terça-feira, 17 de setembro de 2013

Desejando o equilíbrio da Bíblia, somente......

ME VEJO COMO um crente das Escrituras bíblicas. Como alguém apegado ao que a Bíblia diz. Não posso compreender os cristãos que defendem bandeiras com "unhas e dentes" como o calvinismo, arminianismo, pentecostalismo e outros "ismos" sejam eles quais forem. Declaro que sou um cristão evangélico pentecostal, certamente. Mas isso não significa um apego demasiado aos cânones pentecostais. Prefiro antes o bom equilíbrio defendido nas Escrituras. 

DEFENDER DE FORMA virulenta e agressiva seus pontos de vista é algo que não se coaduna com o Espírito de Cristo. Porque nessas ações, via de regra, ferimos ao nosso semelhante. Jesus disse que devemos amar ao próximo como a nós mesmos (Mc 12.31). Também Ele disse que deveríamos aprender a lição da mansidão e da humildade com Ele mesmo (Mt 11.29). O apóstolo Paulo declara de forma indubitável a mansidão de que todos devemos ser possuidores (2Tm 2.24).

TENHO TIDO UMA certa dificuldade com determinadas pessoas que defendem pontos de vista com veemência e agressividade. Eu mesmo, confesso, já fui partícipe desse ato e em mais de uma vez. Mas reflito agora e penso que, a esta altura da vida (beirando os 50 anos), deverei ser tomado de atitudes de tolerância, mas sem que isso venha significar todavia, de que renuncie aos ensinamentos da Palavra eterna de Deus.

JUSTAMENTE AQUI encontra-se o nó górdio da questão toda. Obedecer aos mandamentos de Deus e ser, ao mesmo tempo, paciente, manso e tolerante com a opinião dos alheios. Vejo cristãos tomados de cóleras incompatíveis com seu chamado em Cristo, quando, se preciso for, vão até às últimas consequências para defender seus particulares pontos de vista bíblicos sem considerar de que seu antagonista é tanto ser humano como ele, visto que, nenhum de nós e por razões biblicamente óbvias (uma natureza humana  pecaminosa) deverá estar isento da graça, do amor e da misericórdia de um Pai eterno que vela por todos nós.

NAS REDES SOCIAIS como o Facebook, por exemplo, há cristãos calvinistas, que defendem de uma forma repetitiva, chata, monótona, os pontos de vista soteriológicos de Calvino, dando muitas vezes a entender de que eles estão corretíssimos na questão toda. O mesmo acontece com arminianos, pentecostais, antipentecostais, defensores dos usos e costumes, cristãos judaizantes, defensores de uma única versão bíblica, defensores veementes de todas as versões, enfim, exemplos podem se multiplicar em muitos temas a perder de vista.

QUERO DEIXAR bem claro que, obviamente, todos nós temos nossos pontos de vista particulares sobre variados temas. Mas notemos o seguinte: 1) A Bíblia diz que deveremos ter uma vida transformada pela renovação de nossa mente ou entendimento (Rm 12.2; Ef 4.23); 2) Esta mente, por conseguinte, deverá ser a mente de Cristo (1Co 2.16). Isso posto, significa que deveremos estar apegados à Bíblia para forjar nosso entendimento do mundo, nossa cosmovisão e igualmente das próprias doutrinas bíblicas de uma forma equilibrada, onde deveremos dar o devido valor ao labor teológico. E aqui entra com muita propriedade a Hermenêutica sacra, a fim de que compreendamos as coisas de Deus, comparando Escritura com Escritura tão somente. O apóstolo Pedro declarou que haviam aqueles que distorciam as palavras do apóstolo Paulo eram indoutos e inconstantes (2Pe 3.15,16).

APRENDEMOS COM A HERMENÊUTICA que devemos interpretar a experiência pessoal à luz das Escrituras e não as Escrituras à luz da experiência pessoal. Também aprendemos que a fé salvadora e o Espírito Santo são-nos necessários para compreendermos e interpretarmos bem as Escrituras. Que fique claro que devemos ter posicionamentos o mais estritamente bíblicos possíveis. Mas todos sabemos que isto pode resultar em interpretações divergentes sobre um mesmo assunto. São vários assuntos na Bíblia que podem gerar desconfortos nas relações entre os irmãos do Corpo de Cristo. Mas a Bíblia diz assim: "E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o dia da redenção. Toda a amargura, e ira e cólera, e gritaria, e blasfêmia e toda malícia sejam tiradas dentre vós, antes sede uns para com os outros benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo." (Ef 4.30-32).

NO QUE DEPENDER DE NÓS, deveremos ter paz com todas as pessoas (Rm 12.18). Inclusive e principalmente com nossos irmãos em Cristo. Também em Romanos, Paulo diz-nos assim: "Tens tu fé? Tem-na em ti mesmo diante de Deus. Bem-aventurado aquele que não se condena a sim mesmo naquilo que aprova" (14.22). Já li por muitas vezes (e continuo lendo) no Facebook, irmãos e irmãs em Cristo, defendendo suas opiniões, em alguns casos com agressividade, em outros com sarcasmo e em outras vezes de forma absolutamente desagradável, por serem chatos, devido à insistência em repisar os mesmos temas. Como disse, me envolvi em algumas polêmicas, mas confesso que não me senti bem e em nada me edificou, ao contrário, em alguns casos, fiquei com asco de alguns irmãos, confesso.

NA EPÍSTOLA DE JUDAS está escrito assim: "Amados, procurando eu escrever-vos com toda a diligência acerca da comum salvação, tive por necessidade escrever-vos e exortar-vos a batalhar pela fé que uma vez foi dada aos santos" (3). E no versículo seguinte, Judas diz que o motivo dele escrever assim é porque alguns homens ímpios haviam se infiltrado entre os irmãos, dizendo que após terem se tornado cristãos, poderiam andar da maneira que quisessem, distorcendo assim a graça de Deus em Cristo por meio do Evangelho. Portanto, tornava-se necessário a defesa da fé cristã como autenticamente registrada nas Escrituras a fim de que o Evangelho da graça de Cristo não se tornasse dissoluto, desfigurado, irrelevante, sem poder algum de transformação das vidas e corações.

COMO DISSE ANTERIORMENTE e também no título dessa breve reflexão, é desejável o equilíbrio que a Bíblia preconiza. E é fator de equilíbrio sim quando, sem sermos belicosos, sem tomarmos partidos (vide 1Co 1.12,13; 3.1-6), procuramos "batalhar pela fé" no sentido de fazermos o que está escrito em 2Co 10.3-6, principalmente considerando que não andamos e militamos na "carne", ou seja, não vivemos nossa vida em Cristo segundo os padrões do homem natural, as armas de nossa guerra contra as malignas hostes (que são nossos verdadeiros inimigos) são poderosas de fato, somente no Senhor, armas que derrubam todos os argumentos e pretensões contra o conhecimento de Deus.

O QUE MAIS DESEJO é viver de forma a mais equilibrada e sóbria possível, tendo como meu padrão de conduta as Sagradas Escrituras. Evitarei polêmicas desnecessárias. E se, entretanto, precisar proclamar em alto e bom som (falando ou escrevendo) a verdade do Evangelho (como o apóstolo Paulo mesmo fez ao confrontar o apóstolo Pedro, vide Gl 2,11-21) isto deverá ser feito, note o que Paulo diz: "Por isso exortai-vos uns aos outros, e edificai-vos uns aos outros, como também o fazeis" (1Ts 5.11), e também o escritor da Epístola aos Hebreus declara: "Antes, exortai-vos uns aos outros todos os dias, durante o tempo que se chama Hoje, para que nenhum de vós se endureça pelo engano do pecado" (3.13).

TERMINO ESTA REFLEXÃO breve com mais dois textos da Epístola aos Hebreus. A primeira passagem diz: "Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor" (12.14) e a outra é: "Rogo-vos, porém, irmãos, que suporteis a palavra desta exortação; porque abreviadamente vos escrevi" (13.22). Sejamos cristãos que reflitam o verdadeiro Espírito de Jesus Cristo, não pendendo para discussões que poderão gerar contendas sem fruto algum que contribua para nossa mútua edificação.

DESEJE O EQUILÍBRIO BÍBLICO - pense nisso !!!













4 comentários:

  1. Excelente postagem e abordagem da questão. Sem dúvida, o equilíbrio, a ponderação e o bom-senso devem sempre permear nossas argumentações e posições teológicas. O radicalismo exacerbado em questões secundárias teologicamente tem levado muitos a perder amigos e criar inimigos. Parabéns amigo e irmão Cícero pelo equilíbrio em suas argumentações. Abçs, Graça e Paz.
    ps. se desejar visite meu site e seja um seguidor, Deus o abençoe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo incentivo amigo Magdiel, creio de que já seja seguidor de seu blog, mas na dúvida, vou visitá-lo agora, grande abraço !

      Excluir
  2. Simplesmente, excelente! Parabéns, Cícero.

    ResponderExcluir