sábado, 6 de setembro de 2014

O ser humano e sua vocação para inferiorizar o próximo ....

AQUI E ALI lemos, vemos ou ouvimos sobre a atitude de um ser humano que inferioriza e ofende a seu próximo com declarações ofensivas sobre sua cor de pele, condição social ou sobre seu local de origem, seu local de nascimento.

NO BRASIL, um país reconhecidamente multiétnico, isso incrivelmente tem ocorrido. Não se compreende, à primeira vista, porque tais coisas acontecem. Mas o fato é que em nosso cotidiano, há pessoas que inferiorizam, ofendem e até agridem a seus semelhantes por causa de suas convicções racistas.

ESSA VELHA TENDÊNCIA do coração humano é recorrente em todos os povos e nações. Nenhum grupamento humano está livre dessa inclinação maligna que só denuncia a verdade bíblica que diz: "Como está escrito: Não há um justo, nem um sequer. Não há ninguém que entenda; Não há ninguém que busque a Deus. Todos se extraviaram, e juntamente se fizeram inúteis.Não há quem faça o bem, não há nem um só. A sua garganta é um sepulcro aberto; Com as suas línguas tratam enganosamente; Peçonha de áspides está debaixo de seus lábios; Cuja boca está cheia de maldição e amargura. Os seus pés são ligeiros para derramar sangue. Em seus caminhos há destruição e miséria; E não conheceram o caminho da paz. Não há temor de Deus diante de seus olhos" (Rm 3.10-18).

TODOS OS SERES HUMANOS poderão demonstrar preconceitos contra seus semelhantes. Parece que isto é muito comum e é universal. E o racismo é uma forma de preconceito que têm sido a causa da morte de milhões de pessoas. Mas, exatamente, em que consiste esse que é um dos mais odiosos pecados da humanidade?

PODE-SE DEFINIR o racismo como a convicção sobre a superioridade de determinadas raças, com base em diferentes motivações, em especial as características físicas e outros traços do comportamento humano. Consiste em uma atitude depreciativa não baseada em critérios científicos em relação a algum grupo social ou étnico. 

NESSE SENTIDO o Nazismo alemão e o Apartheid na África do Sul marcaram época visto que representaram com sua violência, expurgos e assassinatos, toda a hediondez de suas respectivas ideologias nefandas.

NÃO PODERÍAMOS deixar de mencionar também a  xenofobia que é também um tipo de preconceito, que indica uma repugnância relativa a pessoas estrangeiras, mesmo que elas sejam da mesma raça ou etnia. Ela têm aumentado em nossos dias nos países do continente europeu por grupos intolerantes que usam a violência para tentar manter fora de suas fronteiras todos os estrangeiros. Não somente pessoas ou grupos, mas igualmente governos também podem ser xenófobos.

NÃO É PRECISO ser um especialista para concluir que é altamente questionável o conceito de "raça". Ora, biblicamente falando, a raça humana é uma só (Atos 17.26) além de ter se originado de um único casal, Adão e Eva. As variações existentes entre os seres humanos (cor da pele, tipo de cabelo, cor dos olhos, etc) testemunham na verdade em como o Criador ama a variedade em toda Sua criação e notadamente no ser humano, criado à Sua imagem e semelhança (Gn 1.26).   

EM NOSSO PAÍS é recorrente a atitude racista. São grupos da cidade de São Paulo que repudiam fortemente os nordestinos que para esta cidade migram visando ter uma vida melhor, por exemplo.  São torcidas de times de futebol que xingam aos jogadores do time adversário com termos racistas. São vendedores e gerentes de lojas negando atendimento a afrodescendentes ou pessoas de aparência humilde ou com problemas físicos. São policiais ou autoridades outras que veem as pessoas de pele negra como bandidos em potencial. Enfim, são várias as facetas do problema racial no Brasil.

E NA IGREJA SERÁ que ocorrem essas coisas? Os crentes em Jesus Cristo não devem ser ingênuos em achar de que no âmbito do Corpo de Cristo a atitude de inferiorização do outro, ou o racismo puro e simples não ocorra. Desnecessário comentar profundamente sobre isso mas fiquemos somente com a palavra do apóstolo Tiago que diz: "Mas, se fazeis acepção de pessoas, cometeis pecado, e sois redargüidos pela lei como transgressores" (Tg 2.9). A Nova Versão Internacional verteu o versículo 1 deste mesmo capítulo da epístola de Tiago da seguinte maneira: "Meus irmãos, como crentes em nosso glorioso Senhor Jesus Cristo, não façam diferença entre as pessoas, tratando-as com favoritismo." Portanto, a Bíblia condena toda e qualquer diferenciação entre pessoas e repudia quem faça acepção do próximo por causa de questões como a cor da pele, condição física, intelectual ou social.

NESSE ÍNTERIM muitos querem incluir os homossexuais. O cristão também não rejeitará o homossexual, mas isto não significa de que está implicitamente aceitando sua conduta, seu modo de viver pecaminoso. Nenhum ser humano deve ser objeto de preconceitos. Mas todo ser humano deve ser confrontado com a verdade do Evangelho que determina que o pecador se converta, que deixe seu mau caminho, que repudie suas más obras, que aceite o fato de que está separado de Deus, portanto, numa situação desesperadora e que deve crer na mensagem das Escrituras que desde seus primórdios, aponta para a miséria e alienação do ser humano em relação a si mesmo, em relação a Deus e ao seu próximo.

JESUS CRISTO jamais rejeitou a alguém. Ele veio para resgatar o homem perdido (Lc 19.10). O crente deve ter isto bem definido em sua mentalidade e cuidar para não ser tomado pelo espírito dessa época que influencia a cultivarmos preconceitos. Por outro lado, de forma ambígua e paradoxal, o espírito de nosso tempo leva-nos a uma direção oposta quando diz para não sermos preconceituosos e com isso tenta nos influenciar a aceitarmos como algo normal, o aborto, a prostituição, o homossexualismo, o lesbianismo, a pedofilia, o uso de drogas ou qualquer outra coisa que Deus condene em Sua Palavra.

VALE AQUI o conselho de sempre: pense muito bem sobre tudo isto que você acabou de ler e imite a Cristo em sua postura de amor para com os semelhantes. Que Deus o abençoe!

6 comentários:

  1. Ótima postagem.
    E muito coerente o parênteses que faz com relação ao homossexualismo.
    Parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário e as observações. Que a graça e o amor do Senhor inunde a todos nós, meu bom amigo. Paz!

      Excluir
  2. Como sempre, muito bom, Cícero. Que Deus continue te inspirando e te abençoando, meu irmão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E minha maior felicidade é saber que esse texto possa ter lhe edificado de alguma forma. Que Deus te abençoe, amiga!

      Excluir
  3. Se sempre buscarmos ser imitadores de Cristo com certeza certos erros na vida deixaremos de cometer, se seremos mais felizes conosco e com o proximo

    ResponderExcluir
  4. Sendo sempre imitadores de Cristo, estaremos sujeitos a errar, mas a verdadeira felicidade é permanecer nEle. Que Deus lhe abençoe.

    ResponderExcluir