domingo, 10 de junho de 2012

Por um legítimo pastor de almas, por um legítimo homem de Deus

Pastor de almas. Acaso existe função mais nobre do que essa? Pode ser até que outras funções tenham igual nobreza. Mas a legítima função pastoral está um degrau acima das outras porque ela se refere ao cuidado com vidas que deverão herdar a vida eterna prometida por Jesus Cristo (Jo 5.24; 6.47; 6.54; 10.28).

Diante disso, há que se refletir acuradamente com base na Bíblia, sobre a excelência do ser pastor. Não é um ofício fácil. Não se espera que o pastor desfrute de comodidades enquanto suas ovelhas padecem por falta de alimento espiritual, a Palavra de Deus. Não é aceitável um pastor contaminado pelo vírus da avareza e do orgulho. Também não se aceita um pastor que tenha perfil de empresário, fazendo somente a gestão da igreja ou dos "negócios" eclesiais enquanto deixa de lado aquilo para o qual foi chamado conforme Atos 6.4: "Mas nós perseveraremos na oração e no ministério da palavra." 

Ser pastor é um dom de Deus (Ef 4.11; 2Tm 1.6). É lícito desejar, aspirar ao ministério pastoral, porque é obra excelente (1Tm 3.1), desde que o candidato tenha os indispensáveis requisitos (1Tm 3.2-7; Tt 1.5-9). É uma  vocação espiritual (1Tm 4.14). O pastor, o verdadeiro pastor chamado por Deus, demonstra várias outras qualidades no exercício de seu ministério tais como: Fidelidade e diligência (1Co 4.1,2; 1Tm 4.6-16); zelo na pregação da verdade bíblica (2Tm 4.1-5); humildade (1Pe 5.1).

Tanto as epístolas de 1 e 2 Timóteo e Tito como também 1 e 2 Tessalonicenses denotam muito bem sobre o que o pastor deve ser e fazer. Em 1Ts 2.1-6, Paulo descreve a natureza da liderança pastoral. Ele usa as figuras da mãe (1Ts 2.7,8), do trabalhador (2.9), do membro de uma família (2.10) e do pai (2.11,12).

Certamente a influência do secularismo se faz muito forte na igreja hodierna. E isto naturalmente afetou a essência do ministério pastoral. Muitos pastores hoje, em praticamente qualquer nação do mundo, não exercem seu ministério (se é que muitos efetivamente possuem tal dom) como a Bíblia ordena de forma clara e iniludível.

Tomemos o exemplo da visitação pastoral. Está quase que totalmente raro, salvo honrosas exceções, encontrar um pastor que dedique-se a visitar suas ovelhas. Muitos estabeleceram que, se o crente vai aos cultos e ouve a pregação da Palavra, é o que basta. Esse pastor tem em conta de que essa ovelha já está devidamente alimentada e pastoreada. Mas a Bíblia claramente ensina: "Procura conhecer o estado das tuas ovelhas; põe o teu coração sobre os teus rebanhos."  A Nova Versão Internacional (NVI) verte esta passagem assim: "Esforce-se para saber bem como suas ovelhas estão, dê cuidadosa atenção aos seus rebanhos." Entendo este versículo como uma recomendação clara do Espírito Santo para que o pastor não negligencie o cuidado pastoral devido. Visitar o crente em sua residência proporciona ao pastor da congregação, a oportunidade de ouvir sem distrações aquela ovelha (algo difícil de acontecer antes ou depois de um culto, por exemplo) e ministrar diretamente sobre a vida. Muitos cristãos por essa razão, procuram um outro ministério onde o pastor seja realmente interessado em efetivamente pastorear, aconselhar, ministrar, conduzir, porque não se pode admitir que isso seja feito somente pela palavra pregada de púlpito domingo após domingo. O contato pessoal do pastor com suas ovelhas de forma individualizada é muito importante no ministério pastoral.

Além de alimentar ao rebanho com a Palavra de Deus, pregando e ensinando a mesma (desnecessário dizer que o pastor é um homem de leitura e que estuda diariamente as Escrituras, 1Tm 4.13; 2Tm 2.15) o pastor deve supervisionar o rebanho, liderando-o por meio de seu exemplo de vida. É por isso que torna-se inaceitável e porque não dizer, insuportável, homens assim chamados pastores que exercitam-se diariamente na avareza, fazendo do ministério um cabide de emprego e fonte de lucro, porque só visam o enriquecimento pessoal às custas do rebanho. Como podem ser exemplo desta maneira? Como podem ser um referencial seguro, visto que a Bíblia manda imitar a fé deles e atentar para a forma como vivem (Hb 13.7)?      

Os profetas Jeremias e Ezequiel tem palavras duras contra este tipo de pastor, leiamos: "Portanto, assim diz o Senhor Deus de Israel, contra os pastores que apascentam o meu povo: Vós dispersastes as minhas ovelhas, e as afugentastes, e não as visitastes; eis que visitarei sobre vós a maldade das vossas ações, diz o Senhor"; "Ovelhas perdidas têm sido o meu povo, os seus pastores as fizeram errar, para os montes as desviaram; de monte para outeiro andaram; esqueceram-se do lugar de seu repouso"; "As minhas ovelhas andaram desgarradas por todos os montes, e por todo o alto outeiro; sim, as minhas ovelhas andaram espalhadas por toda a face da terra, sem haver quem perguntasse por elas, nem quem as buscasse";"Vivo eu, diz o Senhor Deus, que, porquanto as minhas ovelhas foram entregues à rapina, e as minhas ovelhas vieram a servir de pasto a todas as feras do campo, por falta de pastor, e os meus pastores não procuraram as minhas ovelhas; e os pastores apascentaram a si mesmos, e não apascentaram as minhas ovelhas" (Jr 23.2; 50.6; Ez 34.6,8).    

Eu tenho por certo que Deus é incansável em Sua tarefa de levantar pastores segundo Seu coração, o profeta Jeremias escreve: "E dar-vos-ei pastores segundo o meu coração, os quais vos apascentarão com ciência e com inteligência" (Jr 3.15). A excelência do ministério pastoral não pode ser aviltada por causa da visão humana falível e secularizada. Os pastores e aspirantes ao ministério não podem se render à entrada do humanismo na Igreja, de tal forma que o ministério pastoral se renda à satisfação das necessidades humanas, o homem tornado consumidor de produtos eclesiásticos, ministério antropocêntrico, ministério definido pela cultura, ministério que exalta sobremaneira a psicologia ou sociologia mudando de acordo com elas. Será sim um ministério aprovado cientificamente e relevante para o atual ambiente cultural que é regido pelos meios de comunicação e pela informática. Mas será ao mesmo tempo, um ministério desprovido de poder, de graça, descaracterizado pelo homem em seu afã pragmatista de produzir resultados palpáveis sem a chancela das Escrituras.

O ministério pastoral contemporâneo que, contrariamente, deixa-se definir pela Bíblia, tem a suficiência das Escrituras e é claramente um ministério cristocêntrico, obterá a total aprovação de Deus e terá a relevância espiritual e ministerial como sua constante. É tempo de a Igreja acordar para a diferença que existe para o pastor moldado segundo princípios humanos e o pastor forjado segundo as claras orientações das Escrituras.

Precisa-se de pastores que conduzam com excelência bíblica o rebanho de Deus. Cristo é o Supremo Pastor e Bispo de nossas almas e todos os outros são co-pastores (1Pe 2.25). Portanto, o rebanho é de Cristo e nada além do que o modelo de Cristo e as orientações das Escrituras devem reger o ministério dos co-pastores, os pastores humanos do rebanho de Jesus Cristo. Ele quer que Suas ovelhas sejam apascentadas (Jo 21.15-17) mas esse ofício é revestido de tal nobreza que somente se validará debaixo inteiramente da vontade divina. O amor que Cristo devota a nós, suas ovelhas, deve ser almejado por todos aqueles que desejam cuidar de vidas.

A todo pastor que leu essas linhas, convido a pensar seriamente sobre tudo isso. Deus abençoe sua vida e seu ministério, sendo ele conforme a vontade expressa de Deus!  



6 comentários:

  1. Prezado Cícero,

    Excelente reflexão! Muito oportuna, aliás.

    Sou grata a Deus que tenho pastores cujo interesse por suas ovelhas em muito extrapola a pregação da Palavra aos domingos. Quando me operei , em julho de 2010, e tive uma séria complicação no dia seguinte, que me levou a sofrer novo procedimento cirúrgico, tive total apoio de ambos - Pr. Fabrini e Pr. José. Ainda no CTI, onde fiquei por 3 dias apenas, Pr. José esteve presente para me consolar e orar comigo. E fez o mesmo quando fui pro quarto. Pr. Fabrini em todos os cultos levantava clamores a Deus pelo meu rápido restabelecimento. Sua mãe - Marcélia- líder do Ministério Feminino, também fazia o mesmo em todas as reuniões de oração do grupo. Enfim, isso não tem preço! Quando a gente precisa é que dá valor e vê o real e necessário papel de um pastor em nossas vidas.

    ResponderExcluir
  2. É verdade Cláudia, você teve essa felicidade e espero que Deus levante mais homens como seus pastores, que não amem a avareza, não amem seus egos, mas façam aquilo para o qual foram chamados, pastorear as ovelhas do rebanho do Supremo Pastor, Jesus Cristo. Deus te abençoe muitíssimo!

    ResponderExcluir
  3. Amado irmão muito bom seu artigo . Acredito que em meio a tantos escândalos envolvendo pastores evangélicos Deus tem os seus remanescentes , não muitos mas Deus ainda tem pastores verdadeiramente comprometidos com almas , mas a grande maioria hoje em dia abrem ministério , estão na frente de grandes Igrejas visando o dinheiro .
    Ao ler este artigo na revista cristianismo hoje as notícias não são nada boas relacionado aos pastores http://cristianismohoje.com.br/materia.php?k=854
    Infelizmente muitos pastores já perderam a visão de Reino de Deus , o Pastor Jorge Linhares da Igreja Batista diz em uma de suas mensagens chamada "Porque as pessoas saem da Igreja" que um dos motivos de que as pessoas abandona a Igreja é justamente o abandono dos pastores, ovelhas que se sentem abandonadas pelo seu próprio pastor .
    Mas como eu disse : Deus ainda tem os remanescentes ainda!
    grande abraço!

    ResponderExcluir
  4. Você colocou muito bem sobre os pastores que abandonam suas ovelhas e isso aconteceu comigo. Todavia, eu sei que o Supremo Pastor e Bispo de minha alma continua a me apascentar. Por isso não desisto, apesar das falibilidades humanas. Deus te abençoe meu amado fique na PAZ!

    ResponderExcluir
  5. Excelente e oportuno texto, Cícero. Está em moda o chamado "pastor de pregação", aquele que apenas prega mensagens em locais públicos, mas não se dedica ao téte-à-téte.

    ResponderExcluir
  6. Isso é bastante comum hoje, mas não tem o devido respaldo bíblico. Necessário se faz termos pastores bíblicos ou cristocêntricos. Pelo bem da Igreja e das ovelhas de Deus. Grande abraço amigo!

    ResponderExcluir