quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

O que está acontecendo no Egito?

O Egito é o país mais populoso do mundo árabe com mais de 80 milhões de habitantes. Constitui-se também um dos mais pobres porque 40% de sua população vive com menos de dois dólares por dia, população esta que aumentou muito desde 1975 mas os recursos do país são escassos. É um país jovem, 1 egípcio em cada 3, tem menos de 15 anos. Possuem posição estratégica no Oriente Médio, faz fronteira no lado sul de Israel, com o qual mantém um acordo de paz desde 1979, após muitas guerras travadas com o estado judeu. Desde 1981 é governado por Hosni Mubarak, de 82 anos. Por causa do clamor popular na Tunísia que levou à deposição de seu presidente, que estava no poder há 23 anos, manifestantes egípcios se organizaram através de redes sociais como o Twitter e o Facebook e desde o dia 18 de janeiro saem às ruas da capital Cairo e tentam depor o presidente Mubarak.

O povo anseia por reformas que possam proporcionar-lhes melhores condições de vida. Mubarak possui um patrimônio pessoal avaliado em muitos bilhões de dólares que amealhou nestes 30 anos no poder. Estas manifestações foram inicialmente organizadas pelo Movimento 6 de Abril por meio da internet. Este grupo, surgido no Facebook, aumentou sua influência como movimento político em 2008. Os cidadãos egípcios saíram às ruas em protesto contra a corrupção, aumento de preços e o desemprego. Todos se uniram contra o regime, jovens e velhos, ricos e pobres, seculares e religiosos. Mas não há ainda um líder ou um grupo que coordene todo este movimento popular, pois a oposição a Mubarak é totalmente fragmentada.

A Irmandade Muçulmana é um grupo religioso egípcio que é temido porque almeja implantar no país um regime fundamentalista nos moldes do Irã. Vive na semi-clandestinidade e não possui status de partido político. Existem agremiações políticas seculares mas que são muito pequenas e não têm uma base eleitoral relevante. Desde o início dos protestos no Egito, somente duas organizações se destacaram: o já referido Movimento 6 de Abril e a Associação para a Mudança Nacional, que foi fundada por Mohamed ElBaradei, que foi diretor da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) e ganhador do Prêmio Nobel da Paz. ElBaradei poderá se destacar como liderança que efetivamente organizará e aglutinará a oposição a Hosni Mubarak.

Existe o temor, principalmente em Israel, de que extremistas muçulmanos assumam o poder no Egito e com isso o acordo de paz, em vigor desde 1979, quando Anuar El Sadat era o presidente, possa ser anulado. Se esta previsão se concretizar, o Oriente Médio não será nunca mais como vemos hoje. O relativo equilíbrio entre Israel e seus vizinhos chegará ao fim. Os dois únicos países árabes que reconhecem Israel como estado politicamente organizado são o Egito e a Jordânia. Os outros países vivem em constante beligerância contra o estado judeu.

O Egito é uma nação milenar. É amplamente citada nas páginas das Escrituras. Desde tempos muito remotos, seu território é habitado, principalmente nas margens férteis do Rio Nilo. Deixou um legado de uma civilização com uma sociedade altamente organizada de tal forma que ainda hoje admiramos as imponentes pirâmides, que bem atestam seu passado glorioso. A história e a própria Bíblia demonstram o poderio dos faraós, como também a religião idolátrica do antigo Egito. Foi nesta nação, como tão bem sabemos, que o povo de Israel permaneceu escravo por 400 anos. E dali, Deus levantou seu servo Moisés como libertador para levar seu povo de forma poderosa para a Terra Prometida, derrotando cabalmente a Faraó e seu exército na conhecida passagem pelo Mar Vermelho (Ex 14).

Mas o Senhor pronunciou uma palavra profética para esta milenar nação. Está em Isaías capítulo 19. Ali, dos versos 1 ao 17, vemos de forma clara o julgamento de Deus. E do verso 18 até o 25, anuncia-se a maravilhosa conversão dos egípcios ao Senhor. O verso 22 faz um apropriado resumo destes dois momentos: “Ferirá o Senhor os egípcios, ferirá, mas os curará; converter-se-ão ao Senhor, e ele lhes atenderá as orações e os curará” (ARA).

Com isso, queremos dizer que não está o Senhor alheio ao que se passa nestes dias com esta nação. Não está o Senhor alheio aos acontecimentos. Mas tudo vai se conduzindo conforme seus propósitos eternos. Sim, o juízo do Senhor se abaterá sobre esta nação, assim como outras nações e povos sobre a terra (Is 24.1-23). Mas, ao final, a misericórdia e o amor de Deus, expressos por meio de Seu Filho, Jesus Cristo, finalmente alcançarão aos egípcios no tempo do fim.

Por ora, devemos orar para que haja sempre o testemunho do Evangelho entre o povo do Egito. O Egito na Bíblia simboliza o mundo. Jesus nos chamou do mundo, nos salvou, nos libertou, nos fez novas criaturas e agora, Ele nos envia ao mundo para testemunharmos d’Ele, conforme a vontade do Pai (Jo 17.14-20). Por isso, devemos clamar ao Senhor para que o testemunho dele no Egito (e no mundo, por analogia) seja plenamente expresso.

O que está acontecendo no Egito hoje, bem pode significar um incremento no trabalho dos servos de Deus que ali já se encontram anunciando o Evangelho e outros que para lá o Senhor possa enviar. Olhemos para os acontecimentos com o olhar de fé, com uma visão espiritual adequada, vendo aquela imensa multidão que clama por libertação do jugo de um governo que está a três décadas no poder, como o clamor na verdade de oprimidos espirituais, porque o que aquele povo, pelos quais o Senhor Jesus entregou Sua vida no fundo precisa e anseia é de libertação do jugo e dos laços daquele que hoje os mantém cativos e oprimidos, Satanás e seus demônios (Ef 2.1-3).

Pense sobre isso e oremos todos pela paz no Egito e pela pregação do Evangelho de forma livre e desimpedida. Amém!

2 comentários:

  1. Dez! Muito bom seu artigo Cicero, é isso mesmo, bem sabemos que ali se encontra servos do Senhor, oremos para que eles alcancem libertação não só do jugo do governo, mas do diabo. Mano perfeito seu texto, ainda não escrevi nada sobre o assunto. Creio que esta semana ainda escreverei alguma coisa. Muito bom viu?? paz e bjs!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado minha querida Rô, muito me honra o seu comentário, tenho certeza que vc vai escrever um texto muito melhor que o meu.....Deus a abençoe!

    ResponderExcluir