terça-feira, 4 de janeiro de 2011

A suave escravidão da moda


As mulheres precisam andar na moda! Quem já não ouviu, ou pronunciou esta frase? Nos dias de hoje há uma preocupação demasiada com a aparência exterior. Esta torna-se a prioridade de vida de muitas mulheres. Precisam estar constantemente "antenadas" com as últimas tendências de roupas, calçados, penteados, cosméticos e acessórios. Temem ser taxadas de "cafonas" se não acompanharem os últimos lançamentos do mundo "fashion". Mas isto não soa estranho à nossa consciência cristã?

Sim, porque a Palavra de Deus ensina que a ênfase da mulher cristã (e o homem também) deve recair sobre a aparência interior. Observe o que dizem os textos de 1Tm 2.9,10: "Do mesmo modo, quero que as mulheres se vistam com decência, modéstia e discrição, não com tranças, nem com ouro ou pérolas, nem com vestidos caríssimos, mas que se vistam de boas obras, como convém a mulheres que afirmam servir a Deus" (Almeida Séc. 21) e também 1Pe 3.3,4: "O que vos torna belas não deve ser o enfeite exterior, como as tranças dos cabelos, as jóias de ouro ou o luxo dos vestidos, mas sim o íntimo do coração, com um espírito gentil e tranquilo, que não perece e tem muito valor diante de Deus" (Almeida Séc. 21).

Os apóstolos Paulo e Pedro, da parte do Espírito Santo, ensinam a verdadeira prioridade: o enfeite interior, a edificação do caráter, a beleza de uma consciência pura, o temor a Deus no coração. Estas são as melhores "roupas" que o homem e a mulher de Deus devem trajar. Em Efésios, Paulo diz: "Se é que de fato o ouvistes, nele fostes instruídos, conforme a verdade que está em Jesus, a vos despir do velho homem, do vosso procedimento anterior que se corrompe pelos desejos maus e enganadores e a vos renovar no espírito da vossa mente, e a vos revestir do novo homem, criado segundo Deus em verdadeira justiça e santidade" (4.21-24, Almeida Séc. 21) e igualmente em Colossenses 3.12-14: "Então, como santos e amados eleitos de Deus, revesti-vos de um coração cheio de compaixão, bondade, humildade, mansidão e paciência, suportando e perdoando uns aos outros; se alguém tiver alguma queixa contra o outro, assim como o Senhor vos perdoou, também fazei. E, acima de tudo, revesti-vos do amor, que é o vínculo da perfeição" (Almeida Séc. 21).

Note que o ser humano estava "vestido" com a indumentária do pecado, mas agora lhe é ordenado para que seja "revestido" (vestido de novo, uma nova roupagem) com o caráter e os atributos existentes em Jesus Cristo, nossa referência e nosso supremo padrão. Justiça, santidade, misericórdia, compaixão, benignidade, humildade, mansidão, longanimidade (paciência), perdão, amor. Isto vai em rota de colisão ao padrão mundano que incentiva e estimula como prioridade à beleza exterior. A mulher e o homem de Deus são chamados para que tenham uma bela aparência interior, que é de grande valor para com Deus (1Pe 3.4).

A moda do mundo escraviza os seres humanos à concupiscência do coração humano. Escraviza de forma suave porque é, em princípio, algo agradável a todos ter uma bela aparência. Não é pecado o cristão trajar-se bem. Andar limpo e bem arrumado, além de honroso a Deus, reflete também a beleza interior do qual já é possuidor. Mas, investir pesadamente na aparência corporal, física e não dar a prioridade à sua vida com Cristo, ao seu coração, à sua vida interior, é pecado porque subverte a verdadeira e única prioridade: Deus acima de todas as coisas, como disse Jesus (Mt 22.37,38).

A pressão que todos nós sofremos nos dias de hoje para que nos conformemos ao mundo, aumenta a cada instante e dentre suas "notórias prioridades" que praticamente é de grande estima a todos os que não conhecem o Senhor é justamente culto à aparência exterior. Este comentário estende-se também os que malham em academias, não que isto não traga benefícios no que tange à saúde física, também não se descarta a melhoria da estima de alguém que dia a dia vê seu corpo ser esculpido onde antes tinha uma avantajada barriga ou aqueles pneuzinhos antiestéticos. O problema é quando a atividade física torna-se um verdadeiro "culto" onde a pessoa não pensa em outra coisa ou dedica-se em demasia à atividade física. Como sempre, Deus nos adverte em Sua Palavra: "Porque o exercício corporal para pouco aproveita, mas a piedade para tudo é proveitosa, tendo a promessa da vida presente e dá que há de vir" (1Tm 4.8).

Podemos parafrasear o apóstolo Paulo substituindo a expressão "exercício corporal" por "moda". Veja que estará totalmente de acordo com o que abordamos acima, com as virtudes que deveríamos enfatizar, a verdadeira piedade em si, que é algo que realmente nos é proveitoso não só na vida que ora desfrutamos pela graça de Deus aqui, como na que haveremos de usufruir no futuro quando estivermos para sempre na presença bendita do Senhor Deus.

Não sejamos portanto, mulheres ou homens, escravos da moda vã e passageira. Vista-se com modéstia. Arrume-se com decência. Seja bonita, mulher de Deus, seja elegante servo do Senhor! Porém não esqueçam do que diz a eterna Palavra de Deus: "Fostes comprados por bom preço; não vos façais servos (ou, escravos) dos homens" (1Co 7.23).

Convém lembrar que muitos só estão com sua estima "em alta" se estiverem trajando o último lançamento da estação. Lamento dizer que você que assim faz gastará de maneira vã seu dinheiro para sempre atualizar-se e nunca irá plenamente se satisfazer, mas sua frustração aumentará sempre porque determinado está pelo Senhor que sua satisfação, sua alegria, seu prazer, sua plenitude de vida somente será encontrada num relacionamento vivo com Jesus Cristo.

Amiga (e amigo), pense muito bem sobre isso.

7 comentários:

  1. Muito bom seu artigo Cicero, mas se você pode conciliar tudo isso será uma benção, eu mesma malho sempre, faço meus exercícios, quando não vou a Academia, faço em casa esteira, mas nunca deixo de exercitar o amor, justiça, santidade, misericórdia, compaixão, benignidade, humildade, mansidão, longanimidade (paciência), perdão. Me cuido por dentro e por fora. rsss Paz meu amigo!

    ResponderExcluir
  2. Com certeza Rô, e eu mesmo corro de três a quatro vezes por semana, o ideal como disse é a conciliação. Escrevi um post em 04 de março de 2010, "O cristão autêntico cuida também de seu corpo", onde abordei esta questão com mais propriedade. Obrigado querida por seu comentário, sinto-me honrado, a Paz de Jesus!

    ResponderExcluir
  3. Muito bom artigo, gostei mesmo, que Deus te abençoe ainda mais por Cristo Jesus, nosso Senor!

    Peço tua permissão para reproduzir este artigo em meu blog: Ensinos do Mestre ( ensinosdomestre.blogspot.com ) - claro, com os devidos créditos ao autor: você.

    Estou seguindo seu blog, se puder, siga o meu também. Desde já obrigado, Breno.

    Fica na paz de Cristo Jesus, o Senhor.

    ResponderExcluir
  4. Voltei, rsss
    pensou que não vinha foi?? rss
    É isso aí, vamos cuidar do corpo e do espírito também. Paz e bjs!

    ResponderExcluir
  5. Ok Breno estou seguindo seu blog tb e pode reproduzir meu post lá igualmente. Obrigado por nos seguir e que em seu trabalho vc reproduza fielmente a Palavra de Deus para edificação de vidas, fica na Paz!

    ResponderExcluir
  6. Valeu Rô pelo retorno, vamos nos cuidar sim, a gente se vê, Shalom!

    ResponderExcluir
  7. olha irmão que Deus continue falando contigo, sei que mts se levantao contra a doutrina do Senhor , querendo agradar suas proprias vontades, mas eu louvo á Deus,que ainda existe pessoas na terra dispostas a pagar o preço pela santidade,para andar segundo Deus quer e nao omo nós queremos, gostei muito

    ResponderExcluir