domingo, 25 de setembro de 2011

Expocristã 2011 e algumas pessoais considerações......

Em meio a grandes dificuldades pessoais, todavia, pela graça de Deus, tive a oportunidade de estar na Expocristã 2011 realizada no Pavilhão de Exposições do Anhembi nesta sexta-feira, 23 de setembro. É o maior evento internacional de produtos e serviços para cristãos e completou 10 anos neste ano.

O evento superou minhas expectativas. Gostei do que vi e ouvi. Mas também notei alguns problemas e quero refletir aqui à luz dos parâmetros bíblicos como sempre procurei fazer.

Gostei da visibilidade que este evento tem logrado alcançar. Hoje, o mercado de produtos evangélicos move muitos milhões de reais e não pode ser mais ignorado. Muitas pessoas obtém seu sustento trabalhando neste segmento e isto é motivo de alegria, por sabermos que muitos chefes de família sustentam sua casa dessa maneira. Editoras, que produzem muitos títulos a cada ano, gravadoras, com seus lançamentos musicais, tanto de novos como de antigos cantores gospel, lojistas, prestadores de serviços. Tudo isso gerando renda e empregos como frisei.

Irmãos em Cristo que podem exercer seus talentos tem na Expocristã a vitrine necessária para expor seu talento. Quer sejam escritores, pregadores, cantores, músicos, mídias e todo pessoal de apoio, quase todos procurando, a princípio, a divulgação do Evangelho e do Nome de Jesus através de seu trabalho.

Todavia, quero agora ressaltar alguns malefícios. Em primeiro lugar, olho com preocupação a glamourização do ser gospel em si em detrimento de uma vida de santificação e de testemunho. Ser gospel hoje é algo moderno, atual, que em certo sentido, para alguns, traz algum status. Entendamos que não é o fato de pertencemos a um movimento, mesmo que seja com cores cristãs, como é o caso do movimento gospel, que nos favorecerá de alguma forma diante de nosso Deus, mas sim, o de sermos verdadeiramente convertidos a Jesus Cristo. Somente em Jesus está a nossa salvação (At 4.12).

Em segundo lugar, há um oportunismo inconfundível em alguns. Ou seja, há aqueles que, sem praticamente nenhum compromisso com Cristo, aproveitam-se desses eventos ou desse promissor mercado gospel e oferecem vantagens e serviços que não glorificam a Cristo e não contribuem para a causa do Evangelho acima de tudo, mas sim a Mamom (Mt 6.24; Lc 16.13). Segue-se então que o amor ao lucro e a loucura do consumismo inconsequente é o terceiro aspecto a ressaltar. Muitos só querem encher os seus bolsos à custa do povo evangélico. Não possuem nenhum outro objetivo que não seja ganhar, e ganhar, e ganhar, muito dinheiro. Menosprezam ou ignoram as recomendações da Palavra de Deus (1 Tm 6.3-10). E não falo só de pessoas que não conhecem a Jesus, estou falando daqueles que já fizeram profissão de fé em Cristo.

Como disse, o mercado gospel pode ser o sustento de muitos. Mas tudo isso sempre deve ter por foco a glória de Jesus Cristo. Infelizmente não é o que tem acontecido, porque há muitos que estão nesse mercado sem escrúpulo algum. Só visam lucros pessoais e não estão nem aí para a causa do Evangelho.

Pessoalmente, fui edificado nesse evento. Estavam programados lançamentos de cd's, houve apresentação de cantores, de grupos. Mas houve também a exposição da Palavra de Deus em stands preparados para isso. Entrei e me assentei em um deles naquela tarde e Deus falou comigo por meio da mensagem de um de seus servos. Foi maravilhoso, estava em meio a conflitos em minha alma e o Senhor, que conhece o meu coração, pode ministrar em mim a Sua maravilhosa graça e pude sair dali decidido a servir melhor ao meu Deus, a refletir e abandonar toda prática mundana, pecaminosa, a amar minha família com mais intensidade, a ter um coração de servo e servir com toda integridade Àquele que por mim morreu e ressuscitou.

Por isso me alegro pela oportunidade de ter ido à Expocristã. Não estava com dinheiro disponível, confesso que não comprei um livro sequer. E olha que os preços estavam convidativos, especiais mesmo. Como disse, fui a esse evento com dificuldades, nunca tinha ido nos anos anteriores. Mas valeu a pena. Estabeleci alguns contatos de cunho comercial, preciso aumentar um pouco minha renda e talvez represente uma editora aqui em minha cidade. E essa mesma editora poderá, com a ajuda de Deus, publicar meu livro sem custo algum conforme o contato que estabeleci com seu diretor-executivo.

Paulo e Pedro falam sobre a multiforme graça de Deus (Ef 3.10; 1Pe 4.10). Eu creio que Deus age de muitas formas e maneiras. E foi isso exatamente que aconteceu comigo nessa última sexta-feira, posto que estava em grandes lutas interiores. Mas, glória a Deus, a vitória é minha pelo sangue de Jesus Cristo! Ele cuidou de mim e ministrou e continua a ministrar com Seu terno amor ao meu coração. Estou sem dúvida, muito grato ao Senhor por isso.

Quero dedicar-me com todas as minhas forças à causa do Reino de Deus. A Expocristã 2011 foi um grande empreendimento, milhares de pessoas compareceram ali, muitas vendas foram realizadas, muitos negócios foram fechados. Mas gostaria de indagar a você, que está lendo essas linhas agora: Haverá, porventura, maior empreendimento, maior realização, negócio maior, do que sermos pertencentes a um Reino que nunca, jamais, poderá ser abalado? Leiamos Hb 12.28: "Por isso, tendo recebido um reino que não pode ser abalado, retenhamos a graça, pela qual sirvamos a Deus agradavelmente, com reverência e piedade."

Eu gostaria sinceramente de que você considerasse agora mesmo as motivações em seu coração. Que você possa estar servindo sinceramente ao Senhor Jesus Cristo e não a si mesmo. Como está AGORA sua relação com Jesus?

Pense seriamente sobre isso para o seu próprio bem.


3 comentários:

  1. Continuemos juntos então pela causa do Reino, Deus abençoe você!

    ResponderExcluir
  2. Que tesouros maravilhosos do conhecimento vc está me proporcionando conhecer meu caro Jorge. Puxa, obrigado mesmo pelas dicas. Para mim, estudioso da Palavra de Deus, é um banquete de conhecimento. Pretendo publicar textos sobre a Bíblia, sua origem, versões, aspectos referentes à tradução, etc. Obrigado mesmo e que o Senhor te abençoe.

    ResponderExcluir