem andar com a melhor roupa, carro do ano e dinheiro, muito dinheiro.

Não foi isso decididamente que Salomão orou pedindo a Deus. Ele pediu sabedoria e conhecimento. Essa sabedoria que ele pediu tinha a característica de ser eminentemente prática e não teórica. Segundo o Novo Dicionário da Bíblia (Ed. Vida Nova), sabedoria é a arte de ser bem sucedido, de formar o plano correto para alcançar os resultados desejados. O conhecimento referia-se a algo mais interiorizado, subjetivo, consiste na ideia de ser criterioso e de ter percepção íntima. Assim, o pedido de Salomão foi grandemente agradável ao Todo-Poderoso, visto que era Salomão o escolhido pelo Senhor para governar a Israel sucedendo a seu pai Davi e necessitaria dessas virtudes muito mais do que ter um reino poderoso e enriquecido.

Mas Deus em Sua grandiosidade, não só atendeu ao pedido feito como concedeu aquilo que Salomão não lhe pedira, quais sejam, riquezas, bens e honra.

A Igreja de Jesus Cristo da mesma maneira será atendida, creio eu, com muitas riquezas, bens e honra. Porém, notadamente, essas riquezas e bens são de ordem espiritual. Não serão os tesouros passageiros e fugazes desse mundo. Jesus disse que essas riquezas a traça e a ferrugem destroem: “Não ajunteis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem tudo consomem, e onde os ladrões minam e roubam. Mas ajuntai tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam nem roubam (Mt 5.19,20). Assim, a Igreja do Senhor deveria se portar, mas grande parte dela está ansiando pelos tesouros transitórios dessa terra. Muitos alegam que uma igreja rica ou um crente rico contribui para o avanço do Reino de Deus porque haverá recursos para levar a efeito a obra da Igreja no mundo. Mas se esquecem que a obra de Deus nesse mundo não carece de recursos humanos e perecíveis, mas sim do poder de Deus.

O bom do exemplo do rei Salomão em sua oração sensata deve levar-nos a uma profunda reflexão. O que nós como igreja temos pedido a Deus realmente? Será que não é hora de pararmos de orar de maneira infantil e débil e entender que Deus se agrada quando oramos com discernimento? Quando oramos para realmente fazer a vontade d’Ele?

Deus pode não só conceder à Sua Igreja o que lhe falta para completar sua missão, sua incumbência sobre o mundo como também fazer com que seja rica em bens espirituais.

Deus pode fazer com que a Sua Igreja tenha sabedoria e conhecimento tais que aprenda a discenir o que é falado, pregado, escrito ou ensinado com aparência de ortodoxia bíblica, escriturística, mas que contém o fermento do erro e do falso doutrinamento.

A honra da Igreja vem diretamente de seu Senhor. Assim fez o Senhor Jesus ao honrar de maneira linda a igreja de Filadélfia (Ap 3.7-13). Honrou suas obras, sua fidelidade à Palavra de Deus apesar de sua pouca força (v.8).

Portanto, tudo o que a Igreja deve fazer é desprezar com veemência a inclinação para se conformar com os caminhos mundanos. É boa coisa observar os exemplos bíblicos para que então a atitude que Deus requer seja enfatizada para a vida da Igreja, para que seja uma Igreja saudável, biblicamente falando.

Que a verdadeira e legítima Igreja do Senhor possa efetivamente agir dessa forma e assim o Nome do Senhor será glorificado. A Igreja estará sendo cumulada então, se orar com sabedoria como fez o rei Salomão, de muito mais sabedoria, de conhecimento e riquezas espirituais que só ela pode receber e são infinitamente superiores às riquezas mundanas.

Que todos nós, Igreja do Senhor, pensemos sobre isso.

2 comentários:

  1. Muito bom artigo, que bom seria se todos nós tivéssemos a coragem de rejeitar os bens materiais e buscar sabedoria...

    ResponderExcluir
  2. Sim, com isso meu caro, creio que a Igreja do Senhor estaria cumprindo cabalmente a missão para a qual foi chamada que é anunciar as virtudes daquele que nos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz (1Pe 2.9). Que o Senhor conceda sabedoria a mim, a você e a todos nós, fica na Paz do Senhor.

    ResponderExcluir