segunda-feira, 12 de julho de 2010

Caso Bruno e a natureza pecaminosa do homem


O caso do goleiro Bruno do Flamengo, leva-nos mais uma vez a considerar a natureza pecaminosa do ser humano e a absoluta necessidade de redenção, regeneração e justificação. Acredito que, na mesma medida da repercussão do caso, pois envolveu uma figura pública do esporte que atuava no clube de futebol de maior torcida do país, nós devemos da mesma maneira permitir que repercuta em nossas consciências a verdade bíblica de que somos pecadores (Rm 3.23), e de que temos, de fato, um coração mau (Mt 15.19) e rebelde contra Deus e precisamos aceitar o que Ele fez por nós na Pessoa de Cristo (2 Co 5.19), para que pudéssemos estar em comunhão com Ele e salvos de Sua ira vindoura (1 Ts 5.9).

Vejamos a condição real co coração humano conforme as palavras de Jesus: "E dizia: O que sai do homem isso contamina o homem. Porque do interior do coração dos homens saem os maus pensamentos, os adultérios, as prostituições, os homicídios, os furtos, a avareza, as maldades, o engano, a dissolução, a inveja, a blasfêmia, a soberba, a loucura. Todos estes males procedem de dentro e contaminam o homem" (Mc 7.20-23), corroborando o que Deus Pai dissera em Gn 6.5: "E viu o Senhor que a maldade do homem se multiplicara sobre a terra e que toda a imaginação dos pensamentos de seu coração era só má continuamente." Através do profeta Jeremias, Deus também disse: "Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas,e perverso; quem o conhecerá? Eu, o Senhor, esquadrinho o coração e provo os rins; e isto para dar a cada um segundo os seus caminhos e segundo o fruto de suas ações(Jr 17.9,10). O apóstolo Paulo também escreveu: Por isso também Deus os entregou às concupiscências de seus corações, à imundícia, para desonrarem seus corpos entre si” (Rm 1.24).

Através de todas estas passagens é descrita com clareza e precisão o estado verdadeiro do coração do homem. É Paulo quem ainda nos fala de forma mais ampliada em Rm 3.9-18: "Pois quê? Somos nós mais excelentes? De maneira nenhuma, pois já antes demonstramos que, tanto judeus como gregos, todos estão debaixo de pecado; Como está escrito: Não há um justo, nem um sequer. Não há ninguém que entenda; Não há ninguém que busque a Deus. Todos se extraviaram, e juntamente se fizeram inúteis. Não há quem faça o bem, não há nem um só. A sua garganta é um sepulcro aberto; Com suas línguas tratam enganosamente; Peçonha de áspides está debaixo de seus lábios; Cuja boca está cheia de maldição e amargura. Os seus pés são ligeiros para derramar sangue. Em seus caminhos há destruição e miséria; E não conheceram o caminho da paz. Não há temor de Deus diante de seus olhos."

Assim vivia Bruno, longe de Deus, na plenitude de uma vida de impiedade. Morto para Deus em ofensas e pecados, andava segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, sendo ele, Bruno, filho da desobediência, fazendo a vontade de sua carne e de seus pensamentos e sendo também filho da ira (Ef 2.1-3). Ele entrou pela porta larga e trilhava o caminho largo (Mt 7.13), estando também entenebrecido de entendimento, separado da vida de Deus por sua ignorância e dureza de coração (Ef 4.18). Sendo igualmente insensato, desobediente, extraviado, servindo a várias concupiscências e deleites, vivendo em malícia, odioso e odiando aos outros (Tt 3.3).

Toda esta descrição do agora ex-goleiro do Flamengo, Bruno, demonstra cabalmente tudo o que o ser humano é em seu estado degenerado pelo pecado. Foram muito profundos os efeitos do pecado sobre a natureza humana. Pecado é errar o alvo, é tortuosidade, é rebeldia contra Deus, é perversidade. O pecador fala e trata falsamente (Sl 58.3; Is 28.15). Representa falsamente e dá falso testemunho (Êx 20.16; Pv 19.5, 9). Pecado é desordem, é iniquidade (1 Jo 3.4) e trangressão da lei. Pecado também é queda, é derrota, é erro. O pecado desfigurou a imagem de Deus no homem. Este não a perdeu completamente. Mesmo em seu estado decaído, o homem ainda é considerado uma criatura à imagem e semelhança de seu Criador (Gn 9.6; Tg 3.9). Apesar de não estar totalmente perdida, a imagem divina no homem está bastante desfigurada, tal foi a ruína causada pela queda do homem no pecado.

É com muito pesar que assistimos diariamente o cortejo de notícias não só sobre o caso Bruno como também as inúmeras informações de assassinatos, agressões, traições, assaltos, tráfico e uso de drogas, corrupção generalizada. O homem está, em seu próprio estado natural, irremediavelmente perdido sem a ajuda de Deus. Satanás está a cada dia mais e mais enlaçando as almas em suas garras e em suas astúcias. Os homens amam a vida de pecado. Amam viver na miséria de uma vida medíocre e desesperadora.

Por isso que nós, crentes em Jesus Cristo, deveremos por todas as maneiras possíveis e lícitas, apresentar o único remédio eficaz contra o câncer que é o pecado na vida do homem: O Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo. Está escrito: "Porque primeiramente vos entreguei o que também recebi: que Cristo morreu por nossos pecados, segundo as Escrituras, e que foi sepultado, e que ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras" (1 Co 15.3, 4).

SOMENTE NESTE EVANGELHO ANUNCIADO E CENTRALIZADO NA MORTE E RESSURREIÇÃO DE JESUS CRISTO QUE VERDADEIRAMENTE ENCONTRARÃO OS HOMENS A SALVAÇÃO E A REAL LIBERTAÇÃO DE TODO PECADO.

Por esse Evangelho eu vivo e quero viver sempre até o grande dia do retorno breve de Jesus. É esse Evangelho verdadeiro que quero anunciar para ajudar aos meus semelhantes a também conhecerem a maravilhosa libertação em Cristo.

Se você puder, agora mesmo, pense nisto!





4 comentários:

  1. Gostei muito do seu texto
    e também do blog.
    Já estou seguindo.

    Se tiver um tempinho passa lá no "O Pastor", será uma honra.
    PAZ.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado, que bom que tenha gostado, estou neste mesmo instante acessando seu blog, Deus o abençoe ricamente, fica na Paz do Senhor!

    Cicero Ramos

    ResponderExcluir
  3. Maravilhosa sua postagem. Muito bom, também concordo contigo. Paz!

    ResponderExcluir
  4. Obrigado mais uma vez Rô, fique na Paz do Senhor!

    Cicero

    ResponderExcluir