sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Vejo você no Rio em 2016!

A vitória é nossa! Sediaremos finalmente uma Olimpíada. Penso até que foi uma barbada esta vitória porque o Brasil está atualmente muito conceituado no cenário político internacional e isto com toda certeza ajudou e muito. A candidatura do Rio de Janeiro foi fortalecida depois do sucesso dos Jogos Panamericanos de 2007 e também pela estabilidade econômica que ora desfrutamos.
Logicamente, nem tudo é maravilhoso como deixa transparecer a canção "Cidade Maravilhosa" porque muitos problemas carecem urgentemente de soluções inteligentes e duráveis. Para mim, como carioca "da gema" mas já fora da cidade há alguns anos, é lamentável o estado de bandidagem que impera no espaço urbano e não falo só das favelas ou periferias. Toda a cidade respira violência. O atual governo fluminense têm envidado esforços para conter os avanços do tráfico, mas parece-me que aumenta a cada dia os seus tentáculos em toda a trama social. Outro fator nesta questão é o surgimento das milícias compostas por militares da ativa e policiais civis (lamentável, sob todos os aspectos), ex-policiais e bandidos, na verdade vejo todos como marginais pois alegam que estão protegendo a população dos traficantes e assaltantes mas igualam-se aos mesmos, extorquindo e violentando aos moradores das comunidades.
Certamente o atual governo e seus sucessores continuarão e vão incrementar as medidas para conter o avanço da violência no Rio de Janeiro. É uma situação insustentável, agora que vamos sediar a Olimpíada deve-se mais ainda investir na formação não de bons, mas sim de excelentes policiais, com sólida formação intelectual, que falem mais de um idioma, que tenham também excelentes salários, equipamentos de trabalho de última geração para que o serviço que prestam ao público seja motivo de orgulho e não de vergonha.
Estou enfatizando propositadamente o aspecto da violência da cidade porque creio que não só para mim que estou morando em outro estado como também para os turistas estrangeiros, o principal assunto que se fala do Rio, além da beleza da cidade ou do carnaval e agora também as Olimpíadas, é sem dúvida alguma a violência. Os investimentos em construção de estádios, alojamentos, melhoria do transporte público, das vias de acesso, enfim, toda a infraestrutura necessária para um evento do porte da Olimpíada serão feitos com afinco, mas, o governo deve envidar atenção plena para conter o tráfico e os assaltos.
Faltam sete anos para as Olimpíadas do Rio de Janeiro. De todo meu coração, porque amo a cidade onde nasci, espero providências efetivas para a solução dos problemas.
Não se combate o caos social estabelecido pelo consumo e tráfico de drogas por exemplo, somente com medidas repressivas. Mas, as medidas preventivas são utilíssimas e prioritárias. Geração de de bons ou excelentes empregos, com salários justos e dignos, educação de alto nível, assistência médica de alta qualidade, excelentes creches, todo apoio de uma rede social que promova progresso e bem-estar, são sementes que germinam e que produzem frutos de progresso, felicidade e segurança.
Muito tem a contribuir o povo de Deus com isso tudo. Não podemos nos omitir. Não podemos agora aguardar a chegada de 2016 para assistir a esta tremenda festa do esporte e não pensarmos em ajudar de alguma forma a erradicar as consequências do pecado em nossa cidade.
A Igreja tem um papel fundamental a cumprir na sociedade. Jesus disse que somos sal da terra. O sal só demonstra seu efeitos beneficiadores fora do saleiro, em uso pleno nos alimentos. O Senhor também disse que somos luz do mundo. E a lâmpada em nossas casas só tem a devida utilidade se colocada no lugar central no teto de um ambiente para iluminá-lo de todo. Louvo a Deus pelas igrejas que tem demonstrado essas características no trabalho em prol de Seu Reino e que não tem se ensimesmado. Que tem saído fora das quatro paredes do templo e colocado mãos à obra pela causa do Evangelho.
Você, crente, mesmo que não seja carioca, deve também amar o Rio. Deve orar pelas suas autoridades como manda a Palavra de Deus (1 Tm 2.1-4). Deve interceder pela população daquela cidade bem como pelo povo de Deus ali. Oremos então todos nós para que, acima dos eventos humanos esteja levantada bem alta, não a chama olímpica, mas a tocha viva do Evangelho de Jesus Cristo porque para isso fomos como Igreja constituídos e comissionados pelo Senhor.
Cuidemos para não sermos levados de roldão pela alegria da festa do esporte e esqueçamos da tristeza dos que não conhecem a Jesus e sofrem por causa do pecado e das cadeias de Satanás. Por favor, pensemos todos nisto!

Nenhum comentário:

Postar um comentário