quinta-feira, 23 de junho de 2011

O Corpo de Cristo, que é a Igreja.........

Hoje, em nossos calendários, está assinalado que é dia de Corpus Christi. Dia do Corpo de Cristo. Mas, em nossa experiência, verificamos que nem todos os cristãos sabem realmente o significado profundo do Corpo de Cristo, ou seja, A IGREJA!

Wayne Grudem no livro Entenda a Fé Cristã (Edições Vida Nova), define o que é a Igreja:

A igreja é a comunidade de todos os verdadeiros crentes de todos os tempos. Isto é, a igreja é constituída de todos os homens e mulheres que foram, são ou ainda serão verdadeiros crentes em Jesus. Quando Paulo escreveu em Efésios 5.25 que "Cristo amou a igreja e a si mesmo entregou-se por ela", ele estava se referindo a todas as pessoas pelas quais Cristo morreu para redimir. Ele não estava pensando somente nas pessoas que estavam vivas depois que Cristo morreu, mas também nas que buscaram em Deus a sua salvação mesmo antes de Cristo vir à terra. Todos os verdadeiros crentes, independentemente do tempo em que viveram, constituem a verdadeira igreja.

Assim, entendemos a Igreja de Jesus em um aspecto que transcende a época presente. Ela abarca todos os que, assim como disse Jesus acerca de Abraão: "Abraão, vosso pai, exultou por ver o meu dia, e viu-o, e alegrou-se" (Jo 8.56), no AT, creram no Messias que havia de vir conforme amplamente profetizado a respeito.

A Igreja de Cristo é sublime. Não se pode ter ideias levianas ou antibíblicas a seu respeito. Acerca disso, são muitos que deturpam em nossos dias o sentido verdadeiro de Igreja conforme o NT. Apesar das muitas profecias sobre o primeiro advento de Cristo, seu nascimento, seu ministério e sua vida imaculada, sua morte e ressurreição, não encontramos uma descrição explícita da Igreja no AT. A gênese da Igreja se dá, efetivamente, após a descida do Espírito Santo no dia de Pentecostes, conforme Atos 2. Outros atribuem o nascimento da Igreja, à aparição do Jesus ressurreto como lemos em João 21.19-23. Mas é mais apropriado nos reportarmos ao dia de Pentecostes em Atos 2 porque ali houve a confirmação do derramamento do Espírito Santo conforme o próprio Pedro proclama em sua poderosa pregação (2.14-21). Quase três mil almas se convertem como consequência e vemos estes convertidos a Cristo reunidos, perseverando na doutrina dos apóstolos, na comunhão, no partir do pão e nas orações (2.42).

Devemos saber o que faz uma igreja ser Igreja (com "I" para entendermos que está em conformidade com a Palavra de Deus). O que faz uma igreja ser Igreja é o fato de que prega corretamente a Bíblia e faz a correta ministração das ordenanças (batismo e ceia). Por pregação, refiro-me ao conteúdo, se realmente proclama "todo o conselho de Deus" (At 20.27). Se há o ensinamento de doutrinas falsas ou se há a omissão da salvação pela fé somente, então não se pode considerar Igreja na plena acepção do que o NT quis dizer.

As ordenanças. Se pararmos para analisar o que muitas ditas igrejas fazem em relação ao batismo e à ceia, veremos que estão fora daquilo que se encontra no NT. Batismo é um meio de se admitir membros na igreja além de um testemunho pessoal do novo discípulo ao mundo. Mas, se faz isso de qualquer maneira, sem um período de exame das convicções do novo convertido, se realmente ele está firme em seu testemunho cristão, não se ensinam doutrinas básicas da fé cristã a ele, de tal forma que, ao descer às águas, ele esteja inteiramente certo do que está fazendo, ele está sendo racionalmente exposto à vida em Cristo e assim tem tudo para ser um bom discípulo de Jesus, sobre este aspecto escrevi o seguinte post, http://observateologia.blogspot.com/2011/01/necessidade-de-prudencia-para-que.html

Em relação à ceia, fico admirado como há ministérios que permitem que esta seja ministrada a quem não fez profissão de fé em Jesus Cristo. Ora, vemos com clareza que esta ordenança deve ser somente para crentes batizados, admitidos portanto à Igreja. Quem participa da ceia demonstra que está relacionando-se de fato com o Corpo de Cristo. Não posso aceitar que incrédulos, pessoas que não creem no Evangelho, "amigos" ou simpatizantes do Evangelho, ou até ateus declarados, em dia de ceia na comunidade cristã, recebam permissão para participarem da ceia do Senhor. A Bíblia demonstra que há uma clara distinção entre crentes e incrédulos (Ml 3.18; 2 Co 6.14-18). Ceia é comunhão entre os que estão em Cristo para recordarem o que o Senhor fez por eles. Algo claramente restrito, portanto.

Ao falarmos da Igreja, devemos também recordar sua missão no mundo. Porque a Igreja está no mundo? Simplesmente pelo fato de Deus ter nos amado, enviado Seu Filho por nós, nos regenerado e salvado da condenação eterna então agora, como comunidade de redimidos, de retirados do mundo, somos enviados a este mesmo mundo, para continuar esta operação resgate iniciada desde quando Adão e Eva pecaram no Éden (Gn 3) e consumando-se em Cristo (Jo 19.30). Até à segunda vinda do Senhor, esta é a missão de que fomos imbuídos conforme a Grande Comissão (Mt 28.18-20; Mc 16.15-18; At 1.8). Lembremos também de que está no âmbito da Igreja no mundo, não só a evangelização como também adoração a Deus, edificação de seus membros e o ministrar misericórdia.

Para o pleno cumprimento desta missão, Jesus, através do Espírito Santo, capacitou os membros de Seu Corpo com poder e outorgou-lhe dons, capacidades. Por isso, o ministério da Igreja continua e continuará até à vinda de Jesus. Nada poderá parar o trabalho da Igreja. Como Jesus mesmo disse: "....edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela" (Mt 16.18b). Estes dons não somente equipam a Igreja para o ministério que tem de cumprir, como sinalizam ao mundo a era do porvir.

A Igreja era a dispensação do mistério oculto em Deus, e agora, por ela, a multiforme sabedoria de Deus torna-se conhecida a principados e potestades (Ef 3.9,10). Paulo também disse: "Para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa e irrepreensível" (Ef 5.27). Entendemos que o Espírito Santo trabalha incessantemente para que a Igreja (e aqui é óbvio, como em tudo o mais, não falamos de uma denominação específica) esteja sendo preparada dia-a-dia para o grande encontro com o Senhor Jesus Cristo nos ares (1 Ts 4.16,17).

Temos esta viva esperança. Vivemos e trabalhamos em prol do Reino de Deus, tendo como foco o breve retorno de Cristo. E temos a santa ambição de que sejamos igrejas saudáveis de Cristo ao redor do mundo. Uma igreja saudável é aquela que se atém explicitamente ao que preconiza o NT. Uma igreja que não se pauta pela agenda humanista, ou pelos pressupostos da pós-modernidade, mas que vive e trabalha segundo o que a Bíblia realmente diz.

Estamos aqui para agradar a Deus. Convém antes obedecê-Lo do que aos homens (At 5.29). Se tentarmos agradar a homens, não seremos servos de Cristo (Gl 1.10). Assim, se formos realmente, igrejas bíblicas, igrejas de Deus, o Corpo de Cristo, o Nome do Senhor será glorificado.

Isto é que realmente importa.

Pensemos nisto.

2 comentários:

  1. "Uma igreja que não se pauta pela agenda humanista, ou pelos pressupostos da pós-modernidade, mas que vive e trabalha segundo o que a Bíblia realmente diz."
    Onde assino?

    Tremendo Cicero, muito bom. Paz querido

    ResponderExcluir
  2. Mas uma vez obrigado por sua presença por aqui, sinto-me honrado, fique na PAZ!

    ResponderExcluir