terça-feira, 6 de março de 2012

Onde está Jesus, aí está a Teologia

Indignado escrevo acerca daqueles cristãos, quer sejam líderes na Igreja ou não, que teimosamente repudiam o saber teológico. Que insistem em se identificar com nosso Senhor Jesus Cristo, mas que paradoxalmente rejeitam o conhecimento oriundo do estudo bíblico, o conhecimento doutrinário. Alguns falam que  estudar é desnecessário. Que basta ter conhecido ao Senhor quando se converteram e em andar com Ele todos os dias.  Abominam livros, considerando-os inúteis e alegam que o único livro para o crente é a Bíblia (mas que eles mal conhecem). 

Vincent Cheung, teólogo reformado, aponta muito bem o fato que o repúdio a Teologia é também a recusa a conhecer a Deus pelo modo prescrito por Ele. Ele escreve: "O conhecimento da Escritura - conhecer algo a respeito de Deus ou estudar Teologia - deve ter prioridade sobre toda a vida e o pensamento do homem. A Teologia define e dá significado a tudo que alguém possa pensar ou fazer. Ela está acima de todas as outras necessidades (Lc 10.42); nenhuma outra tarefa ou disciplina se aproxima dela em importância. Portanto, o estudo da Teologia é a atividade humana mais importante" (V. Cheung, Introdução à Teologia Sistemática, pp.25,26, Arte Editorial, São Paulo, 2008).   

Todo cristão é um teólogo. Por que? Porque ele tem conhecimento ou fala acerca de Deus. A Teologia é aquilo que se pensa ou se diz a respeito da Pessoa divina. Qualquer que seja o estágio de vida cristã em que esteja ou independente de sua escolaridade ou classe social, o crente em Jesus Cristo faz Teologia, muito embora a maioria desconheça este fato. Logo, não está em questão se somos ou não teólogos, mas sim que tipo de teólogos vamos ser, medíocres ou excelentes. Isto porque, tudo o que devemos saber sobre Deus, o homem, o pecado, a salvação, o bem, o mal, Jesus Cristo, os anjos, a igreja, o fim dos tempos, enfim, encontra-se com exclusividade nas Escrituras do AT e NT. 

Nosso Senhor deixou bem estabelecida a importância das Escrituras e de se fazer uma correta teologia. A teologia dos fariseus, embora fosse em muitos pontos, inteiramente bíblica (em oposição à teologia dos saduceus, por exemplo, estes não acreditavam que existisse ressurreição e não acreditavam na existência dos anjos, ao passo que os fariseus criam ) errava por causa de tradições humanas e questiúnculas sem valor. Jesus frequentemente altercava tanto com fariseus como também com os saduceus e Suas respostas sempre tinham por base as Escrituras e primavam pela correta interpretação. Fazer teologia era necessário e para o Senhor Jesus não bastava somente amar e obedecer a Deus, porque ao fazer isso (com o reforço de muitas tradições humanas) os judeus religiosos acabaram por deturpar a Torá (as Escrituras que os judeus usavam, ou seja, o Antigo Testamento).

Se Jesus habita em mim e habita em você, aí está a possibilidade de se fazer Teologia. e de forma correta. Jesus Cristo tinha em alta conta a Palavra de Deus. No epísódio de Sua tentação, por três vezes Ele disse a Satanás, "está escrito", leiamos: "Ele, porém, respondendo, disse: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus"; "Disse-lhe Jesus: Também está escrito: Não tentarás o Senhor teu Deus"; "Então disse-lhe Jesus: Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás" (Mt 4.4,7,10). Jesus citou corretamente cada passagem bíblica do AT que respondia exatamente à tentação do diabo, no verso 4 é citado por Jesus Dt 8.3, no verso 7, Dt 6.16 e no verso 10, Jesus cita Dt 6.16. Quanto ao diabo, teve a ousadia de também citar a Palavra de Deus, porém fazendo uma aplicação errônea, ele citou no verso 6 o Salmo 91.11. Jesus prontamente refutou com o texto de Dt 6.16 e isto por si só demonstra como Satanás usa a Palavra de Deus para distorcer seu verdadeiro sentido e de que como nós, seguindo o exemplo de Cristo, devemos conhecer a Bíblia que temos em mãos para poder dispô-la adequadamente como nosso Senhor mesmo fez. É o que nos recomenda o apóstolo Paulo em 2Tm 2.15: "Procura apresentar-te a Deus aprovado , como obreiro que não tem de que se envergonhar , que maneja bem a palavra da verdade." 

No sermão do Monte, Jesus demonstra mais uma vez como Ele tinha em alta conta a Palavra de Deus e Seu cuidado para que a mesma fosse entendida e aplicada de forma correta. Os judeus acrescentaram muitas de suas tradições à letra da Lei, de tal forma que no tempo de Cristo, muitas coisas eles tinham de observar. Eles valorizavam a letra da Lei juntamente com seus costumes humanos e nisso praticavam uma péssima teologia, muito embora os fariseus, como já citado, cressem corretamente em muitos aspectos doutrinários. Jesus traz o verdadeiro sentido da Lei em oposição ao ponto de vista humano. Aqui está a base para um correto labor teológico, que despreza especulações humanas e procura o verdadeiro sentido do texto, que procura explicar a Escritura com a própria Escritura.

M. James Sawyer escreve que a Teologia sozinha é sem vida. Porém, entendendo a Teologia em si como uma estrutura, também "ter vida espiritual sem estrutura, é ineficaz e inútil para propósitos práticos. A resposta ao dilema é reunir a vida à estrutura que irá suportá-la" (M. James Sawyer, Uma Introdução à Teologia, p.19, Editora Vida, São Paulo, 2009). Seguindo ainda a argumentação do autor, deve-se ressaltar que estruturas teológicas inadequadas, muito embora pareçam intelectualmente aceitáveis, harmonizadas com as Escrituras, nos levarão para longe daquilo que Deus realmente revelou e que Ele almeja que entendamos e assim vivamos adequadamente a verdade de Sua Palavra.

Onde está Jesus, aí está a Teologia de fato. Mas, não basta ter Jesus na vida. Necessário se faz o exame do que dizem as Escrituras. Não basta ter nascido de novo. É necessário o crescimento espiritual e esse crescimento necessariamente se faz através do estudo bíblico a fim de se conhecerem as doutrinas bíblicas, para se conhecerem os conteúdos da fé cristã.   

Pastores que rejeitam o saber teológico, são pobres em sua pregação. Pastores ou qualquer outro que acham que a Teologia desvia o crente, na verdade têm enorme probabilidade de, eles mesmos, aceitarem os "ventos de doutrina" (Ef 4.14) que insidiosamente sopram sobre o arraial cristão. O pastor e qualquer crente que é zeloso da Palavra de Deus e que faz do saber teológico algo prioritário para sua vida e seu ministério, primará pela excelência em tudo e será como disse o profeta Isaías: "Mas o nobre projeta cousas nobres, e na sua nobreza perseverará" (Is 32.8 - ARA).

Graças a Deus, Jesus está em mim e eu estou nEle (Jo 15.5). Como diz esse texto do Evangelho de João, se eu permaneço nEle, produzo muito fruto. Não é possível que haja cristãos que concebem um repúdio indevido no tocante à Teologia. Não há o que temer. Se estamos em Jesus, servindo a Ele com sinceridade, certamente que os frutos do correto labor teológico serão de muito proveito para si mesmo e para todos os demais membros do Corpo de Cristo. A Igreja é muito beneficiada quando nela se encontram teólogos piedosos, trabalhadores e competentes. 

Que Deus, pelo Seu Santo Espírito, me dê a graça de ser assim.

E quanto a você?

Pense nisso.  




3 comentários:

  1. Graça e paz, sensacional!!! É mesmo assim, na verdade como disse Jesus a boca fala daquilo que o coração está cheio!!! Gosto de debates e textos teológicos, pois assim zprendo mais sobre a Palavra de de Deus e sobre o próprio, que nos [e revelado pelo Espírito Santo pela Sua Santa Palavra, amei esta exposição, com uma retórica fascinante, que Jesus continue abneçoando, shalon...

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Carlos André por suas palavras e que você seja um arauto da verdade teológica primando pela ortodoxia para a glória de Deus pai, Deus te abençoe.

    ResponderExcluir
  3. Perfeito Cicero, infelizmente ha pessoas e porque não dizer ate certos obreiros que menosprezam a teologia, ou seja, o saber das Escrituras. Interpretam de forma erronea como vc mesmo afirma; ca em portugal, uma irmã bem humilde, me perguntou: o que significava teologia? dizem que desvia a gente do caminho do Senhor...? perguntei a ela se sabia o que quer dizer teologia? Ela me disse que não; então expliquei o significado, e percebi que Ela mudou de opinião. em suma, as vezes e so falta de um esclarecimento. Deus te abencõe e continue tealogando. Xapis e Eirene!

    ResponderExcluir