sexta-feira, 19 de abril de 2013

Covardia, a arma por excelência do terror

FIQUEI revoltado com o atentado terrorista nesta semana em Boston, EUA, durante a realização da Maratona Internacional realizada naquela cidade todos os anos, com centenas de atletas participantes e milhares de pessoas prestigiando o evento. O que se passa na mente de pessoas que, sob o argumento de odiarem os Estados Unidos da América e repudiarem a presença norte-americana em países árabes como o Iraque ou o Afeganistão, por exemplo, prepararem bombas de fabricação caseira com o potencial de matar e ferir as pessoas que estão assistindo o evento, homens, mulheres e crianças e que nada tem a ver com a política externa adotada pelo governo de seu país?   

PESQUISEI sobre como funcionam as bombas de fabricação caseira ("homemade bombs" em inglês),  e no site http://www.perito.blog.br encontrei a descrição dos efeitos desse tipo de artefato explosivo. Leiamos sobre o efeito de fragmentação: "São mais comuns quando o explosivo acha-se confinado no interior de um recipiente qualquer. Uma bomba de fabricação caseira poderá conter pregos, parafusos, fragmentos de metal ou de vidro, pedras, porcas, arruelas, etc, juntamente com os explosivos tudo no interior do mesmo recipiente ou, então, misturados no próprio explosivo  a fim de aumentar os efeitos de fragmentação. Um exemplo típico é a chamada 'bomba de tudo'. É necessário extremo cuidado ao aproximar-se de uma bomba deste tipo e somente pessoas especializadas é que deverão atuar na área." 

AGORA leia sobre os efeitos de pressão ou onda de choque: "São mais observados quando o explosivo acha-se confinado no interior de um prédio ou de outra área interna. Normalmente, quanto mais forte e mais confinada for a área ao redor da explosão, maior será o dano infligido pela onda de pressão ou de choque, quando da sua expansão. Na verdade, a onda de pressão ou de choque é o efeito violento do deslocamento de ar ou onda consistindo de um aumento seguido de uma diminuição extremamente rápida da pressão atmosférica."   

A DESCRIÇÃO que vocês acabaram de ler só aumenta nossa revolta pela forma covarde como seres humanos planejam, constroem e levam a efeito a detonação de um artefato que não tem outro objetivo que matar e/ou mutilar a outros seres humanos. O que leva um indivíduo a empregar de forma maléfica sua inteligência, tempo e recursos para fabricar algo que só trará dor, morte e destruição? 

SABE-SE até o momento que dois homens jovens, naturais da Chechênia, uma das repúblicas da Federação Russa, estariam envolvidos no atentado, segundo as autoridades policiais norte-americanas. Um deles, segundo se consta, teria 26 anos e foi morto em perseguição, após troca de tiros com as forças de segurança, e o outro está foragido até o momento e um grande aparato está sendo empregado para tentar capturá-lo em uma das cidades da região metropolitana de Boston. Segundo a polícia, ele teria 19 anos e estaria armado, inclusive com explosivos.

OS ESTADOS UNIDOS tem uma grande população de imigrantes de vários países e o estado de Massachussets, onde fica a cidade de Boston, recebe muitas dessas pessoas (brasileiros, inclusive) que procuram as prestigiadas universidades de Harvard ou o MIT (Massachussets Institute of Technology) visto serem instituições de renome mundial. Os suspeitos do atentado na Maratona de Boston eram estudantes e segundo apurado, estavam nos EUA há dez anos. Ambos eram muçulmanos.

QUE FIQUE BEM CLARO que não desrespeitamos a fé de quem quer que seja, assim como não gostaria de ser desrespeitado na fé cristã que professo. Outrossim, sabemos o potencial que o Islamismo possui para levar seus seguidores a levantarem bandeiras contra o "grande Satã" como muitos dentre eles denominam os EUA e assim, cooptar indivíduos que farão qualquer coisa, mesmo com risco da própria vida, para infligirem sofrimento máximo contra cidadãos americanos ou até mesmo contra qualquer outro que lhes seja aliado. Fazem isso com promessas de seus líderes do tipo: "Matem a maior quantidade de americanos que puderem e lhes será assegurada a entrada no Paraíso onde terás muitas virgens para seu eterno deleite." Promessas como essa na mente de determinados indivíduos, podem sim levá-los a cometer atrocidades sem pensarem um só instante no grande mal que estarão causando, não lhes importando que atinjam até mesmo mulheres grávidas, crianças ou idosos, o que querem é causar um impacto para chamar a atenção para aquilo que acreditam ser a verdade. E causar pânico, aflição e dor entre as pessoas.

INFELIZMENTE também entre aqueles que se dizem "cristãos" existem os que defendem o uso do terrorismo para expressarem sua oposição a ideias contrárias. O terrorismo do IRA (Irish Republic Arm - Exército Republicano Irlandês) é um clássico exemplo. Eles foram um grupo paramilitar católico que pretendia separar a Irlanda do Norte do restante do Reino Unido e reanexar-se à República da Irlanda. Atacavam protestantes com o uso de métodos terroristas, principalmente ataques com bombas. Em 20 anos de ataques contínuos, causaram mais de 3.500 mortes. A maioria da população norte-irlandesa era de protestantes e a minoria católica tinha sua vontade impedida de se manifestar em candidaturas políticas e plebiscitos. Sendo assim, esta minoria através dos ataques do IRA apelou para a força e o terrorismo como maneira de fazer impor sua vontade. O grupo cessou suas atividades no ano de 2005 com a deposição de suas armas.

PORTANTO, tanto entre muçulmanos como entre "cristãos", como também em outros grupos (os judeus, por exemplo, na época de Jesus, tinham nos "sicários" seus terroristas de plantão, que mataram a muitos  soldados romanos) pode haver o uso do terror assassino. Pode haver a maligna disposição de matar em nome do que se acredita ser o certo para si e/ou para seu povo. Nós, que seguimos a Jesus Cristo, que procuramos obedecer-Lhe os mandamentos, que copiamos sua vida como exemplo para nossa própria conduta, abominamos e repudiamos veementemente tal pensamento.

JESUS DISSE: "Um novo mandamento vos dou: Que vos amei uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis. Nisto conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros" (Jo 13.34,35). Jamais alguém que segue ao Senhor Jesus deverá sequer imaginar em infligir danos ao seu semelhante, seja de que tipo for, para alcançar qualquer objetivo. A fé cristã caracteriza-se pelo amor abnegado em favor do outro. Em doar-se pelo próximo. Em compreender e amar seu semelhante. Por isso, totalmente repudiamos atitudes violentas e hostis contra seres humanos, mesmo que estes não comunguem da mesma fé que comungamos. Tolerância é uma marca registrada do crente em Jesus, assim como a benignidade, a longanimidade, a mansidão, o domínio próprio, a fé, a esperança, a paz, a alegria, a paz, a bondade e coroando isso tudo, o amor (1Co 13.1-13; Gl 5.22).

TEMOS POR CERTO que somente pessoas transformadas pelo poder do Evangelho de Cristo, é que contribuirão para a construção de uma sociedade melhor. Somente o poder do Espírito Santo é que pode efetivamente mudar o maligno coração humano. Jesus foi categórico nisto ao afirmar o quanto de perversidade existe em cada um de nós (Mt 15.19,20; Mc 7.20-23). Não será a mera religiosidade, mesmo a religiosidade dita "cristã" que mudará o malicioso, sombrio, maléfico e pernicioso coração humano. Nossa natureza foi corrompida no Éden com nossos primeiros pais. Mas Jesus Cristo, através de sua morte vicária na cruz do Calvário, nos trouxe a possibilidade de transformação e estabelecimento de comunhão com nosso Pai celestial. Somente nEle encontraremos a necessária transformação. O apóstolo Paulo escreveu em 2Co 5.17: "Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo."

SEMPRE nos causará espécie atos covardes como esse perpetrados em Boston. E não serão os últimos, infelizmente. Nestes tempos em que se aproxima cada vez mais o retorno triunfal de nosso Senhor Jesus Cristo, tem aumentado o fanatismo de muitos, o derramamento de sangue tem sido a forma mais eficaz que eles julgam para alcançar seus objetivos (libertação do opressor ou afirmar a verdade de sua fé). Mas nós, discípulos do Princípe da Paz, estaremos caminhando na contramão desses discípulos do Príncipe das Trevas, demonstrando em palavras e em atos, a excelência da vontade de Deus conforme nos atestam as Escrituras do Antigo e Novo Testamento. Somos mais que vencedores em Cristo Jesus (Rm 8.37), e os dois versos seguintes nos deixam absolutamente seguros na Pessoa em quem temos crido: "Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou. Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir, nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor" (Rm 8.38,39).

NÃO ESQUEÇAMOS de orar pelos sobreviventes, pelos muitos mutilados nesta covarde ação terrorista para que prontamente se restabeleçam. Vamos orar pelos parentes das vítimas fatais igualmente. Que o fugitivo suspeito seja preso, julgado e exemplarmente condenado pela Justiça norte-americana. E, principalmente, que ele, ou até mesmo outros que possam ter tido algum envolvimento na ação tenham um encontro com o Senhor Jesus, pois o desejo de Deus é de que todos os homens se salvem e venham ao conhecimento da verdade que é Cristo Jesus (1 Tm 2.4).

QUE TODOS NÓS pensemos, reflitamos sobre tudo isso!











Nenhum comentário:

Postar um comentário