quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

Vamos lembrar neste Natal: Porque Deus se fez homem?

Em meio aos festejos tradicionais de fim de ano, é adequado, é motivacional, é edificante, é fundamental, lembrarmo-nos o porque Deus fez-se homem na Pessoa de Seu Filho, Jesus Cristo. O Evangelho segundo João capítulo 1 é magistral em relatar a entrada d’Ele no mundo: No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez.(….) E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade” (Jo 1.1-3, 14).

Isto não é um mito. Isto é a verdade. É realidade tangível. Lembro de minha finitude e tenho dificuldade natural em compreender um ser infinito. Não temos condições de aquilatar como seria um ser que não teve princípio e nunca terá fim. Quando para pensar sobre isso, minha cabeça ferve num turbilhão de questionamentos, uma frustração começa a tomar forma, porque simplesmente não tenho alcance e nem capacidade para compreender o inefável.

Mas, esse ser infinito, incompreensível, inalcançável, resolve tomar minha forma finita para que então eu pudesse compreendê-lo. Para chegar a conhecê-lo. E em conhecê-lo, conhecer a mim mesmo e minha estrutura tão frágil e tão dependente d’Ele. É precisamente isto que João registra em seu Evangelho. O Verbo, a Palavra, o Logos, o Infinito, resolve tornar-se como um de nós, seres finitos. O mistério da encarnação.

Agora, posso contemplar, ouvir, sentir, Deus como Ele é. Sua humanidade tornou-o mais próximo de mim. Sua divindade passa a habitar num corpo de carne e osso. Ele torna-se igualmente humano às criaturas finitas que Ele mesmo criara. A identificação é um ato de amor sem igual. O despojar-se, o esvaziar-se (Fp 2.5-11) de Si mesmo para assumir a semelhança de homens, compromete-o para sempre conosco.

Jesus Cristo assim, faz com que eu possa compreender a Deus. O Pai comunica-se conosco através do Filho. O apóstolo Paulo disse: Porque nele habita corporalmente toda a plenitude da divindade” (Cl 2.9). A grandeza de Deus está n’Ele. O caráter de Deus está n’Ele. Todos os atributos da divindade estão n’Ele. Todos os nomes e títulos de Deus estão n”Ele. Toda a autoridade de Deus também encontra-se n’Ele.

Entretanto, também Jesus Cristo, Deus Filho, tonou-se homem na Encarnação (Gl 4.4) para que tivéssemos a filiação com nosso Pai celestial (Jo 1.12; 1Jo 3.1,2; Rm 8.15-19) e deixássemos de ser filhos do diabo (Jo 8.44) e filhos da desobediência e filhos da ira (Ef 2.2,3). Sobre o abismo que separava o Criador e a criatura, foi estendida uma ponte. E se Jesus fosse meramente uma criatura, nenhum de nós, impuros como somos, poderia chegar à presença do Santo.

Foi em nome do amor que Deus desceu até nós na Pessoa de Cristo. Assim podemos ter vida eterna. Jesus assim O disse: E a vida eterna é esta: que te conheçam, a ti só, por único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste” (Jo 17.3).

Abaixo todo mito, toda história infundada, toda invencionice fabricada pelos homens neste Natal. A figura mítica daquele velhinho simpático de roupas vermelhas e barba branca, embora povoe nossas mais antigas recordações de infância, é simplesmente abominável diante da sublimidade do relato do verdadeiro Natal e do que realmente significa para toda a humanidade.

Agora aguardamos a segunda manifestação d’Aquele que um dia adentrou no palco da história humana para mudá-la para sempre. Pela segunda vez, Ele assim O fará. Estaremos todos preparados para esse breve encontro?

Lembre-se: Ele se fez homem para dar a conhecer ao Deus infinito e Ele se fez homem para abrir o único e verdadeiro caminho até este Deus infinito (Jo 14.6).

Neste Natal e continuamente, pense nisto!

2 comentários:

  1. Desejo a você um feliz natal e um prospero ano novo.
    Que neste ano que está chegando, você e sua família sejam grandemente abençoados.

    ESTOU SEGUINDO O SEU BLOG.
    Conto com você. Seja um seguidor, deixe seu COMENTARIO. Sei que posso contar com seu apoio!
    E SE VOCÊ JÁ É UM SEGUIDOR DESCULPE O INCOMODO MUITO OBRIGADO PELO CARINHO

    Link: http://aureliomcgomes.blogspot.com/

    ESTOU SEGUINDO O SEU BLOG.

    Que Deus te abençoe.

    Seja bem vindo ao
    "Blog Eu Sou o Mensageiro!"

    , volte sempre que quiser.
    Espero te receber lá mais vezes

    Amo ler seus comentários e responde-los

    http://aureliomcgomes.blogspot.com/

    Fique na paz do Senhor
    Será um prazer ler seus comentários,
    Faça um Blogueiro mais feliz, COMENTE!

    ResponderExcluir
  2. Com certeza aguarde que estarei por ali irmão, obrigado por comentar, feliz Ano Novo fique na paz do Senhor!

    Cicero Ramos

    ResponderExcluir