sábado, 21 de maio de 2011

Confiança e desconfiança na balança


Todos nós precisamos dar um voto de confiança às pessoas. Devemos também inspirar confiança nelas. A convivência em sociedade ficará grandemente prejudicada se vivermos em desconfianças mútuas e consequentemente deixando de viver uma vida de excelência nos relacionamentos humanos. 

Confiança é algo a ser conquistado. E pode ser duramente conquistado e facilmente perdido. Amor sem confiança não é amor. Os filhos confiam nos pais, porque os amam. Os cônjuges, noivos e namorados confiam mutuamente porque se amam.

A confiança é tão importante em nosso cotidiano. Imagine se eu fosse viajar para a China, no outro lado do mundo, portanto (ia falar no Japão, mas a China está na moda, não é mesmo?). Compraria um bilhete de uma companhia aérea e confiaria que o bilhete que está sendo adquirido por mim na agência é um bilhete legítimo, não falsificado. Confiaria que realmente o avião partiria na data e horário determinados. Confiaria igualmente que o avião estaria com sua manutenção em dia e que os pilotos são profissionalmente competentes para chegar ao destino em segurança. Devo confiar nestes fatores. Veja quantas pessoas envolvidas e, mesmo sem conhecê-las, devo confiar em seu trabalho.

Confiança absoluta devemos ter somente em Deus. É o que a Palavra de Deus preconiza. Ela condena a mim e a você quando depositamos este tipo de confiança em outra pessoa como nós, falíveis, mortais e pecadoras, leiamos: “Assim diz o Senhor: Maldito o homem que confia no homem, faz daquilo que é mortal a sua força e afasta do Senhor o coração” (Jr 17.5 – Almeida Séc. 21). Este tipo de confiança é idolátrica porque faz de outro ser humano seu apoio, sua rocha, seu escudo protetor. Estas ilustrações de proteção somente em Deus devem ser reconhecidas. Um ser humano não pode apoiar-se a outro semelhante esperando que este seja sua fortaleza. Quem assim faz, Deus diz que é maldito.

O homem abençoado é aquele que faz conforme o verso 7: ”Bendito o homem que confia no Senhor, cuja esperança é o Senhor.” Esse tem a promessa de benção porque confia em Deus apoiando sua vida nele e não em um mero ser humano.

Todavia, eu quero me reportar à confiança que deve haver entre os membros da grande família humana. Em seus graus variados de relacionamento. Pais e filhos, marido e mulher, namorados e noivos, parentes mais distantes, patrão e empregado, enfim, são muitos os relacionamentos e sempre haverá de existir um nível de confiança mútua.

Se eu amo a alguém, eu confio sim nessa pessoa. Poderão haver abalos, mas para que existe o diálogo? A conversa franca? A abertura do coração? Além de tudo, o Senhor Jesus nos ensinou o perdão (Mt 6.14,15). Eu posso errar. Você pode errar. A confiança pode balançar. Mas quem ama real e verdadeiramente, perdoa e a partir daí poderá principiar o retorno ao nível de confiança anterior. Claro que, em algumas situações, fica por demais complicado um nível de confiança como era antes. Mas, todos devem ser ouvidos, o diálogo franco deve ser estimulado. Sempre.

Viver em desconfiança é insuportável. Viver desconfiando de tudo e de todos é terrível. Não ser digno de confiança é detestável. Por isso, um exercício saudável de tolerância e diálogo sempre será tão desejável em qualquer relacionamento humano.

Eu confio em você. De que lerá este texto e refletirá sobre a importância da confiança em suas relações. Sei que você igualmente gosta de inspirar confiança em outrem. Não deseja igualmente aprender a confiar mais em seu próximo? Sempre compreendendo, entretanto, que Deus é o seu amparo. E não as pessoas. Confie e faça-se digno da confiança de outra pessoa também.

Pense nisso.

4 comentários:

  1. Amado Cícero,
    A paz
    Acabara de comentar sobre o afastamento do pr Ricardo Gondim da revista Ultimato, no blog do nosso Pr. Guedes. O fato se deu pela intolerância, impaciência e desconfiança da Revista sobre a postura teológica atual daquele homem de Deus, quando constatei, com prazer, sua honrosa visita ao meu humilde espaço virtual.
    Ato contínuo, acessei este excelente blog e apreciei sua bela postagem.
    Ingressei no rol dos seus seguidores.
    Grato pela visita
    Que Deus o abençoe abundantemente
    Seu conservo em Cristo

    ResponderExcluir
  2. Fico imensamente feliz que tenha gostado de nosso espaço meu irmão e desejo que as mensagens aqui postadas sejam para sua edificação tão somente. Obrigado por nos seguir também. Que a graça e a misericórdia de Jesus Cristo sejam sobre sua vida e ministério.

    Cicero Ramos

    ResponderExcluir
  3. "Sem fé é impossível agradar a Deus". Vejo "fé" aqui como confiança e penso que também sem confiança, é impossível levar adiante um relacionamento saudável com quem quer que seja. Por isso gostei muito do teu texto, querido. Como sempre, vc nos inspira e nos edifica com a Palavra de Deu e suas reflexões. Dios te bendiga!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Roberta por suas palavras, pois em verdade nos estimulam na continuidade deste ministério de edificar vidas por meio de textos inspirados nas Escrituras, grande abraço|!

      Excluir