sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Porque os milagres são possíveis?


São possíveis porque Deus criou o cosmo como uma uniformidade de causa e efeito num sistema aberto. O que isso significa? Significa que Deus não criou o cosmo para ser caótico. Isaías 45.18,19 declara isto de forma sublime. O universo foi criado de forma ordenada, não estando num estado de confusão mas de ordenamento e propósito. E há uma relação clara entre a natureza do universo de Deus e a natureza do caráter de Deus. O mundo é o que é em parte, porque Deus é o que é.

Em continuidade, vemos um sistema aberto que não está, absolutamente, preso a um determinismo. Ou seja, Deus está interagindo em seu universo criado, num padrão de desdobramento e contínua atividade. Também somos assim como seres humanos. O reordenamento do mundo é uma realidade. Vemos isto de forma clássica no episódio da Queda. Adão e Eva fizeram uma escolha que teve reflexos extensos sobre a raça humana. Porém Deus fez outra escolha redimindo as criaturas que criara à Sua imagem e semelhança por meio de Jesus Cristo. E o ser humano está em contínua atividade de reordenamento deste mundo, através de suas ações e decisões quer individuais, quer coletivas.

Fica portanto bem delineado o fato de que no teísmo cristão, o universo é um sistema aberto, ordenado mas não determinado. Diferentemente, o deísmo declara que o universo é um sistema fechado. Há uma cadeia de causa e efeito, ou seja, tudo já estaria preordenado, determinado E se está fechado ou preordenado não está aberto à intervenção, ou de Deus, ou anjos e demônios, ou dos seres humanos. O sistema estaria fechado à semelhança do mecanismo de um relógio.

Como cristãos cremos firmemente que o Deus que criou todas as coisas está presente em nosso meio e age soberanamente em nossas existências. Cremos que os milagres são possíveis porque Deus não criou todas as coisas para depois ausentar-se ao Seu reino celestial, como creem os deístas, e deixou todas as coisas funcionando predeterminadamente, somente em uma relação de causa e efeito. Não. Cremos que há realmente uma uniformidade de causa e efeito num sistema aberto, onde Deus pode intervir em nossas vidas continuamente. E nós somos participantes deste processo de reordenação, logicamente sendo Deus unicamente o Autor do extra-ordinário porque nós agimos somente no nível ordinário mas que também tem grande significação e importância porque somos seres moralmente responsáveis.

O ceticismo de muitas pessoas hoje acontece porque sua cosmovisão, seja ela qual for, não reconhece a cosmovisão cristã. Nesta cosmovisão, o homem alcança pleno significado para sua vida no presente e contempla com esperança o porvir. O teísmo é a única cosmovisão que admite plenamente a intervenção de Deus, o Deus da Bíblia que se revelou plenamente na Pessoa de Seu Filho, Jesus Cristo e que continua hoje a agir como no passado (Hb 13.8).

Aceite o fato portanto, seja você quem for que estiver lendo estas linhas, de que o mundo não está entregue a si mesmo. O mundo e tudo que nele há, incluindo a raça humana não é autônomo em sua existência ou veio ele a existir sem a intervenção divina. Falharam gravemente os pensadores e filósofos que construíram seus sistemas de pensamento e deixaram Deus de fora. Ficaram totalmente vazios e sem significado. Mas o Senhor ainda hoje continua a sinalizar, continua a se fazer presente em seu mundo. Ele é o Senhor (Is 45.12, 23)!

Olhe ao seu redor. Você realmente acredita que o mundo é sem significado, não tem nenhum propósito, está vazio da presença de Deus? De que Ele absolutamente não se importa com o que acontece conosco? Nos deixa entregues à própria sorte? Deus continua a agir em seu mundo, que Ele amorosamente criou e onde colocou a coroa de Sua criação, o homem, que depois caiu em pecado, mas não ficou entregue ao seu infortúnio, o Criador o buscou e fez provisão plena para sua transgressão.

Eu creio em milagres por tudo isto que declinei mas maiormente pelo grande ação divina que marca incontestavelmente a todos que abraçam a fé cristã: sua salvação através do sangue expiador de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Que o Espírito Santo fale profundamente ao seu coração. Pense nisto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário