segunda-feira, 1 de novembro de 2010

The day after in Brazil

Como será acordar pela manhã sabendo que, o que ardentemente desejou que não se realizasse no dia anterior, justamente agora se concretizou? Quais seriam nossas reações? Como ficaria nosso ânimo? Quais as expectativas relacionadas ao fato indesejado? E o que fazer doravante dentro da nova realidade não-desejada?

Creio que isto é o que perpassa as mentes e corações de todos os que neste país não votaram em Dilma Rousseff. Amanhecemos neste primeiro de novembro, creio, meditativos em relação à sua vitória sobre José Serra. Dilma conseguiu superar toda oposição em torno de seu nome. Inclusive dentro do próprio PT. Rejeição talvez pelo fato de ser uma mulher (e isto é preconceito), de nunca ter participado de uma eleição (igualmente, um outro preconceito), de ter sido em seu passado uma terrorista (a meu ver, mais outro preconceito, porque as pessoas podem mudar). Pessoalmente não votei nela (e em Serra também não) porque, como crente em Jesus Cristo, como um cristão comprometido com os valores do Reino de Deus, não poderia dar o meu voto para candidatos que fossem a favor da união civil dos homossexuais e igualmente pela descriminalização do aborto (muito embora no segundo turno ela tenha mudado de opinião em relação a este último tema, por causa do voto dos evangélicos e sabemos que isto configurou uma conveniência e não uma decisão movida por convicção pessoal).

Dilma Rousseff é a presidente eleita do Brasil. Ponto. A primeira mulher no país a ser eleita presidente da República. Isto agora é fato. Vamos reconhecer e nos adequar a esta nova realidade.

É inegável meus amigos os progressos alavancados pelo PT nos oito anos de governo Lula. O Bolsa-Família, o Luz Para Todos, o Programa Minha Casa, Minha Vida, o Programa Universidade Para Todos (minha filha mais velha é bolsista deste programa e cursa Administração de Empresas), as obras de saneamento e drenagem do PAC, realmente impactaram a vida da população e resultaram também no fortalecimento do mercado interno além da estabilidade econômica. Não sou insensato para não reconhecer este conjunto de políticas públicas, principalmente para os mais despossuídos, os mais necessitados. Sem querer deter-me nos aspectos negativos do governo petista, concernente à corrupção por exemplo, devo sim reconhecer as contribuições positivas deste governo para o nosso país.

Dilma certamente dará continuidade aquilo que deu certo no governo Lula. O que ela fará de iniciativa pessoal? Ainda é um tanto incógnito. Não se consegue ainda vislumbrar no horizonte. Até porque, e isto vejo de forma negativa contra ela, alterou seu discurso no tocante ao aborto. Esta conveniência, como já nos reportamos, é algo que deixa a todos nós cristãos apreensivos. Ela declarou publicamente também que é contra a alguns dos postulados do PNDH-3, como a censura à imprensa. Aliás, o perfil que demonstrou na campanha é de que seguirá os postulados da democracia social e não se curvará ao anacronismo marxista radical que é minoritário no PT. Porém, será que ela conseguirá conter, como Lula conseguiu, o ímpeto dos radicais que desejam uma ruptura revolucionária com a democracia, a economia de mercado, a liberdade de expressão? É notório que o Brasil é detentor de instituições democráticas saudáveis. Se Dilma permanecer nos trilhos destas instituições, terá toda a chance de fazer um bom governo.

Reitero que sou um cristão comprometido inteiramente com a Bíblia, a eterna Palavra de Deus. Portanto, em obediência a essa Palavra, posto que expressão exata da vontade de Deus, deverei orar pela nossa presidente. Deverei interceder por ela mesmo que defenda práticas contrárias à vontade divina. Devo crer no que diz Pv 21.1: “Como ribeiros de águas assim é o coração do rei na mão do Senhor, que o inclina a todo o seu querer.”

A campanha eleitoral passou. Hoje é o dia seguinte, o dia que se segue a tudo o que foi falado sobre Dilma, inclusive da parte deste escriba. Se cometi injustiça, lamento e peço perdão ao Senhor. Permanece porém o senso crítico. Um saudável discernimento mediado pela Palavra de Deus, é o que deve nos ponderar sempre. Lembremo-nos irmãos sempre o respeito de devemos às autoridades constituídas. Não sejamos maldizentes. Veja o que aprendemos sobre isso com o apóstolo Paulo em Atos 23.4,5.

Lembremo-nos sempre de que fomos chamados para abençoar e não amaldiçoar. Acredito que muito o que foi falado sobre Dilma Rousseff na campanha presidencial era verdade. Mas também houveram sem dúvida alguma muitos comentários maliciosos e irresponsáveis. Devemos vigiar e devemos orar para que, como cristãos, não incorramos nestes erros, que na verdade são pecado diante do Senhor. Estas coisas não nos convém.

Agora temos de dar um voto de confiança para a nossa nova mandatária. E veremos então, a partir de primeiro de janeiro de 2011, se tudo o que foi falado de mal a respeito dela era realmente verdade, ou, se todos nós fomos vítimas e reféns de uma central de boatos instalada para realmente denegrir a imagem da candidata do PT e do presidente Lula.

Quero recordar de duas passagens bíblicas fundamentais para entendermos este novo momento em que vivemos. Paulo aos Romanos 13.1 a 7, e 1 Timóteo 2.1,2 que transcrevo na íntegra: “Antes de tudo, exorto que se façam súplicas, orações, intercessões e ações de graças por todos os homens, pelos reis e por todos os que exercem autoridade, para que tenhamos uma vida tranquila e serena, em toda piedade e honestidade.” Vamos orar. Exerçamos nosso sacerdócio intercessório. Creiamos na intervenção divina de que Ele é soberanamente poderoso para intervir e fazer com que leis ímpias e anti-vida como o aborto sejam aprovadas (Dilma governará com a maioria dos parlamentares no Congresso a seu favor).

Você tanto como eu somos sal da terra e luz do mundo como Jesus Cristo disse (Mt 5.13,14). Podemos influenciar sim a vida deste país não só em nosso sacerdócio intercessório, como também vivendo de acordo com as ordenanças do Evangelho. Cumpramos adequadamente a nossa missão para o qual Deus nos chama, enquanto filhos d’Ele e súditos de Seu Reino. Resplandeça plenamente nossa luz diante dos homens. Oremos pela paz e pelo ordenamento democrático no Brasil. Oremos também para que não hajam retrocessos nesta democracia e nem extremismos de qualquer tipo. Oremos para que Dilma Rousseff, nossa presidente, faça um governo justo, democrático e equilibrado. Eu creio que isto é possível. Porque Deus é Soberano e porque nós, o Seu povo, poderemos nos colocar na brecha a favor desta terra. Você crê nisto?

A Igreja precisa continuar sua missão de anunciar o Evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo. É a única mensagem que salva o homem, transformando sua vida plenamente. Que tenhamos paz em nossa nação portanto, para cumprirmos cabalmente o ide de Jesus. Oremos pelo novo governo desta terra de Santa Cruz enquanto anunciamos o Evangelho que salva pela fé n’Aquele que foi morto por todos nós em uma rude cruz.

Cristão e brasileiro, pense nisto!

12 comentários:

  1. Concordo plenamente com você. Enquanto era possível tomar uma atitude para mudar os caminhos das eleições, nos tomamos, agora orar e abençoar.
    Um grande abraço

    ResponderExcluir
  2. Para isso que fomos chamados. Um abraço. Obrigado pelo seu comentário.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns por sua reflexão séria e responsável. Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Jair, fico feliz que tenha gostado, uma honra ter seu comentário. Grande abraço, fique na Paz!

    Cicero Ramos

    ResponderExcluir
  5. Na minha opinião,anular o voto é uma atitude covarde; é ficar em cima do muro e ver o "circo pegar fogo"; é lavar as mãos como fez pilatos; é fingir uma ideologia morta. E no caso o crente que nega-se a votar por quaisquer candidato que são ímpios, ou aprovam homossexualismo, aborto e etc, está sendo hipócrita e não cumpridor do seu dever patriota. Se a pessoa assim decidir fazê-lo, deve-se calar e comer o próprio orgulho. Concordo plenamente em dar um voto de confiança à nova mandatária, pois acredito que tudo acontece porque Deus permite, por razões as quais não entendemos, mas aceitamos e apoiamos veramente. Tenho orgulho de ser brasileira, de ter votado e feito valer a minha voz.

    ResponderExcluir
  6. Rosane, discordo totalmente de você. Votar nulo É uma opção como qualquer outra. Não é lavar as mãos. Não é ver o circo pegar fogo. É um voto de protesto. Por não concordar com as opções em voga. Não sou hipócrita. Vc foi muito mal intencionada em sua opinião. Leia as outras postagens aqui neste blog e entenderá (eu espero que sim) minha posição. Não sou orgulhoso. Espero que vc tenha mais respeito com quem tenha sua própria opção e pensamento. Se vc é cristã deve rever sua forma de vivenciar a fé. Vc é agressiva com as pessoas que pensam diferente. Jesus não era assim. Ele respeitava as pessoas. E as amava.

    ResponderExcluir
  7. Caro senhor, desculpa-me o meu tom irreverente e até mesmo revoltado, mas tenho visto muitas pessoas fugindo da responsabilidade de votar. O que escrevi anteriormente é o que realmente penso, tenho o direito de pensar assim e manifestar o mesmo. Acredito que da forma que escrevi, o leitor pode interpretar desrespeito, por isso peço perdão, quis somente usar a abertura que aqui se tem de expressar-se. Não sou evangélica, mas respeito os mesmos. Se o senhor preferir pode apagar meu comentário. Gostava de ler esse blog, foi a primeira vez que comentei, fui muito infeliz. Boa noite. Rosane

    ResponderExcluir
  8. Vamos continuar de olho daqui pra frente, pois como diz o Robertão: Daqui pra frente tudo vai ser diferente, rs rs pois o povo de Deus aprendeu a ter consciência Política graças a Deus, esta acordando e aprendendo que não é só cidadão do céu, mas da terra também e que precisamos de votar, e ter mais participação na sociedade, para que tenhamos dias de paz.
    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Somos tão rigorosos quando falamos dos politicos. Dizemos que todos são corruptos, que são "farinha do mesmo saco". Se formos analisar com o mesmo rigor a nossa vida espiritual, acho que vamos encontrar corrupção. Encontraremos preguiça, disânimo com a obra de Deus, falta de leitura da Bíblia, negligência. Analizando ainda com esse rigor, encontraremos em nossa vida desrespeito com o próximo, falta de caráter, infidelidade. Falamos mal do emprego, do vizinho, da esposa(o). Que sejamos regorosos ao analisarmos nossa vida como um todo antes de sermos rigorosos com todos.

    ResponderExcluir
  10. Rosane e o que eu fiz foi certificar a você de que não me eximi de minha responsabilidade quando votei nulo. Votei em Lula para presidente. Votei em Fernando Henrique para presidente. Votei em Collor de Melo para presidente. Portanto, tenho participado ativamente nestes anos todos do "meu dever patriota" como vc disse no comentário anterior. E é claro que vc tem o direito de pensar e manifestar seu pensamento. E eu também. E todos nós. Claro que vc está perdoada Rosane, e me alegro sobremaneira que este blog é seu ponto de parada para alguma reflexão. Por favor, continue. Nem pensar em retirar seu comentário. Mesmo como está é bem vindo, acredite. Se vc tiver perfil no Facebook gostaria de adicioná-la como minha amiga, é possível? Vc pode me encontrar ali como Cicero Ramos. Não quero sua inimizade. Respeito você. Um abraço, fique na Paz!

    Cicero Ramos

    ResponderExcluir
  11. É verdade Rô, aos poucos a consciência política vai acordando em muitos nesta nação, um bjo para ti também!

    ResponderExcluir
  12. Rodirlei, não é adequado a um cristão falar que todos os políticos são farinha do mesmo saco. Acredito que não falei assim nesta postagem, se bem me lembro. De fato, devemos tirar a trave de nosso olho antes de tentar tirar o argueiro no olho de nosso semelhante, como disse o Senhor Jesus. E também é verdade que devemos ser rigorosos conosco mesmos antes de assim fazer com os outros. Que Deus te abençoe muito irmão, fica na Paz (passa lá no Face e veja as sugestões de livros e filmes que postei).

    ResponderExcluir