sábado, 24 de abril de 2010

Porque é tão importante a correta exegese bíblica

Nestes dias de visíveis abusos contra a Palavra revelada de Deus, de distorções das mais variadas formas, tanto de igrejas pentecostais ou históricas, neopentecontais ou fundamentalistas (não aceito o que dizem por aí, de que as distorções de interpretação somente se dão em ambiente neopentecostal, por exemplo), será que não é possível um estudo sério, adequado e abalizado, onde o estudante do texto sagrado saiba a correta interpretação do texto que está examinando, sabendo com acuracidade sua significação?

Sim, é possível. Se assim não fosse, Jesus não teria dito aos Seus discípulos de que o Consolador, o Espírito Santo viria e os ensinaria (Jo 14.26; 1 Jo 2.27) e guiaria em toda a verdade (16.13). Desta forma, temos a certeza de que é interesse vital do Senhor Deus de que saibamos exatamente Sua vontade, Seus propósitos, porque não saberemos plenamente se interpretamos de forma errônea o que Ele disse.

O apóstolo Pedro chegou a mencionar de que nas cartas do apóstolo Paulo, haviam coisas difíceis de entender (2 Pe 3.15,16) e que os indoutos e inconstantes torciam bem como também as demais Escrituras, para sua própria perdição. Portanto, já naquela época, haviam aqueles que interpretavam de forma errada a Bíblia e acontecia com eles o que Jesus disse em relação aos saduceus em Mt 22.29: Jesus, porém, respondendo, disse-lhes: Errais, não conhecendo as Escrituras, nem o poder de Deus.” A distorção das Escrituras não partirá jamais de Seu Autor, mas, além das limitações humanas, além da natureza pecaminosa do homem, existe um ser que se deleita em distorcer o sentido real das Escrituras, Satanás, vemos isso na tentação de Jesus, onde procurou distorcer a aplicação do Salmo 91 versos 11 e 12 e também ao tentar Eva, induzindo-a acreditar que seriam imortais (Gn 3.4 – note que Eva no verso 3 facilitou grandemente o trabalho da serpente ao dizer o que Deus não havia falado, de que além de não comer, não deveriam tocar no fruto da árvore, Deus não disse isso), também fez com que Eva acreditasse de que seriam como Deus, conhecendo todas as coisas como Deus conhece.

É algo que se mostrou letal para a humanidade, a interpretação errônea das palavras divinas. E continua trazendo seus efeitos deletérios hoje, quando nós, redimidos pelo sangue do Cordeiro e constituintes de Seu Corpo, a Igreja, estamos miseravelmente falhando na exegese do texto bíblico, trazendo muita confusão e servindo de empecilho ao crescimento e avanço do Reino de Deus na terra. A Bíblia em várias passagens, categoricamente fala sobre o fator sobremaneira fundamental que é interpretar corretamente o que está escrito. Passagens como Dt 4.2: Não acrescentareis à palavra que vos mando, nem diminuireis dela, para que guardeis os mandamentos do Senhor vosso Deus, que eu vos mando.” Introjetar meus próprios pensamentos ao texto santo, a chamada eisegese, ou removendo o que Deus falou, é pecado. Também em Dt 12.32: Tudo o que eu te ordeno, observarás para fazer; nada lhe acrescentarás nem diminuirás.” Uma outra passagem significativa está em Pv 30.6: Nada acrescentes às suas palavras, para que não te repreenda e sejas achado mentiroso.” Creio que muitos estão nesta condição de mentirosos diante de Deus porque acrescentam sem nenhum pudor à Sua Palavra revelada, o que Ele absolutamente não falou.

Esta é uma questão de vida ou morte de fato porque a última passagem que gostaríamos de discorrer está em Ap 22.18,19: Porque eu testifico a todo aquele que ouvir as palavras da profecia deste livro que, se alguém lhes acrescentar alguma coisa, Deus fará vir sobre ele as pragas que estão escritas neste livro; E, se alguém tirar quaisquer palavras do livro desta profecia, Deus tirará a sua parte do livro da vida, e da cidade santa, e das coisas que estão escritas neste livro.” São as palavras santas e solenes de Jesus Cristo glorificado. Refere-se Ele primariamente ao próprio livro de Apocalipse, mas que por extensão, pode ser aplicado igualmente a toda Bíblia, revelação de Deus para o homem, assim como o próprio livro de Apocalipse – gr. apokalupsis “revelação”.

Conforme Roy B. Zuck, a correta interpretação é importante porque: 1) É essencial para a compreensão e para o ensino correto da Bíblia; 2) Porque a interpretação bíblica é uma etapa essencial que sucede à observação; 3) Porque a interpretação da Bíblia é essencial para a sua aplicação correta. Mesmo em vista disto, o autor não nega o fato de que realmente constitui-se um desafio fazermos uma correta interpretação bíblica por causa de alguns abismos, são eles: do tempo (cronológico), do espaço (geográfico), dos costumes (cultural), do idioma (linguístico), da escrita (literário), espiritual (sobrenatural). O espaço não permite uma maior explanação de cada um desses fatores, mas é inegável o fato de que há passagens da Bíblia que são simples e fáceis de se entender, porém outras em que há grande dificulade de entendimento.

Sendo a exegese a compreensão do texto bíblico em seu sentido dentro de seu contexto histórico e literário, podem de fato ocorrer dificuldades e até distorções. Mas o que chamo atenção nesta breve admoestação é sobre a grande quantidade de chamados cristãos que, se intencionalmente ou não, Deus o sabe, interpretam a seu bel-prazer as Sagradas Escrituras do AT e NT e com isso prestam um desserviço ao Evangelho.

Oportunamente poderemos voltar a abordar assunto de tão grande interesse, mas gostaria que você amado leitor, pudesse realmente atentar para o que acabou de ler, porque mesmo com passagens de difícil interpretação, deveremos ter grande zelo em consevar as sãs palavras reveladas a nós. Sejamos todos prudentes portanto, no trato com o texto sagrado.

Por favor, pense nisto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário