terça-feira, 8 de junho de 2010

A filosofia do “deixa a vida me levar”

Existem muitas pessoas em nossos dias que vivem de uma maneira quase que totalmente irresponsável. Conforme os ventos sopram na árvore de sua existência, ela se deixa quedar ao sabor da brisa, passivamente indo conforme a direção determinada. Deixam-se levar por opiniões, tendências, modismos, influências, pensamentos e filosofias. A ideologia subrepticiamente repassada pela mídia, por exemplo, é de que o homem não deve oferecer resistência, seja de que tipo for. Sua atitude deverá ser de aceitação aos ditames do mundo atual. Se o homossexualismo, por exemplo, é uma opção sexual válida tanto quanto o heterossexualismo, como sobejamente propagam, então o indivíduo deve aceitar isto sem mais discussões. É deixar tudo como está, ou seja, se estão dizendo que é válido, então eu tenho mais é que aceitar, para que questionar algo que já está caindo no gosto popular, afinal não é assim, no caso da homossexualidade?

Outros vivem seus relacionamentos interpessoais com pouquíssimo senso de ética. A fidelidade decididamente está caindo em desuso. A mentira, em suas variadas roupagens, alcança níveis cada vez maiores de popularidade. E na classe política, exemplo que já se tornou tristemente “clássico” (com raríssimas exceções), configura-se como plenamente aceitável tanto quem corrompe como quem se deixa corromper. E a tendência é “deixar a vida nos levar”. Vamos vivendo, uma mentirinha aqui, uma tramóia ali, um negócio escuso acolá. Tudo é uma “festa”, regada com muitos $$$!

Não aceito os que dizem que estas lamentáveis inclinações entre os homens que não tem o temor de Deus em seus corações, ocorrem somente entre os brasileiros. Ocorre entre todo o gênero humano. Na Bíblia claramente vemos desde o princípio da história humana todas estas más inclinações. Está escrito: E viu o Senhor que a maldade do homem se multiplicara sobre a terra e que toda a imaginação dos pensamentos de seu coração era só má continuamente” (Gn 6.5). Desde a queda no Éden, os homens somos todos tendentes a “deixar a vida nos levar”, ou seja, vamos vivendo conforme nossas inclinações pecaminosas. Jesus mesmo em sua divina autoridade declarou: E dizia: O que sai do homem isso contamina o homem. Porque do interior do coração dos homens saem os maus pensamentos, os adultérios, as prostituições, os homicídios, os furtos, a avareza, as maldades, o engano, a dissolução, a inveja, a blasfêmia, a soberba, a loucura. Todos estes males procedem de dentro e contaminam o homem” (Mc 7.20-23).

É mesmo incrível o que pode fazer o ser humano quando leva uma vida conforme sua própria vontade, conforme seu bel-prazer. As aberrações que hoje querem nos fazer passar como normais, isto é, homossexualismo, aborto, generalização da violência e corrupção, tem tomado mentes e corações de forma crescente. Por meio do bombardeamento diário na mídia, tanto noticiários como programações outras tais como novelas, filmes, alguns desenhos animados, músicas, esportes, também podemos incluir determinados games, enfim, esta massa de informação e estimulação contínua tem um só objetivo, à luz da palavra profética da Bíblia: fazer com que o homem esteja em rebelião constante contra o Senhor e cada vez mais distante d’Ele.

O cantor Zeca Pagodinho dá forma musical para esta maneira de vida conforme o coração não-regenerado cantando assim: “Se a coisa não sai/Do jeito que eu quero/Também não me desespero/O negócio é deixar rolar/E aos trancos e barrancos/Lá vou eu!/E sou feliz e agradeço/Por tudo que Deus me deu...” De fato, ele acredita que “deixar rolar” e “aos trancos e barrancos” é a maneira simples de se viver. Nada de compromisso com a verdade, a verdade da Palavra de Deus. O Salmo 10.3 assim diz: Porque o ímpio gloria-se do desejo de sua alma; bendiz ao avarento, e renuncia ao Senhor.” Eles vivem desta maneira contrária à verdade e gloriam-se, procuram “não esquentar a cabeça”, afinal “deixam a vida os levar”. Temerariamente dizem que são felizes e ainda intentam agradecer “por tudo que Deus lhes deu.” Quanta presunção.

Mas não são assim os que são “guiados pelo Espírito de Deus” (Rm 8.14). Estes vivem conectados a realidades mui superiores (Cl 3.1-3). Trilham um caminho sobremodo estreito (Mt 7.13,14). Negam a si mesmos a cada dia, tomam sua cruz e seguem ao Senhor Jesus (Mc 8.34,35; Lc 14.26,27). Para estes, é inteiramente sem fundamento a filosofia do “deixa a vida me levar”, porque aprenderam que é Deus Quem deve conduzí-los ao porto seguro. Os que aderem aquela outra filosofia, estão inteiramente à deriva. Falta pouco para o barco de suas vidas fazer água e afundarem nas águas revoltas das ideologias enganosas do presente século. E é extremamente lamentável constatarmos que muitos irmãos, que estavam trilhando o caminho sobremodo excelente do Evangelho, deixaram-se vencer novamente por esta nefasta filosofia “zecapagodiniana” e fizeram como o companheiro do apóstolo Paulo, Demas (2 Tm 4.10).

Sejamos ativos em viver uma vida cristã frutífera. Ancorados na verdade bíblica, podemos superar o poder de atração que o mundo exerce em todos nós e frutificarmos para Deus. Não sejamos relapsos em viver desta maneira salutar, conforme a vontade de Deus. O apóstolo Pedro deixa-nos uma palavra preciosa neste sentido: Porque, se em vós houver e abundarem estas coisas, não vos deixarão ociosos nem estéreis no conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo” (2 Pe 1.8, leia por favor todo contexto).

Minha oração é para que cada vez mais o Evangelho seja não só pregado mas vivido em sua integralidade. Isto contribuirá para que muitos venham a entender que o estilo de vida por excelência, a verdadeira filosofia de vida, é aquela calcada inteiramente nos oráculos divinos.

Pense nisto.

2 comentários:

  1. Olá! Irmão Cícero Ramos, Graça e Paz...

    Mais uma vez te parabenizo-lhe pela maravilhosa postagem. Em concordância com o amado, quero crer, que o que vemos no mundo de forma tão degradante, que tanto nos choca; não é apenas insensatez, ou falta de juízo ou tendências do meio, modismo etc. Creio ser muito pior. O amado citou (Gn-6:5vv). Onde o Senhor detector a maldade de toda rasa humana; e as destrói-u com o dilúvio.
    Olhando para os dias de hoje; e refletindo na carta de Paulo aos Romanos (Cap.1: 28-32), foco eu pensando; será que, Deus os está punindo, com os seus próprios pecados?
    Oremos ao Senhor, pelas suas infinitas Misericórdias em nome de Jesus.

    Deus te abençoe ricamente...

    ResponderExcluir
  2. Obrigado por seu comentário, conforme o salmista diz "um abismo chama outro abismo", ou seja, os ímpios caem por seus próprios pecados, mas para aqueles que crerem no Evangelho, haverá livramento certo. Deus abençoe igualmente sua vida e ministério, fique na paz.

    ResponderExcluir