terça-feira, 14 de junho de 2011

Firmes nas verdades bíblicas em tempo de desvios

Não vou entrar no mérito do que andam dizendo sobre o pastor Ricardo Gondim. Mas, se for verdade o que se fala a respeito dele, acredito que todos nós devíamos nos apegar mais firmemente às verdades que temos ouvido para que em tempo nenhum nos desviemos delas. Vou transcrever na íntegra Hebreus 2.1: "Portanto, convém-nos atentar com mais diligência para as coisas que já temos ouvido, para que em tempo algum nos desviemos delas." Atentar com mais diligência, isto é o que temos de fazer em relação ao que já temos ouvido acerca das verdades do Evangelho. Aqui reveste-se de capital importância o estudo bíblico-doutrinário.

Conheço pastores que desprezam isto. Em suas igrejas não há um culto sequer de estudo da Palavra de Deus. Não há também Escola Bíblica Dominical. Acreditam que basta a palavra pastoral aos domingos e reuniões de grupos pequenos em outros dias para que o rebanho esteja alimentado suficientemente. Não será alimentada adequadamente a ovelha do Senhor dessa forma. Carecermos urgentemente de alertar a todos quantos queiram ouvir do que diz a própria Bíblia, uma palavra aliás muito conhecida: "O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento; porque tu rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei, para que não sejas sacerdote diante de mim; e, visto que te esqueceste da lei do teu Deus, também eu me esquecerei de teus filhos" (Os 4.6). O profeta Oséias falava do sacerdote de Israel que havia abandonado os caminhos do Senhor e não ensinava ao povo. Assim, Deus prometeu rejeitá-lo, assim como ele rejeitara o conhecimento das coisas divinas.

Em nossos dias muitos ministérios existem que não atentam para a majestade do conhecimento divino. As coisas de Deus são tratadas com superficialidade. A palavra pregada prima pela superficialidade. O estudo bíblico, quando existe, é muito fraco. Muitos falam contra a Teologia, principalmente a Teologia Sistemática. Leia neste mesmo blog, o que já escrevi a respeito, acerca da importância do estudo sistemático da Palavra de Deus: (http://observateologia.blogspot.com/2010/12/teologia-sistematica-porque.html também http://observateologia.blogspot.com/2010/01/boa-e-velha-teologia-sistematica.html e ainda http://observateologia.blogspot.com/2009/08/feliz-teologia.html ).

Há igrejas em nosso país que lotam aos domingos. Será que verdadeiramente todas são igrejas bíblicas, amantes profundas da Palavra de Deus? Duvido que na maioria dos casos seja assim. O povo de Deus deveria, idealmente, ser conhecedor profundo das doutrinas bíblicas. Mas muitos torcem o nariz para o estudo bíblico-doutrinário porque sabem que dá trabalho. Não se quer pensar. Não se deseja mergulhar nos tesouros infindáveis que o Senhor coloca à disposição para todo aquele que quiser. Temos uma geração de líderes que são preguiçosos e consequentemente exemplificam assim negativamente para o povo. A Bíblia diz no livro de Hebreus: "Lembrai-vos dos vossos pastores, que vos falaram a palavra de Deus, a fé dos quais imitai, atentando para a sua maneira de viver" (13.7). Muitos pregam sim a Palavra de Deus. Muitos sim, são piedosos e sinceros. Devem ser imitados. Mas muitos desses, infelizmente, não alimentam o rebanho como deveriam alimentar. Não ensinam o povo como deveria ser ensinado. Falham lamentavelmente no tocante ao ensino bíblico-sistemático de seu rebanho. E assim, o povo aprende da pior forma os ensinamentos bíblicos porque não há um ordenamento adequado que emana deste tipo de ensino e também da pregação expositiva da Palavra de Deus.

A pregação expositiva, em uma definição bem simples expõe o que realmente diz a Palavra de Deus. O pastor ou pregador não introjetará suas próprias ideias para dentro do texto. Mas o que ele fala à congregação emana diretamente do texto em apreço. Ele toma determinada passagem da Escritura, explica-a e, em seguida, aplica o significado da passagem à vida da congregação. Esta é a pregação mais adequada para saber o que realmente Deus diz para aqueles que são o Seu povo e também para aqueles que ainda não fazem parte de Seu povo.

Por isso, situações como essa que ouvimos acerca de Ricardo Gondim, e outros ilustres pastores dos quais quase todo dia ouvimos falar que pronunciaram heresias em sua pregação ou em seu ensino, devem ser devidamente analisadas, devidamente checadas por todo cristão compromissado com a Palavra e, caso se comprove que ultrapassaram os limites que a própria Bíblia determina, indo além do que está escrito (1 Co 4.6), devem sim ser repudiados. Não digo que se deva menosprezar tudo o que escreveram antes. Até porque creio que a queda no pântano das elucubrações heréticas é algo gradual, não se cai ali de repente, mas se vai escorregando pouco a pouco. Porque tomaram um atalho na senda que trilhavam, no caminho da santa e reta doutrina bíblica e depararam com este lodaçal e tentam atravessá-lo, mas em verdade afundam a cada dia mais. Ou seja, especulam tantas coisas, rejeitam o estudo sistemático das doutrinas bíblicas, dão ouvidos a outros especuladores com suas filosofias humanistas e assim se afastam quase totalmente do bom caminho que um dia estavam.

Mas sabemos que Deus, em sua grande misericórdia, pode perfeitamente através do Espírito Santo, tornar a trazer estes ao caminho da razão bíblica. Ao prumo da sã doutrina. O ínsigne pastor Gondim (que continuo a admirar, tenho livros dele e fui muito edificado por seus artigos na revista ULTIMATO) pode sim estar equivocado no quis diz hoje acreditar. Mas lembremo-nos todos, sendo ser humano, é falível, é ambíguo. Desnecessário dizer que você e eu somos todos assim. Não esqueça disso antes de abrir a boca para criticá-lo impiedosamente.

Há uma palavra linda em Isaías 30.21: "E os teus ouvidos ouvirão a palavra do que está por detrás de ti, dizendo: Este é o caminho, andai nele, sem vos desviardes nem para a direita nem para a esquerda." Que maravilha! O Senhor pode perfeitamente fazer com que todos nós, caso venhamos a caminhar para o pântano das heresias, venhamos a ouvir sua dulcíssima voz a nos alertar sobre o verdadeiro caminho, o caminho da Sua Palavra, o caminho da verdadeira doutrina bíblica, o caminho do estudo sério e aprofundado.

Povo de Deus, esse é o nosso compromisso. De forma particular, individual, devemos estudar a Bíblia continuamente. Mergulhar nela, sair da superficialidade tão comum de nossos dias. O conhecimento bíblico não é privilégio de uma elite. Também, o conhecimento bíblico não é para nos empavonar, vaidosamente nos colocarmos em uma redoma, acima de tudo e de todos. Muitos falam contra estudar numa faculdade ou seminário bíblico. De que o crente se desviará ao sair de lá ao final do curso. É mentira. Se desvia quem exatamente abandona o caminho da seriedade no trato do texto bíblico e se entrega às fábulas ou novidades do mundo gospel. São muitas as novidades por aí. Não acredite nelas. Fique com o bom tesouro da Palavra de Deus.

O conhecimento bíblico é para conhecermos mais a Deus e assim crescermos no relacionamento com Ele. Também faz com que tomemos a fundo Seus mandamentos e Seus propósitos para Sua Igreja na época presente. De fato, a Bíblia Sagrada é o nosso único e dileto manual em tudo que refere à nossa nova vida em Cristo.

Meus amados, não se espantem com o que ouvimos todos os dias, sobre aqueles que outrora trilhavam o caminho certo e seguro de Deus e hoje trilham um caminho de teor humanista. Fique firme naquilo que você aprendeu. Note o conselho de Paulo a Timóteo: "Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina. Persevera nestas coisas; porque, fazendo isto, te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem" (1 Tm 4.16).

Essa é a Palavra de Deus. Estude-a e persevere nela em todo tempo.

Pense nisso.


4 comentários:

  1. O que se denomina de heresia hoje é não ler na cartilha dos calvinistas? Precisamos tomar cuidado com o que denominamos de heresia. Será quem não pensa como a grande maioria? Número não é o parâmetro para se medir uma doutrina ou heresia.Virou moda chamar fulano ou sicrano de herege só porque tem coragem de pensar fora da caixa, mas não fora da Bíblia.

    ResponderExcluir
  2. É verdade Sílvia Geruza, você está certa somente atente que em meu post, se você leu com atenção, não critiquei seu esposo. Gosto muito do que o pastor Ricardo Gondim escreve, ele muito me inspira, saiba disso. Somente lancei uma modesta recomendação para que todos nós continuemos atentos ao que diz a Palavra de Deus. Se ele pensou fora da caixa como vc diz, e se esse pensar não estiver de acordo com a Bíblia, é problema dele com o Supremo Autor. Deus te abençoe e obrigado pelo comentário.

    Cicero Ramos

    ResponderExcluir
  3. Olá Cícero Ramos, graça e paz.

    Por falta de Cristo em suas vidas muita gente anda falando do Pr. Ricardo Gondim,( o que não é o seu caso ) aprendi muito com o Gomdin e com a Silvia Geruza no encontro íntimo numa rádio aqui em SP, hoje acompanho o casal pela internet.

    Sinto-me honrado pela sua amável visita e comentário no meu humilde blog, fiquei feliz em conhecer seu blog e poder compartilhar um material de qualidade nos dias maus em que vivemos.

    Seu conservo Iveraldo Pereira.

    ResponderExcluir
  4. E eu me alegro por sua participação igualmente em meu blog. É da mesma forma honroso para mim. Também acompanho Ricardo Gondim em seu site. Estamos aqui à sua disposição amado irmão Iveraldo. Que Deus o abençoe ricamente!

    Cicero Ramos

    ResponderExcluir