segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Devemos votar sim....com consciência!


No ano que vem estaremos votando para o cargo máximo de nossa nação, presidente da República. No quadro que vemos hoje está lentamente começando a delinear-se a apresentação de candidaturas para a disputa do pleito em 03 de outubro de 2010. Tenho verificado em vários blogs uma campanha onde se apresenta a proposta: "Não Reeleja Ninguém - O Único Jeito Democrático de Moralizar e dar Dignidade ao Congresso Brasileiro." É um apelo no sentido de não se votar em nenhum candidato para que continue em sua carreira parlamentar (estaremos também elegendo senadores, deputados federais e governadores).
Isto porque, e é compreensível, os brasileiros estamos todos decepcionados com os vários escândalos na arena política. Já não suportamos mais a corrupção, os desmandos, as negociatas, as jogadas escusas, o ganho "por fora." A cultura política é pródiga em vários casos constatados e comprovados de corrupção de variadas formas e em todas as correntes do espectro político. Sofremos, ficamos sobremodo indignados, exigimos apuração dos fatos, mas alguns destes imbróglios são varridos para baixo do tapete e aumenta mais ainda a nossa decepção com a classe política.
Se você se alinhar ideologicamente com qualquer corrente, ainda que permeado de ideais, verificará na práxis política o infortúnio de constatar que quase todos possuem "telhado de vidro." Sabemos muito bem da imperfeição que nos a todos é peculiar, porém não queremos com isso justificar qualquer jogo de interesses para benefício próprio e que é o que caracteriza muitos de nossos digníssimos parlamentares.
Mesmo ciente destas lamentáveis verdades, não concordo de que devamos boicotar as próximas eleições. Não no sentido de não se votar em ninguém, se esta referida campanha chegar a este extremo. Por que? Porque não acredito que todos os políticos sejam efetiva e declaradamente corruptos. Porque acredito que existem pessoas sérias e éticas. Porque creio na democracia.
Ingênuo? Talvez, mas eu me baseio nos princípios da lei e da ordem para os governos humanos porque isso provém de Deus (Rm 13.1-7; 1Pe 2.13, 14). Foi o Senhor quem instituiu a autoridade do governo humano. O princípio da autoridade e da ordem é condição sine qua non para vivermos ordenadamente em sociedade. O fator corrupção é uma exceção à regra que deve ser tratado com o devido rigor da lei. Deus abomina o ganho indevido e a injustiça dos governantes (Is 5.8; 10.1, 2).
Mas agora, fazermos boicote, sem analisarmos propostas e quem as defende, é faltar com nosso dever e é também uma questão de inteligência. Urge termos discernimento para separarmos o joio do trigo na área política. Jesus disse que o fruto se conhece pela árvore. Devemos exercer plenamente nosso bom senso e ter tirocínio para a análise das propostas dos candidatos. Isto é cidadania. Não aceito aqueles que dizem que está tudo perdido e de que toda a classe política é igualmente corrupta. Porém, devemos sim, e nesse sentido posso concordar com a campanha, identificar as "figurinhas carimbadas" e realmente baní-las da vida pública não votando nelas de forma alguma. Para esses sim, eu também digo FORA!
Como cristão, servo de Deus, penso que necessariamente não seria o caso de, para exercermos nossa cidadania plena, ter de se filiar a algum partido político, por exemplo. Com isso, não digo que o crente tenha de ser apolítico ("política é coisa do diabo" como muitos equivocadamente falam). Não. Mas, a forma mais adequada de exercer esta cidadania é o voto consciente.
Não sejamos imaturos. A política é, segundo Aristóteles, "a Política é a ciência mais suprema, a qual as outras ciências estão subordinadas e da qual todas as demais se servem numa cidade (ou, no país) . A tarefa da Política é investigar qual a melhor forma de governo e instituições capazes de garantir a felicidade coletiva."
Sendo assim, vote consciente. Analise propostas. Esquadrinhe a vida dos candidatos. Observe os frutos. O cristão não deve desejar que haja um caráter de anarquia nas instituições. Isto não glorifica ao Senhor. Porventura não fomos chamados para desejar o bem de todos a exemplo do próprio Deus ( Mt 5.44-48) ?
Não aceite manipulação ou negociatas. Não aceite pastores que indicam este ou aquele candidato. Não sou pastor, se fosse, jamais diria às minhas ovelhas para votar neste ou naquele candidato. Não permitiria que o púlpito de minha congregação se tornasse palanque político, mesmo se o candidato fosse um crente em Jesus. Não seja alienado meu querido irmão, não seja obtuso. Procure exercer sua capacidade de análise e discernimento e vote com consciência.

Comece desde já a pensar nisto, ore a Deus, medite em Sua Palavra e seja sábio.

Fique neste dia com a benção de Deus, é o meu desejo para você.

Nenhum comentário:

Postar um comentário