
Em meio a grandes dificuldades pessoais, todavia, pela graça de Deus, tive a oportunidade de estar na Expocristã 2011 realizada no Pavilhão de Exposições do Anhembi nesta sexta-feira, 23 de setembro. É o maior evento internacional de produtos e serviços para cristãos e completou 10 anos neste ano.
O evento superou minhas expectativas. Gostei do que vi e ouvi. Mas também notei alguns problemas e quero refletir aqui à luz dos parâmetros bíblicos como sempre procurei fazer.
Gostei da visibilidade que este evento tem logrado alcançar. Hoje, o mercado de produtos evangélicos move muitos milhões de reais e não pode ser mais ignorado. Muitas pessoas obtém seu sustento trabalhando neste segmento e isto é motivo de alegria, por sabermos que muitos chefes de família sustentam sua casa dessa maneira. Editoras, que produzem muitos títulos a cada ano, gravadoras, com seus lançamentos musicais, tanto de novos como de antigos cantores gospel, lojistas, prestadores de serviços. Tudo isso gerando renda e empregos como frisei.
Irmãos em Cristo que podem exercer seus talentos tem na Expocristã a vitrine necessária para expor seu talento. Quer sejam escritores, pregadores, cantores, músicos, mídias e todo pessoal de apoio, quase todos procurando, a princípio, a divulgação do Evangelho e do Nome de Jesus através de seu trabalho.
Todavia, quero agora ressaltar alguns malefícios. Em primeiro lugar, olho com preocupação a glamourização do ser gospel em si em detrimento de uma vida de santificação e de testemunho. Ser gospel hoje é algo moderno, atual, que em certo sentido, para alguns, traz algum status. Entendamos que não é o fato de pertencemos a um movimento, mesmo que seja com cores cristãs, como é o caso do movimento gospel, que nos favorecerá de alguma forma diante de nosso Deus, mas sim, o de sermos verdadeiramente convertidos a Jesus Cristo. Somente em Jesus está a nossa salvação (At 4.12).
Em segundo lugar, há um oportunismo inconfundível em alguns. Ou seja, há aqueles que, sem praticamente nenhum compromisso com Cristo, aproveitam-se desses eventos ou desse promissor mercado gospel e oferecem vantagens e serviços que não glorificam a Cristo e não contribuem para a causa do Evangelho acima de tudo, mas sim a Mamom (Mt 6.24; Lc 16.13). Segue-se então que o amor ao lucro e a loucura do consumismo inconsequente é o terceiro aspecto a ressaltar. Muitos só querem encher os seus bolsos à custa do povo evangélico. Não possuem nenhum outro objetivo que não seja ganhar, e ganhar, e ganhar, muito dinheiro. Menosprezam ou ignoram as recomendações da Palavra de Deus (1 Tm 6.3-10). E não falo só de pessoas que não conhecem a Jesus, estou falando daqueles que já fizeram profissão de fé em Cristo.
Como disse, o mercado gospel pode ser o sustento de muitos. Mas tudo isso sempre deve ter por foco a glória de Jesus Cristo. Infelizmente não é o que tem acontecido, porque há muitos que estão nesse mercado sem escrúpulo algum. Só visam lucros pessoais e não estão nem aí para a causa do Evangelho.
Pessoalmente, fui edificado nesse evento. Estavam programados lançamentos de cd's, houve apresentação de cantores, de grupos. Mas houve também a exposição da Palavra de Deus em stands preparados para isso. Entrei e me assentei em um deles naquela tarde e Deus falou comigo por meio da mensagem de um de seus servos. Foi maravilhoso, estava em meio a conflitos em minha alma e o Senhor, que conhece o meu coração, pode ministrar em mim a Sua maravilhosa graça e pude sair dali decidido a servir melhor ao meu Deus, a refletir e abandonar toda prática mundana, pecaminosa, a amar minha família com mais intensidade, a ter um coração de servo e servir com toda integridade Àquele que por mim morreu e ressuscitou.
Por isso me alegro pela oportunidade de ter ido à Expocristã. Não estava com dinheiro disponível, confesso que não comprei um livro sequer. E olha que os preços estavam convidativos, especiais mesmo. Como disse, fui a esse evento com dificuldades, nunca tinha ido nos anos anteriores. Mas valeu a pena. Estabeleci alguns contatos de cunho comercial, preciso aumentar um pouco minha renda e talvez represente uma editora aqui em minha cidade. E essa mesma editora poderá, com a ajuda de Deus, publicar meu livro sem custo algum conforme o contato que estabeleci com seu diretor-executivo.
Paulo e Pedro falam sobre a multiforme graça de Deus (Ef 3.10; 1Pe 4.10). Eu creio que Deus age de muitas formas e maneiras. E foi isso exatamente que aconteceu comigo nessa última sexta-feira, posto que estava em grandes lutas interiores. Mas, glória a Deus, a vitória é minha pelo sangue de Jesus Cristo! Ele cuidou de mim e ministrou e continua a ministrar com Seu terno amor ao meu coração. Estou sem dúvida, muito grato ao Senhor por isso.
Quero dedicar-me com todas as minhas forças à causa do Reino de Deus. A Expocristã 2011 foi um grande empreendimento, milhares de pessoas compareceram ali, muitas vendas foram realizadas, muitos negócios foram fechados. Mas gostaria de indagar a você, que está lendo essas linhas agora: Haverá, porventura, maior empreendimento, maior realização, negócio maior, do que sermos pertencentes a um Reino que nunca, jamais, poderá ser abalado? Leiamos Hb 12.28: "Por isso, tendo recebido um reino que não pode ser abalado, retenhamos a graça, pela qual sirvamos a Deus agradavelmente, com reverência e piedade."
Eu gostaria sinceramente de que você considerasse agora mesmo as motivações em seu coração. Que você possa estar servindo sinceramente ao Senhor Jesus Cristo e não a si mesmo. Como está AGORA sua relação com Jesus?
Pense seriamente sobre isso para o seu próprio bem.