segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

A aceleração da operação do engano

Sempre que leio a segunda epístola de Paulo aos Tessalonicenses no capítulo 2, fico impressionado quando olho em derredor e vejo a fidelidade e verdade daquelas palavras inspiradas do apóstolo. Ele fala que antes do retorno de Jesus ocorrerão a apostasia e manifestação do homem do pecado, o filho da perdição (2Ts 2.3). Paulo está falando do Anticristo, a primeira besta de Apocalipse 13.

Mas Paulo também nos ensina no versículo 7 que o mistério da injustiça (ou mistério da iniquidade, na Almeida Revista e Atualizada) está presentemente em operação no mundo. Todos os movimentos na sociedade que nos rodeia, todos os acontecimentos, de alguma forma apontam para essa operação do engano de Satanás. Quer seja individualmente, quer seja em grupos, como empresas, escolas, igrejas, na mídia, na família, enfim.....o mistério da injustiça opera de forma acelerada, visando cada vez mais enredar os seres humanos na mentira. O diabo quer afastar as almas dos homens da verdade de Deus e do Evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo.

No meio evangélico aqui em nosso país mais particularmente, estou vendo isso de forma muito clara. Estou vendo uma tendência em se eliminar as distinções entre o que é genuinamente de Deus e o que não é. Entre aqueles que fielmente servem ao Senhor, aqueles que pertencem genuinamente a Ele pelo novo nascimento, que foram lavados pelo sangue do Cordeiro de Deus, e aqueles que demonstram uma aparência de piedade, que são vistosos exteriormente, que parecem "crentes em Jesus" mas efetivamente não o são. Aqui cabe o que disse o profeta Malaquias: "Então voltareis e vereis a diferença entre o justo e o ímpio; entre o que serve a Deus, e o que não o serve" (Ml 3.18).

Gostaria de dar um exemplo disso. Ontem no programa "Esquenta" da Rede Globo capitaneado pela Regina Casé, apresentou-se uma pastora por nome Ana Lúcia que "esquentou" o clima no auditório cantando uma canção para o entretenimento dos presentes, e de forma alguma pode ser considerado de que ela "evangelizou" aos que ali estavam. Ou aos telespectadores do programa confortavelmente instalados no conforto de sua casa.

Regina Casé e muitos dos que estavam no auditório vestiam-se de branco. Pareceu-me que algumas delas eram adeptas da Umbanda onde essa cor tem uma conotação mística, associada aos orixás. Eu enxerguei de imediato a questão do sincretismo religioso. Ali naquele instante não ouvi a pregação do Evangelho. Não ouvi a serva de Deus confrontando os pecados dos que estavam presentes através da pregação bíblica no poder do Espírito Santo. Vi uma confraternização e um bailado ao som de uma música dita "gospel".

Todos estavam então dançando ao som da canção da pastora, que irradiava simpatia e era muito carismática. Todos, inclusive muitas senhoras vestidas como mães-de-santo, embalados naquela melodia. Vejam parte da letra: "Vem comigo dando glória nesse Esquenta de vitória.....Agora quebra, quebra tudo Deus, agora quebra, quebra tudo e vem comigo dando glória."

Irmãos amados, eu creio que o testemunho do Evangelho deve ser dado de forma clara. Creio que esse testemunho ou pregação, o mensageiro não deve chamar atenção para si mesmo em primeiro lugar. Em segundo lugar, esse testemunho ou pregação é confrontador dos pecados dos ouvintes, tem de tirar o pecador de sua zona de conforto, tem de deixá-lo incomodado. Terceiro, essa pregação ou testemunho não faz concessões de nenhuma espécie. A verdade contundente do Evangelho, é de que o homem é pecador, é rebelde contra Deus e por isso está debaixo da ira de dEle e por isso condenado ao inferno (Jo 3.36; Lc 12.5). Isso é altamente impopular. Nenhum ser humano aceita isso passivamente.

Esse é o meu temor com o que tenho observado ultimamente na mídia no tocante aos evangélicos. Muitos apenas fazem entretenimento gospel que nenhum efeito traz de positivo no tocante à salvação do ouvinte. Neste estado de coisas, se fala de Jesus mas não se está pregando o Evangelho. Quero ser bem direto: FALAR DE JESUS CRISTO ATUALMENTE NEM SEMPRE SIGNIFICA QUE O EVANGELHO AUTÊNTICO ESTÁ SENDO PREGADO! É o Evangelho autêntico que vai fazer efeito na vida dos ouvintes, somente porque através dele que o Espírito Santo, o Único que convence o homem de seus pecados, estará agindo eficazmente. Além do que, somente assim é que o Nome de Jesus Cristo será verdadeiramente honrado.

De fato, segundo a parte final da letra do cântico da pastora Ana, deveria tudo mesmo ser quebrado por Deus. Mas tudo o que? Creio que o espírito de engano na vida de tantos crentes que se amoldam a uma versão caricata de Evangelho. Outra coisa que Deus deveria quebrar seria o comodismo dos crentes em não se apropriarem devidamente dos conteúdos salutares do Evangelho para então devidamente pregá-lo. Como não tem essência aquilo que falam ou cantam, passam uma mensagem extremamente diluída e sem o poder de Deus. Deus em Sua soberania também deveria quebrar igualmente a ingenuidade dos crentes, e conceder-lhes um discernimento mais do que necessário nesses dias em que a operação do engano se avoluma como nunca.

Como falei no post "Festival Promessas: Deus está nesse negócio?" de 20 de dezembro, eu creio na multiforme sabedoria e graça de Deus conforme Ef 3.9 e 1Pe 4.10. Assim, creio que o Senhor age mesmo às ambiguidades de Seus filhos e filhas. Mas não significa que agora iremos abandonar o que tão claramente está determinado na Palavra de Deus, de que o Evangelho deve ser anunciado com clareza por meio da pregação. Esse foi o meio que Deus elegeu por excelência para que a mensagem da salvação seja proclamada.

A aceleração da operação do engano está em fase crescente. Mas é precisamente a hora de se anunciar o Evangelho em sua inteireza e de forma adequada, ou seja, a pregação. Eu sei que a referida pastora e serva de Deus pode ter tido a melhor das intenções. Sei mais ainda que Deus pode, em Sua soberania, usá-la, porque Ele usa a quem quiser e como quiser. Mas também sei igualmente que o engano do Maligno se avoluma cada dia. E que ninguém está isento de fazer tudo conforme Deus mesmo manda em Sua Palavra. Não temos ordem para introduzir conteúdos ou modus operandi estranhos ao Evangelho de Cristo.

Temo que muitos de nós possamos incorrer na condenação do Senhor Jesus conforme Ele disse em Mt 23.15: "Ai de vocês, mestres da Lei e fariseus, hipócritas, porque percorrem terra e mar para fazer um convertido e, quando conseguem, vocês o tornam duas vezes mais filho do inferno do que vocês" (Nova Versão Internacional). Poderemos pregar um evangelho diluído, falseado até, e os supostos convertidos a essa mensagem distorcida por sua vez não seriam filhos autênticos de Deus, mas sim filhos do inferno como o Senhor declarou de maneira tão forte.

Pessoas que dançam ao ouvir uma canção gospel não significa que estão sendo devidamente evangelizadas. Que estão sendo apresentadas à essência da mensagem cristã que fala do grande amor de Deus sim, mas fala também da rebeldia do homem contra o Criador. Fala também da necessidade do novo nascimento. Da mudança de vida, de se abandonar o pecado e as coisas do velho homem e permitir pelo Espírito Santo a renovação interior e assim andar na luz. Evangelho genuíno que leva então a renunciarmos a nós mesmos cada dia e seguirmos a Jesus sem titubear.

Mas não é isso que vejo na mídia. Vejo outra coisa. Vejo outra mensagem. Mas também entendo que Deus é misericordioso e não vai deixar de agir. Mas temos de ter muito discernimento em tudo. Ter atenção ao que está acontecendo é fundamental. Entender que Deus tem mesmo maneiras diversas de agir. Ele age muitas vezes de maneira imperceptível a nós.

Concluo dizendo que é indubitável a ação de Satanás e dos demônios nesses tempos que antecedem ao retorno de nosso Senhor Jesus Cristo. Ou seja, a operação do engano está em pleno curso. Por isso Paulo usa a expressão "mistério da injustiça" porque o diabo age em oculto, com sutileza, nem sempre fica fácil discernir suas operações. Mas também a Palavra de Deus claramente nos ensina que o Senhor está agindo por meio do Espírito Santo e da Igreja, que está ainda no mundo e cumpre sua missão, embora marcada pela ambiguidade. É um tempo de batalhas espirituais tremendas. Tempo de tomarmos toda a armadura de Deus (Ef 6.10) e ficarmos alertas porque o Inimigo é inteligente e sagaz e tudo fará para anular a pregação da poderosa Palavra de Deus, através de seus planos e ardis (2 Co 2.10,11; 11.13-15). E isso muitas vezes utilizando muitos daqueles que se dizem seguidores de Cristo Jesus. O alerta do Espírito Santo através do apóstolo Paulo em 1Tm 4.1 cabe muito bem aqui.

Convido você nesse início de um novo ano a pensar sobre isso. Estejamos todos, vigilantes (Mc 13.37). Amém.



9 comentários:

  1. Obrigado, e que Deus te edifique através deste texto despretencioso, fique na PAZ!

    ResponderExcluir
  2. a SARÇA é apenas para chamar a atenção p/ O Deus QUE CRIOU A SARÇA - E se os mesmos que tem oportunidade de serem SARÇAS, mais não o fazem e se esquecem de direcionar a atenção para aquEle que fala através da SARÇA, estão na verdade fugindo do proposito maior, ser LUZ, ser SAL, ser CRISTÂO - Parecer,Agir, Falar etc etc etc como CRISTO - DEUS usa sim de varias formas, mais para chegar a Ele só existe uma forma....Jesus que continua sendo SANTO, PURO e tendo PRINCIPIOS

    ResponderExcluir
  3. Muito bom, é isso que penso. Obrigado por comentar, fique na PAZ!

    ResponderExcluir
  4. Excelente artigo,vale a pena divulgar.....SOLI DEO GLORIA!

    ResponderExcluir
  5. Fique à vontade querido reverendo, se quiser pode reproduzir e feliz 2012 e também ao meu bom amigo bispo Josep Rosselo.

    ResponderExcluir
  6. Sensacional essa ilustração.... vou dar um CTR+C - CTR+V (rsrsrs...

    ResponderExcluir
  7. Fique à vontade caro Georges, Deus abençoe vc!

    ResponderExcluir
  8. Mano vc esta acima de muitos pensamentos,é o que eu diria,é uma peça do do veiculo,que quase não se nota,pois é muito pequena,mais foi criada com grande precisão,e que o criou,criou para monstra que mesmo tão pequena,é de muita importância !
    Irmão vc enxerga,o que muitos não querem ver,continua,e que Deus esteja contigo nesta obra.....

    ResponderExcluir
  9. Obrigado mano Sulivan, que a mão do Senhor seja contigo e que a sua vida seja um canal de bençãos para muitos!

    ResponderExcluir