sábado, 1 de outubro de 2011

A grande miséria espiritual e social do México

O México é um grande país da América Latina. Possui uma população estimada em 111 milhões de habitantes. A capital, Cidade do México, possui uma das maiores populações urbanas do globo. Ele é o país de fala hispana mais populoso das Américas e do mundo. Faz fronteira com os Estados Unidos ao norte e ao sul com a Guatemala e Belize. É banhado pelos oceanos Atlântico e Pacífico.

O país oficialmente é católico-romano. Mas, a grande influência do sistema educacional tem feito com que diminua a religiosidade de muitos. Tem crescido o número de pessoas que não conhecem ao Evangelho. E no que tange ao Catolicismo em si, este está eivado de crenças populares (como já é típico em todos os lugares sob influência católica) que quase que totalmente descaracterizam o verdadeiro Cristianismo bíblico.

Por causa disso, causa repulsa, revolta, mas ao mesmo tempo o meu coração fica cheio de compaixão pelo povo mexicano por causa da crença que tem por uma entidade, uma "santa" chamada La Santa Muerte. É uma figura tenebrosa esquelética, envolta num manto geralmente de cor branca e que recebe uma devoção fortíssima, principalmente nos estratos mais humildes da população. A Igreja Católica oficialmente diz que não endossa tal devoção, mas muitos sacerdotes fazem vista grossa para essa aberração. Este culto é um sincretismo de crenças católicas e indígenas.

Na cultura mexicana pré-colombiana, os mortos eram cultuados. Conservou-se em nossos dias, as grandes celebrações mexicanas no Dia dos Mortos em 01 e 02 de novembro onde altares são erigidos e oferendas são feitas aos que se foram. É uma das festas mais populares, pois segundo dizem, os mortos vem visitar seus parentes. Muita comida, bolos, festa, música e doces de preferência dos mortos. Os prediletos das crianças são caveirinhas feitas de açúcar.

Estando firmemente entranhado nas classes baixas e menos favorecidas, a devoção a La Santissima Muerte encontra-se igualmente entre os traficantes e outros tipos de criminosos. Ela é sua padroeira Frequentemente encontram-se altares ao longo das estradas do nordeste do país e que foram erigidos pelos traficantes de drogas. Esses elementos lhes rogam proteção e oferecem em seus altares, tequila, cigarros, rosas, doces e maconha.

E aqui está o outro aspecto que se abate hoje sobre a nação e que está corroendo suas estruturas sociais e trazendo muita insegurança e sofrimento, principalmente entre os menos favorecidos. Trata-se do narcotráfico. Existem inúmeros cartéis em todo o México e tem sido um verdadeiro câncer, se alastrando e crescendo em influência e destruição.

Na extensa região de fronteira entre os EUA e México, os traficantes atuam de forma imperiosa e já assassinaram muitas pessoas, a maioria delas sem vínculos com essa atividade criminosa. São ameaçados de forma ostensiva e até mesmo os cristãos evangélicos que procuram fazer um trabalho social de recuperação de viciados em drogas, estão sendo sequestrados e mortos. Casos recentes foram o do filho de um pastor de uma igreja em Ciudad Juarez, fronteiriça com o estado americano do Texas, que foi assassinado, e o ataque brutal a seis pessoas num centro de reabilitação onde quatro acabaram mortas.

Esses cartéis procuram conquistar territórios e nisso se digladiam numa guerra sem fim com muitos mortos de cada lado. A população fica no meio desse conflito com extremo sofrimento. As autoridades combatem o narcotráfico com um efetivo grande e bem armado, mas os traficantes por sua vez usam da brutalidade e ataques surpresa sem escolher alvo, seu objetivo é impor respeito através da intimidação. A guerra é suja. Os traficantes mexicanos são extremamente cruéis, matam e mutilam seus rivais sem nenhum tipo de misericórdia.

O México é uma grande potência com muitos recursos econômicos. Tem um forte apelo ao turismo. É uma população jovem e uma das que mais crescem na América Latina. Mas o país está sendo corroído pela idolatria e pelo consumo e tráfico de drogas.

Todavia, eu creio que Deus está agindo soberanamente em meio a esse povo. Mesmo em meio às perseguições. O artigo 24 da Constituição mexicana garante a liberdade de culto. Mas no estado mexicano de Chiapas, por exemplo, os cristãos evangélicos sofrem muito com perseguições intensas e isso sob os olhares complacentes das autoridades constituídas.

Oremos por este povo tão sofrido. Convivem miséria e prosperidade nessa nação. Os pobres com seus flagelos como já informamos e os ricos com sua indiferença para com o Evangelho e materialismo crescentes. Deus tem propósitos em meio a tudo isso e Ele que usar seus servos, tanto mexicanos como de outras nações para que preguem o Evangelho e muitas almas sejam convertidas da idolatria, libertas da escravidão das drogas, despertas da indiferença pela luz gloriosa do Evangelho de Jesus Cristo.

Que a igreja evangélica mexicana seja mais fortalecida no Senhor. O diabo está utilizando fortemente as armas da brutalidade física e do engano religioso para destruir essa nação, mas o Senhor não permitirá a continuidade desse estado de coisas, cremos fielmente nisso. Levantemos um clamor pelo México e que mais obreiros, verdadeiros homens e mulheres de Deus, sejam levantados nessa hora para postarem-se frente aos ataques de Satanás.

Bem a propósito vem as palavras do profeta Jeremias: "Ó Senhor, tu és justo quando apresento minha causa perante ti. Contudo, desejo falar contigo sobre a tua justiça. Por que o caminho dos ímpios prospera? Por que vivem em paz todos os que procedem de modo traiçoeiro? Tu os plantaste, e eles criaram raízes; crescem e dão frutos; tu estás sempre próximo de seus lábios, mas longe do coração deles. Tu, porém, me conheces, ó Senhor, tu me vês e provas minha fidelidade para contigo. Arranca-os como ovelhas para o matadouro e separa-os para o dia da matança" (Jr 12.1-3 - Almeida Séc. 21).

Essa deve ser a confiança de todo crente mexicano. Deus está cuidando deles. Apesar da prosperidade dos ímpios, isso terá fim. O dia da matança, o dia de Deus, chegará. Para alguns, haverá salvação porque o Evangelho lhes arrebatará da perdição. Todavia, infelizmente, para outros, chegará a morte e a consequente e irremediável perdição eterna. Deus não se deixa escarnecer (Gl 6.7).

Vamos continuar a orar pelo México? Vamos cooperar na obra de Deus? E se além de orar, você se sentir chamado pelo Senhor para ir até aquela nação?

Pense nisso.











2 comentários:

  1. AMEI O POST! SINTO-ME CHAMADO PARA IR A ESTA NAÇÃO E CREIO QUE DEUS TEM UMA GRANDE OBRA A FAZER. OREMOS PELO MEXICO, DESDE JA PEÇO ORAÇÃO POR MIM PARA QUE DEUS CONFIRME O CHAMADO!

    RICARDO CUNHA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém Ricardo, que o Senhor Jesus possa direcionar você, grande abraço !!!

      Excluir