domingo, 15 de maio de 2011

Mudanças.....inevitáveis, naturais e necessárias

Ontem estive no casamento da filha de um amigo nosso que há sete meses aproximadamente ficou viúvo. O Senhor escolheu recolher para Si sua esposa e companheira. Fiquei a refletir sobre o fato de como, em pouco tempo, inevitavelmente as mudanças sobrevieram sobre aquela família. Marido viúvo, três filhos jovens saudosos de sua querida mãe, mudança de residência, casamento......tudo isto aconteceu em tão pouco tempo. O que podemos aprender com isso?

Acredito que uma das lições mais valiosas refere-se aquilo que está escrito em Tiago 4.13-15: "Eia agora vós, que dizeis: Hoje, ou amanhã, iremos a tal cidade, e lá passaremos um ano, e contrataremos, e ganharemos; digo-vos que não sabeis o que acontecerá amanhã. Porque, que é a vossa vida? É um vapor que aparece por um pouco, e depois se desvanece. Em lugar do que devíeis dizer: Se o Senhor quiser, e se vivermos, faremos isto ou aquilo." A nossa limitação é algo que deve nos manter humildes. Não temos poder em nós mesmos para, de forma totalmente autônoma, planejar e fazer exatamente como concebemos. Não. Nossa condição humana é limitadora em si mesma. De fato, nossa vida é como um vapor que aparece por pouco tempo e logo desaparece. Tiago diz claramente de que deveríamos dizer: "Se o Senhor quiser, e se vivermos, faremos isto ou aquilo" (v. 15b).

Tiago se refere a alguém que planejava e confabulava com outro que iriam para outra cidade, passariam um ano, contratariam e ganhariam. Ele planejou, mas Tiago diz que ele efetivamente não sabia o que lhe aconteceria amanhã, que nada sabia sobre seu futuro. Então compara a vida a um vapor, a uma neblina, para dizer logo após algo que denota que somos realmente dependentes de Alguém acima de nós: Deus. Pois é Ele que permite tal ou qual acontecimento sobre nossa existência.

A família a qual me referi no início, certamente tinha seus projetos. Tinha com certeza muitos planos arquitetados para o futuro. Mas não foram adiante em virtude da morte de um de seus componentes. Mudanças ocorreram como desdobramentos desse fato e agora eles vivem uma outra realidade. A vida é assim. A existência humana é dessa maneira. Planejamos, confabulamos, tentamos reunir os meios para que os projetos saiam do papel. Em alguns casos, isto, por permissão divina, pode até acontecer. Mas em outros, ficará somente na intenção, pois a última palavra sobre as nossas vidas é de Deus.

As mudanças além de serem inevitáveis, são naturais e necessárias. Deus sabe disso e permite que ocorram para produzirem efeitos sobre nós, para nos fazer mais próximos d'Ele. Se levarmos isto em consideração, seremos grandemente beneficiados. Por nos amar tanto, o Senhor permite que muitas coisas ocorram ou sobrevenham sobre nossas existências e estas coisas nem sempre nos agradam. Uma das coisas que mais detestamos é de sermos contrariados. Alguém chegar em nós e dizer que não façamos tal coisa. Logo mandamos que se retire pois alegaremos que a vida é nossa e fazemos o que bem nos aprouver. O Senhor, embora tenha dado ao homem o livre-arbítrio, ou seja, o ser humano pode fazer o que bem entender, todavia, deve o homem ficar ciente de que prestará contas de seus atos (Ec 11.9) e de que o Senhor Deus é soberano para intervir em sua vida a hora que desejar.

O ser humano cresce com a intervenção divina sobre si. O poder de Deus agindo sobre sua breve existência deve levá-lo a uma postura humilde, como nos referimos anteriormente. Se permitir a livre ação do Senhor sobre sua vida, o homem gozará do privilégio da amorável companhia divina a guiar-lhe os passos. Entenderá que Ele só quer o nosso bem, ainda que pareça, temporariamente, de que estamos totalmente à mercê dos duros golpes da vida, como desemprego, violências, doenças, morte. Deus ama tanto a mim e a você que permite muitas coisas para, quero novamente ressaltar, fazer com que estejamos mais próximos de Si e recebamos Suas bençãos pelo fato de nos submetermos aos Seus eternos propósitos.

Lembre-se irmão querido: A vontade de Deus é boa, perfeita e agradável. A sabedoria de Deus para nós é pura, perfeita, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade e sem hipocrisia (Rm 12.2; Tg 3.17). Sendo nós submissos à Sua vontade perfeita, Ele mesmo nos concederá a sabedoria que vem do alto, sabedoria para vivermos uma vida nesta terra que Lhe agrade em tudo, em plena harmonia com o Evangelho de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

As mudanças sempre ocorrerão. Elas são inevitáveis. Ocorrem muitas vezes à revelia de nossa própria vontade. Mas se vem de Deus, podem ser para corrigir nossos caminhos diante d'Ele e proporcionarão posteriormente um gozo, uma alegria plena. É como disse o escritor aos Hebreus, referindo-se no cap. 12 sobre a disciplina de Deus sobre nós: "E, na verdade, toda a correção, ao presente, não parece ser de gozo, senão de tristeza, mas depois produz um fruto pacífico de justiça nos exercitados por ela" (v.11).

Que o Senhor nos conceda entendimento neste dia para que compreendamos estes fatos. E é da vontade d'Ele que tenhamos esta compreensão.

Pense nisso.

2 comentários:

  1. Parabéns pelo blog já estou seguindo me ajude sou apenas um iniciante no mundo blogsférico.rsrs.
    http://ebdistas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. No que puder lhe ajudar, estarei à disposição, obrigado por nos seguir, tb estou seguindo seu blog, Deus abençoe sua vida e ministério!!!

    Cicero Ramos

    ResponderExcluir