terça-feira, 1 de janeiro de 2013

Em 2013 sendo parecidos com Cristo, alcançando vidas para Ele, e nada mais

Mais um ano em nossas vidas. Mais oportunidades em Deus para cooperarmos com Ele na proclamação do Seu Reino. Mais perspectivas disponíveis em Cristo para que façamos a Sua obra. Há também um claro apelo do Espírito de Deus em nosso coração para que sejamos cada vez mais parecidos com nosso Salvador. Convém refletirmos um pouco sobre como nos conduzirmos em face das claras ordenanças bíblicas sobre nosso viver em Cristo.

Essas são duas das principais considerações a serem devidamente levadas em conta por todo servo de Deus: 1) Ser parecido com Jesus a cada dia (Rm 8.29; Ef 4.22-24); 2) Alcançar vidas para o Reino de Deus (Mt 28.19,20; Mc 16.15,16; At 1.8).

Fomos salvos pelo Senhor e essa salvação é acompanhada de transformação. Esta se refere a termos em nós as virtudes de Cristo. O caráter do Filho de Deus deve ser nosso distintivo. Deve ser aquilo que nos faz diferentes em relação aos outros homens que não conhecem ainda ao Senhor. E, ainda mais, deve fazer com que as pessoas que ainda não o conhecem, sejam atraídas, sejam levadas ao encontro do Senhor a fim de que também Ele as salve e também as transforme.

Aqui então encontramos o objetivo, a missão, a obra que cada um de nós está imbuído de fazer que é conduzir pessoas aos pés de Jesus Cristo. Nada é mais importante para o Corpo de Cristo, a Igreja, do que este trabalho que devemos realizar por ordem expressa do Senhor e devemos disto nos ocuparmos tanto individualmente, como também coletivamente visto que somos um só Corpo (1Co 12.12,27).

Muitas vezes acontece de o servo de Deus perder o foco em sua peregrinação neste mundo. Ele perde a visão celestial. Torna-se meramente um religioso cristão. Dá ênfase indevida a muitas outras coisas que pouco ou nada tem a ver com a verdadeira essência de sua vida em Cristo. Transforma sua devoção a Deus em algo sem sentido, pesado, monótono, costumeiro. O primeiro amor arrefece em sua vida e ele torna-se sério candidato à acomodação e por fim, a desviar-se dos caminhos santos do Senhor. 

Quando contrariamente, permitimos de fato que o Espírito Santo seja o nosso infalível guia na jornada que  ora fazemos nesta vida (Rm 8.14), certamente não esmoreceremos diante dos desafios e tentações que nos rodeiam (Hb 12.1). Isto porque contemplaremos sempre a face de Jesus adiante de nós conforme nos diz o escritor aos Hebreus  "Olhando para Jesus, autor e consumador da fé" (12.2a). E como consequência natural deste olhar de fé, estaremos proclamando a todo aquele que não conhece o Evangelho, a única mensagem que tem o poder para a salvação do homem perdido e desviado da comunhão com seu Criador (Rm 1.16).

Olhar para Jesus significará ser como Ele é. Será uma vida transformada em face de Sua glória: "Mas todos nós, com rosto descoberto, refletindo como um espelho a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor" (2Co 3.18). E sendo assim como Ele mesmo é, tendo as características em nós do caráter de Jesus Cristo, dentre essas, o amor, seremos movidos a ir ao encontro dos perdidos, assim como nosso Amado Mestre, para lhes proclamar as boas-novas de salvação e libertação do jugo do pecado e de Satanás em suas vidas.

E é isto tudo o que realmente importa. Igrejas suntuosas, grandes corais, afluência do povo aos templos, projeção na mídia e tantas coisas semelhantes (que podem ou não serem úteis e necessárias à causa do Reino), ficam em plano secundário quando se considera que temos que crescer, avançar, em nossa santificação pessoal a cada dia, em outras palavras, em sermos parecidos com Jesus e também na execução pessoal que cada um de nós está imbuído pelo próprio Senhor, ou seja, proclamar o Evangelho a todos de forma clara e insofismável.

A vida cristã é uma coisa só. Ou seja, tanto o ser como Jesus como também trabalhar em prol de Seu Reino estão interligados. Ao realizarmos a obra que Ele nos mandou fazer, pregar o Evangelho, seremos como Ele mesmo foi, porque em Seu glorioso ministério, o Senhor Jesus pregou o Evangelho (Mc 1.15) e ao fazer isto, Ele foi obediente ao Pai que o enviara. Jesus disse: "A minha comida é fazer a vontade daquele que me enviou, e realizar a sua obra" (Jo 4.34). Portanto, ser parecido com Jesus é fazer a Sua obra e fazer a Sua obra nos faz semelhantes a Ele.

Inicio pessoalmente este ano novo de 2013 nesta perspectiva. Quero sinceramente ser mais e mais parecido com meu amado Salvador. Ter o seu caráter implantado em mim. Quero também proclamar a mensagem do Evangelho. Quero em tudo Lhe obedecer. E tudo isto através da preciosa ajuda do Espírito Santo que em mim habita (Jo 14.16,17) e que em mim opera e me guia (1Co 12.11; Jo 16.13) e que por mim intercede ao Pai (Em 8.26,27). 

É assim que desejo viver. É assim que quero permanecer todos os meus dias sobre a terra até o dia do glorioso encontro com o nosso Senhor nas nuvens de céu (1Ts 4.17).

Se você deseja isto também para sua vida, se deseja viver dentro destes sagrados parâmetros, te convido para que faça isso agora mesmo. Ore ao Senhor, confesse a Ele os seus pecados, diga-Lhe que deseja ser como Ele é, que deseja ser transformado e também deseja igualmente fazer a Sua obra. O Senhor imediatamente lhe perdoará e renovará sua vida. Aproveite este novo ano e renove seu compromisso com o Senhor como eu mesmo fiz. Você também entenderá que isto realmente é tudo o que importa. 

Pense nisso.



6 comentários:

  1. Sem dúvidas eu quero isso p/ minha vida em 2013 ! Igreja existe é exatamente p/ isso , alcançar vidas p/ Jesus ! ótimo artigo amigo e irmão ! Palavra poderosa p/ começar bem o ano . Deus abençõe

    ResponderExcluir
  2. Que o Senhor Jesus te abençoe então neste novo ano no servir a Ele, grande abraço, fica na PAZ!

    ResponderExcluir
  3. Concordo plenamente com seu artigo Cícero! Temos que ser fiéis imitadores de Jesus Cristo! Nosso agir e o nosso pensar ,tem que refletir Jesus em nossa vida. Ide ao mundo e pregar o evangelho é missão de todo cristão! Que possamos começar nosso ano, realmente com esse desejo de levarmos mais de Deus para toda criatura na face dessa terra! Deus te abençoe e que seu 2013 seja para glória de Deus! A paz de Deus !!!

    ResponderExcluir
  4. Lembrei-me do que disse Jesus: "Pouco é necessário ou mesmo uma só coisa..." (Lc. 10:42). Um abraço, Cícero. Deus o abençoe.

    ResponderExcluir
  5. Verdade George, vc sintetizou tudo com as palavras de Cristo, Deus te abençoe neste novo ano, grande abraço!

    ResponderExcluir