sexta-feira, 9 de março de 2012

A igreja local deve treinar seus futuros missionários

Desnecessário dizer que todo vocacionado para o campo missionário, deveria passar por algum tipo de treinamento. Minha preocupação está em saber se a igreja local possui algum programa de treinamento para os candidatos ao campo e, caso possua, que tipo de ensinamento será proporcionado. Este assunto é de importância fundamental e por isso julgo oportuno abordá-lo neste blog.

Inicialmente quero acreditar que toda igreja local deve treinar seus futuros missionários. Para mim, esta preparação inicial básica na igreja de origem do missionário é importante porque ali é que ele foi chamado por Deus para o trabalho no campo e consequentemente foi reconhecido pelos irmãos. Assim, julgo ser justo que haja um início na preparação do mesmo em sua igreja. Que este treinamento seja abrangente, embora até nem possa ser tão aprofundado. É aqui que acho interessante as parcerias que deveriam haver entre as igrejas locais e as agências missionárias. Na igreja local, de origem seria uma preparação inicial e muito necessária (este procedimento poderá confirmar ou não o chamado do candidato). Na agência missionária, ocorrerá o aprofundamento, o aperfeiçoamento deste treinamento inicial ocorrido na igreja de origem do vocacionado.

Quais áreas podem ser abordadas nesse treinamento na igreja local? Vou enumerá-las: 1) Área missiológica e bíblico/teológica; 2) Espiritualidade e vida devocional; 3) Caráter e vida familiar do missionário; 4) Corpo, mente e emoções.

É perfeitamente possível se elaborar um currículo mínimo e efetivar um ensino que pode dar uma base fundamental ao vocacionado. Se a igreja tiver a graça de ter mestres na congregação (e não somente o pastor) pode organizar um currículo mínimo conforme as áreas expostas acima e colocar em ação este plano que ajudará em muito o futuro missionário em seu trabalho.

Não se aceita mais nos dias de hoje o argumento de que, tão logo alguém declare ao pastor e à igreja o seu chamado para o campo, ele seja enviado sem que haja um treinamento. Urge forjar a têmpera do futuro missionário na igreja local, exatamente porque ali ele é conhecido e, sendo assim, seus defeitos, suas falhas, bem como suas qualidades e talentos, podem melhor ser reconhecidos e trabalhados. Também é necessário dizer que o treinamento é importante devido às complexidades na obra de Deus a qual todos se defrontarão, mesmo aqueles que ficam na igreja local. Se é necessário um treinamento para alguem com um chamado pastoral, segundo meu ponto de vista, o que se dizer do missionário, visto que ele tem a responsabilidade de sair do meio em que vive e ir para outro lugar de cultura diferente da sua e pregar ali o Evangelho.

Algo importante a frisar é quanto à metodologia. Aulas teóricas e práticas. Debates. Painéis. Leitura de textos. Resumos. Os recursos para isso serão os convencionais (salas de aula) e utilização de multimeios. Quanto ao tempo de duração, é necessário se aquilatar muito bem isso. Visto que, nem se pode ter pressa , porque isto poderá descambar para a superficialidade no ensino, bem como não se pode empregar um tempo demasiadamente longo, para não desmotivar os alunos e assim se perder o foco inicial. O tempo para esse treinamento deve ser muito bem dosado.

É possível que algum pastor entenda que não é necessário tal empreendimento. Que basta o crente ter aprendido ali na igreja no dia-a-dia durante alguns anos e assim este estaria pronto para ir ao campo missionário tão logo manifestasse sua vocação. O pastor pode argumentar de que não encontra algum mandamento específico no NT quanto a isto. Mas é preciso lembrar que o Senhor Jesus andou durante três anos com os doze e que isto foi uma preparação para o que viria depois, de que eles, os apóstolos, espalhariam aos quatro ventos a mensagem do Evangelho. Mesmo no decorrer deste fantástico ensino com o Mestre, este os enviou para praticarem o que aprendiam e viam em Jesus todos os dias (Mt 10).

Sendo assim, e juntando-se as complexidades do mundo atual, devemos pensar em um treinamento para nossos missionários, que lhes dê ferramentas para desenvolverem seu trabalho, mesmo que esse ensino seja na congregação inicialmente e depois seja em alguma agência missionária para o necessário aprofundamento. Acho que uma parceria entre a igreja local e a agência missionaria pode ser muito frutífero porque um missionário tem de ser formado no seio de sua igreja de origem, mas deve receber um ensinamento mais aprofundado que somente obterá em instituições especializadas.  

Louvamos ao Senhor porque a publicação de livros pelo mercado editorial evangélico em nosso pais tem sido muito grande e com textos de grandes autores e materiais de excelente qualidade. Na área teológica e/ou missiológica, poderemos encontrar o necessário para a formação de nossos futuros obreiros e missionários. Alem disso, fartos recursos humanos são disponiveis no pais inteiro, porque Deus tem chamado e capacitado a muitos de Seus filhos para que ensinem a outros. Muitos mestres na Palavra tem sido levantados pelo Espírito Santo e ajudado no treinamento teológico e missiologico.

Querido pastor, não menospreze o ensino em sua igreja. E, particularmente, não negligencie sua responsabilidade quanto ao preparo dos vocacionados em sua congregação. Proporcione os meios e as condições para que eles recebam esse primeiro treinamento especifico de tal forma que confirmem seu chamado e ainda possam continuar crescendo na graça e no conhecimento daquele que lhes chamou, o Senhor Jesus Cristo (2Pe 3.18).  

Pense nisso.



Nenhum comentário:

Postar um comentário