quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Buscando a felicidade no ego ou na santidade em Deus?

 
Qual a prioridade para a vida de alguém que diz que é um servo de Jesus Cristo, a busca da felicidade pessoal ou a busca da santidade em sua vida?

Muitos crentes em Jesus pensam que encontrarão verdadeira felicidade à parte de uma vida de comunhão com Deus. Talvez, devido à influência de um pseudo-evangelho que prioriza a busca de bens dessa terra, que visa o sucesso pessoal. A vida cristã está sendo transformada em uma busca de satisfação de necessidades pessoais. Muitas vezes o que o indivíduo busca é algo absolutamente irrelevante e supérfluo. Desnecessário dizer que isto é um conceito secularizado, mundano. 

Não se está priorizando a busca de santidade pessoal como a Palavra de Deus ensina (1Pe 1.15,16). Muitos desejam em primeiro lugar, satisfazer seus desejos, seus "sonhos de consumo" assumindo uma postura errônea de valorização de coisas. O grande projeto de suas vidas, que lhes garantirá (ótica distorcida) a felicidade é a satisfação de seus impulsos momentâneos e carnais. 

Por isso que a proposta de uma vida cristã ou de um Evangelho que enfatize o carregar a cruz, torna-se tão impopular a cada dia. Não só pessoas de classe média, mas as pessoas das classes B e C, no afã de ascenderem socialmente (estou ainda falando dos crentes), enveredam pelo caminho da satisfação das necessidades pessoais. Na verdade, o que está acontecendo é que a Igreja é suscetível à massificação materialista que grassa em meio a esta sociedade pervertida e vazia das coisas de Deus.

Agrava-se mais ainda esse quadro, naquilo que mencionei há pouco, a questão do pseudo-evangelho que está muito em voga hoje. Que detona no cristão a busca pela santidade, exatamente porque prioriza a felicidade advinda de "bençãos" que o grande Abençoador poderá disponibilizar, caso o crente seja fiel nos dízimos, ofertas, sacrifícios, etc. Muito pouco ou absolutamente nada é falado, pregado ou ensinado sobre a vida de santidade que o seguidor de Cristo precisa ter. 

Os projetos pessoais de um crente em Jesus, devem, forçosamente, passar pelo crivo da vontade divina. Mas o que prevalece em muitos é a satisfação da vontade pessoal. Egos inflados e exaltados pela influência de uma cultura consumista, que através do bombardeamento da propaganda na mídia, implora para que tudo seja comprado em suaves prestações em seu cartão de crédito, ou com desconto à vista. Isto, para muitos (ainda falando de crentes) é felicidade completa. Ir ao templo de consumo (o shopping center) e escolher alegremente aquilo que proporcionará o êxtase almejado de felicidade.

Projetos pessoais moldados pelo padrão mundano trazem uma felicidade duvidosa. Porque não é respaldada pelas Escrituras (Tg 4.1-4) e são efêmeras (1 Jo 2.17).

Ao passo que, de forma contrastante, os projetos pessoais que passam pela vontade do Senhor, tem como foco antes de mais nada, a busca da santidade de vida, porque aqui sim, encontra-se a felicidade verdadeira que todos desejamos mas buscamos de maneira equivocada. O apóstolo Paulo declara veementemente sobre isso: "Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus" (Rm 12.1,2).

Três verdades quero destacar, dentre outras que encontramos nestes dois versículos: 1) Vida de santidade consagrando nosso ser inteiro a Deus; 2) A não-conformidade com o mundo; 3) A renovação de nosso entendimento, de nossas mentes para então podermos experimentar a vontade de Deus, boa, agradável e perfeita em oposição à nossa vontade própria.

Consistiria então estes ensinamentos em uma fórmula para a felicidade? Com toda a segurança que a Bíblia nos transmite, sim, porque ser conformado com o mundo leva a buscar a felicidade em coisas e na satisfação do ego e ter a mente renovada pelo Espírito Santo, ou, ter a mente de Cristo leva-nos a experimentar a vontade dAquele que, sendo obedecida, proporcionará uma alegria e uma paz que o mundo não pode ter e nem mesmo vai entender (Jo 14.27).

Verdadeira felicidade envolve entrega total de nosso ser a Deus, tendo nossa mente renovada continuamente e assim experimentando a vontade divina em todos os aspectos de nosso viver diário.

Você, que segue a Jesus, pode agora mesmo mudar de uma existência focada na satisfação de desejos pessoais, imaginando que encontrará felicidade verdadeira assim, ou pode obedecer a Palavra de Deus, em tudo o que acabou de ler e assim encontrar a felicidade por meio de uma vida em santidade ao Senhor.

Amado do Senhor, pense nisso.


6 comentários:

  1. Cicero, muito bom o blog!!! O visual ficou muito bacana! Parabéns! Gosto dos seus textos!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Bárbara, então renovo o convite para que continue aqui conosco, sinto-me honrado com sua presença, que Deus te abençoe hoje e sempre!

    ResponderExcluir
  3. Cicero... Será um prazer te ajudar com Missões e Evangelismo em sua igreja... É o que eu trabalho! Deixarei em seu facebook meu email. Me mande um email e começaremos a conversar! Ok?!

    ResponderExcluir
  4. Obrigado, deixei meu email no comentário de seu blog, Bárbara!

    ResponderExcluir
  5. Muito bom...excelente visual! Vindo de você só poderia ser coisa de primeira....grande abraço Cícero!

    ResponderExcluir
  6. Gostou então? Obrigado Otoniel, recomende mais ainda agora aos seus amigos, ok? Abraços meu grande amigo e irmão!

    ResponderExcluir