domingo, 26 de janeiro de 2014

Cuidados no crescimento em Cristo neste tempo de engano

GOSTARIA DE INICIAR esta primeira reflexão de 2014 falando sobre a importância crucial que é para todo cristão sobre seu crescimento e formação espiritual. Existe uma necessidade hoje, como nunca antes nestes dois mil anos de história da Igreja cristã, de adquirirmos conhecimento sobre a Pessoa bendita de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. E ressaltando que conhecer a Cristo equivale, por extensão, conhecer as Escrituras, pois Jesus é o Verbo Eterno de Deus que se fez carne (Jo 1.1,2,14). 


O APÓSTOLO PEDRO solenemente nos adverte em sua segunda epístola sobre o engano que seria proporcionado pelos falsos mestres nestes tempos imediatamente anteriores à volta de Jesus Cristo (2Pe 2). Ele descreve com bastante argúcia e precisão sobre aqueles que estariam dentre os servos verdadeiros de Jesus Cristo com o intuito de pregar e praticar um falso evangelho. De igual maneira o apóstolo Paulo vai escrever, repudiando aqueles que pregavam outro evangelho (Gl 1.6-8) bem como adverte acerca dos ventos de doutrinas, astúcias e espertezas de homens que induziam ao erro (Ef 4.14 – NVI).

OBSERVO A MANEIRA como o Espírito Santo cuidou em  inspirar os apóstolos para que a Igreja nos dias de hoje pudesse estar segura por poder ter a possibilidade de trilhar caminhos seguros na fé em Jesus. Que outra maneira poderíamos ter em andar nos gloriosos caminhos de Cristo Jesus se não fosse pela revelação única e insubstituível das Escrituras?

PORTANTO QUERO AQUI denunciar todas as tentativas do inferno e de Satanás de privar os crentes do conhecimento bíblico. De incutir na mente de muitos cristãos a ideia infeliz de que o conhecimento não é necessário. De que conhecimento, cultivo do intelecto, estudo bíblicos e/ou estudos teológicos são irrelevantes. Denuncio esta ideologia como absolutamente falsa e diabólica.

O QUE É RESSALTADO quando se lê a segunda epístola ou carta de Pedro é a ênfase que ele concede a importância do conhecimento. Em torno de 16 vezes aparece a palavra “conhecimento” nos três capítulos desta curta epístola. Desta forma, podemos inferir que, o conhecimento da verdadeira doutrina é fundamental para a saúde espiritual do crente em Jesus. Satanás sabe disso, e procura desacreditar esta verdade, fazendo que se creia que estudar a Bíblia afetará a espiritualidade do cristão e, quando se trata da teologia, o diabo se esmera em caluniar os estudos teológicos, pois ele sabe que uma boa teologia gerará uma igreja cristã forte, firme na fé e marcantemente saudável espiritualmente.

O DESEJO PRIMORDIAL do Senhor é de que o conheçamos de forma crescente. Há um texto em Oséias que diz: “Conheçamos e prossigamos em conhecer ao Senhor” (6.3a). Outro texto que deveríamos considerar é o que está registrado em Jeremias 9.23-24: “Assim diz o Senhor: Não se glorie o sábio na sua sabedoria, nem o forte na sua força, nem o rico nas suas riquezas; mas o que se gloriar, glorie-se nisto: em me conhecer e saber que eu sou o Senhor e faço misericórdia, juízo e justiça na terra; porque destas coisas me agrado, diz o Senhor.”

A TRINDADE ESTÁ PLENAMENTE envolvida em que o crente adquira o conhecimento das coisas espirituais. O Senhor Jesus Cristo em Sua oração sacerdotal, associou o possuir a vida eterna como equivalente a conhecer o Deus verdadeiro (Jo 17.3). O apóstolo Paulo declara em Efésios 4.13 que o Senhor almeja pela unidade de Seu povo, perfeita maturidade e pleno conhecimento do Filho de Deus. No Evangelho de João 14.26 está declarado por Jesus que o Espírito Santo seria enviado no nome dEle, Jesus, para ensinar todas as coisas aos apóstolos e, por extensão, a todos nós nos quais Ele verdadeiramente habita (1Jo 2.20,27; 1Co 3.16).

MAIS UMA VEZ quero denunciar com todas as letras os esquemas diabólicos para afastar a comunidade dos santos da aquisição do conhecimento. Julgam alguns na Igreja, erroneamente, que o devemos fazer enquanto servos que esperam a volta de seu Senhor, é somente cultivarmos a koinonia, a comunhão em grupos pequenos (adianto de que eu sou a favor dos grupos pequenos, principalmente em igrejas com grande número de membros). Para esses, o cultivo da comunhão equivaleria ao conhecimento de Cristo ou das Escrituras, o que não é verdade. E o diabo trabalha de tal forma que inibe em igrejas assim, que enfatizam os grupos pequenos, estudos bíblicos aprofundados e relevantes para que o crente saiba de fato a verdade das Escrituras. Outros aspectos do engano seriam ausência de cultos de genuíno e aprofundado ensino bíblico, ausência de uma escola bíblica (dominical ou não) com um currículo biblicamente relevante e com professores realmente gabaritados (não com professores meramente “esforçados”). Também se nota a tendência hoje no Brasil em muitas comunidades em transformarem o culto em um “show”. Isto ocorre por causa da influência desta mídia de massas e de entretenimento. Ora, se não há a busca do conhecimento bíblico verdadeiro com o conseqüente crescimento e formação espiritual, os crentes hodiernos facilmente serão presas das influências mundanas da mídia que é manipulada por Satanás justamente para fomentar o engano do povo, especialmente o povo de Deus.  

FINALIZO COM AS PALAVRAS de Provérbios: “Bem-aventurado o homem que acha sabedoria e o homem que adquire conhecimento” (3.13). O homem que procede assim é feliz. Tanto a sabedoria como o conhecimento provém de Deus. Mas cabe ao homem buscá-las para por fim, encontrá-las. Ela terá o conhecimento, as informações que a Bíblia fornece porque Deus assim soberanamente revelou ao homem (Dt 29.29) e terá a sabedoria para saber viver em conformidade a este conhecimento adquirido. Sim, pois não falamos aqui de se adquirir o conhecimento pelo conhecimento, como uma finalidade em si mesma. Não terá valor algum nem para Deus nem para os homens. Pois o Senhor também concederá a sabedoria para usar o conhecimento de forma adequada e sensata (Tg 1.5).


ROGO POIS A TI que pense muito bem nisto tudo, para a glória maior do Deus Trino. Amém!

4 comentários:

  1. "Os lábios do justo apascentam a muitos, mas os tolos morrem por falta de entendimento" Provérbios 10:21
    E isso aí, meu irmão! O povo está morrendo espiritualmente e sendo enganado por falta da leitura da Bíblia, a fonte de todo o conhecimento de Deus. Isso é muito sério por isso te agradeço pelo edificante texto e a Deus pela tua vida preciosa. Um beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O desejo de Deus e o nosso também é de que todo o povo de Deus possa conhecê-Lo mais e mais por meio da leitura e estudo das Escrituras. Esta é a maneira primordial de conhecer ao Senhor. Que o Senhor Jesus edifique sua vida Roberta e que você seja um instrumento nas mãos dEle a fim de alcançar outros que não O conhecem. Grande abraço!

      Excluir
  2. Ótima postagem. Realmente o conhecimento bíblico nos "vacina" contra toda sorte de enganos e desvios. Parabéns amigo pela advertência bíblica. Abçs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Magdiel pelo comentário, Deus te abençoe muitíssimo!

      Excluir