segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Igrejas para todas as pessoas

Alegra o meu coração e creio que muito mais o coração de nosso Deus, quando sabemos que em algum lugar no Brasil ou no mundo, mais uma igreja cristã foi inaugurada. Quer seja um templo, construído de forma que seus frequentadores estejam bem instalados, ou na sala de alguma residência, alegro-me de qualquer maneira. Todavia, o que gostaria de saber é se as referidas igrejas possuem saúde bíblica e espiritual.

Isto porque, abrir um novo trabalho, principalmente aqui em nosso país, é muito fácil. Não existem empecilhos nem trâmites burocráticos que impeçam um grupo de pessoas registrar uma nova comunidade e em seguida marcar o dia da inauguração. Esta é a parte fácil. O difícil amados irmãos, é se a igreja é de fato uma igreja bíblica. Não estou preocupado se pentecostal ou tradicional. O que desejo saber é se a tal nova congregação de discípulos de Cristo é uma igreja saudável. Mas, qual o diferencial ou diferenciais que fazem com que uma seja mais bíblica e saudável do que outra?

Acredito que não se pode continuar mais nos dias em que ora vivemos, enfatizar a religiosidade cristã. Um líder ou uma liderança chamada por Deus, deverá entender que uma experiência de uma verdadeira espiritualidade é o que deverá predominar em seu ministério. Pessoas que serão alcançadas pelo Evangelho de Jesus Cristo, deverão crescer à semelhança d’Ele. E sem as amarras institucionais e/ou de religiosidade.

Mark Dever, notável pastor batista norte americano, falou sobre as nove marcas de uma igreja saudável. Vamos a elas: 1) Pregação expositiva; 2) Teologia bíblica; 3) Uma compreensão bíblica quanto às Boas-Novas; 4) Uma compreensão bíblica quanto à conversão; 5) Uma compreensão bíblica quanto à evangelização; 6) Uma compreensão bíblica quanto à membresia da Igreja; 7) Uma disciplina eclesiástica bíblica; 8) Cuidado em promover o discipulado cristão e o crescimento; 9) Liderança bíblica na Igreja. Para maiores detalhes acesse o link http://www.bomcaminho.com/index9Marks.asp

Poderão haver outras marcas destacadas por notáveis servos de Deus, mas creio que estas encerram em seu bojo tudo o que uma igreja cristã deveria ter como distintivos para que sua missão nesta sociedade pós-moderna fosse levada a efeito com a graça de Deus. Muito do que hoje se diz “igreja cristã” na verdade carrega um cabedal de tradições puramente humanas e que pouco espaço deixa para que os crentes de fato experimentem a alegria de uma igreja legitimamente neotestamentária. Paulo combateu isto desde cedo em seu ministério. Na epístola aos Gálatas combateu os judaizantes, porque queriam que o Cristianismo se tornasse apenas um braço da fé judaica entre os gentios. Paulo disse que sim, o Evangelho era também para os gentios, mas que não era obrigado a guardar as tradições próprias do Judaísmo. A Palavra de Deus e o Evangelho eram sempre exaltados à mais alta posição pelo apóstolo do gentios (Gl 2.1-21).

Uma igreja cristã firmemente bíblica, será consequentemente saudável. E poderá manter esta postura em qualquer cultura em que esteja inserida. Aliás, o poder de penetração do Evangelho e o alcance de sua benéfica influência cairão por terra quando os líderes trocam o que é bíblico pelo que é cultural, no afã de com isto alcançarem mais almas. Algum resultado até pode aparecer, mais carecerá de profundidade e firmeza naqueles que tenham se “convertido” a Cristo. O Pacto de Lausanne, ao discorrer sobre a cultura, deixa claro que toda cultura humana tem um tríplice aspecto: divino, humano e demoníaco. Temo em dizer que, por falta de discernimento de muitas lideranças e igrejas, o que é puramente humano e pior, demoníaco, está sendo aceito na prática diuturna das igrejas ao redor do mundo.

Penso que este quadro pode ser mudado. Mas não em todos os casos. Alguns ministérios já foram tão longe em sua busca do irrelevante, embora pensem que estão sendo relevantes à causa do Reino de Deus, que um retorno é extremamente difícil. Outros porém, principalmente as novas igrejas que surgem, lideradas por homens comprometidos de fato com o que é bíblico e não cultural, haverão de alcançar muitas vidas porque optaram, pela direção do Espírito Santo, em conservar-se no reto caminho proposto na Bíblia para a Igreja. Cabem aqui os conselhos sábios do já veterano apóstolo Paulo a seu filho na fé e jovem pastor, Timóteo, leiamos: Conjuro-te, pois, diante de Deus, e do Senhor Jesus Cristo, que há de julgar os vivos e os mortos, na sua vinda e no seu reino, que pregues a palavra, instes a tempo e fora de tempo, redarguas, repreendas, exortes, com toda a longanimidade e doutrina. Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências. E desviarão os ouvidos da verdade, voltando às fábulas” (2 Tm 4.1-4).

Infelizmente nesta cultura de irrelevância que vivemos, nesta cultura de supérfluos e descartáveis, o Evangelho autêntico vai sendo deixado de lado e substituído por uma versão aparentemente mais apetecível aos paladares modernos, mas que vai mantendo o homem distante da vida abundante prometida por Jesus.

Que o autêntico Evangelho seja proclamado. Para que igrejas genuinamente bíblicas estejam no seio da sociedade dos homens. Poder ser até que esta igreja seja alvo de perseguição. Mas será uma igreja gloriosa, porque honra o seu Senhor por causa de sua fidelidade. Jesus prometeu muitos galardões às igrejas fiéis, vide as sete cartas às igrejas no Apocalipse (caps. 2 e 3). Somente igrejas desta estirpe serão contadas como vencedoras e receberão o “vinde benditos de meu Pai” da parte do Senhor Jesus. Somente igrejas deste quilate é que realmente estarão habilitadas para estar entre todos os povos e também naquele grande dia, conforme está escrito em Ap 7.9 ser contados dentre todas as nações, tribos, povos e línguas.

Pense nisto e contribua para que sua igreja ou algum futuro projeto de plantação de uma nova ecclesia carregue as marcas da biblicidade e da saúde. Deus abençoe a todos.

4 comentários:

  1. Olá meu irmão Cícero.
    Quanto ao seu artigo 'igrejas para todos' tenho algo a comentar.
    Muitos dizem que em tudo existe dois lados, como em uma moeda não é!? Isso tem acontecido em nosso meio evangélico quanto ao crescimento exacerbado de denominações ao ponto de nos trazer sérios escandalos. A cada dia surgem igrejas para todos os gostos, e isso literalmente.Muitos estão se valendo de meios errados para arrebanhar um grupo em torno de ideologias ante-testamentarias.
    Bom seria se o crescimento evangélicos em nosso Brasil estivesse acontecendo de forma saudável, mas a tremo ao dizer que não tem sido assim.
    Que Deus tenha misericórdia de muitos que se valem da democracia Brasileira para prejudicar o Reino de Deus.

    ex toto corde

    ResponderExcluir
  2. Concordo plenamente meu caro irmão que tem o privilégio de também ostentar este nosso bonito nome. São muitos que assim fazem. Mas para mim, para você e para tantos que assim quiserem, podem lançar mão do manual por excelência para igrejas saudáveis, a Bíblia Sagrada. Obrigado por seu comentário que muito nos honra.

    Cicero Ramos

    ResponderExcluir
  3. Que bençao Deus é fiel para conosco sempre ja estou te seguindo agora voce tambem pode me seguir http://www.gracisepereirasantos.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Vou acessar o seu blog Gracise, obrigado pelo apoio Deus te abençoe muitíssimo

    ResponderExcluir