terça-feira, 13 de outubro de 2009

Judeus, sofrimento e salvação

Ontem, 12 de outubro, assisti a uma película muito comovente o qual recomendo a todos O Menino de Pijama Listrado (BBC Films, 2008) que conta a história de Bruno, filho de um oficial nazista das SS, o qual é promovido e vai comandar um campo de concentração em um local distante de Berlim onde vivia toda a família. O filme começa com Bruno e seus amigos correndo e brincando pelas ruas da cidade até chegar em sua bela casa e constata que algo está para acontecer. Ele indaga sua mãe que lhe compartilha o fato de que estão para mudar dali. O menino questiona de que não deseja isto porque gosta da casa e de seus colegas, mas a mãe lhe explica que seu pai é um oficial muito importante e está fazendo um trabalho muito importante por seu país.
A família muda-se para a nova casa em outra região, e o menino descobre um mundo novo e diferente mas logo lhe chega o tédio pela ausência de amigos. Sua grande curiosidade infantil é aguçada quando vê da janela de seu quarto um bosque aos fundos da casa e uma nuvem de fumaça que sobe continuamente além da floresta. Após conseguir distrair a todos, segue por uma trilha e logo à frente depara com um riacho e em seguida uma alta cerca de arame farpado. Vê então, no lado interno da cerca um menino de sua idade com um semblante triste e trajado com o que parece ser um pijama listrado.
A partir daí a história do pequeno Bruno toma outro rumo por causa do novo companheiro que arranjara. Bruno começa a ter reflexões sobre o mundo adulto que o cerca à medida que desenvolve a amizade com o menino.
O filme é comovente em todos os sentidos principalmente porque a inocência de uma criança de oito anos vai aos poucos sendo conspurcada e a hipocrisia, a crueldade e o cinismo vão sendo demonstrados sem pudor algum. O final do filme é surpreendente como você mesmo poderá conferir. E faz com que nós mais uma vez pensemos sobre a barbárie cometida contra 6 milhões de judeus. Quanta injustiça, quanta dor, quanto sofrimento. E o que é pior: existem aqueles nos dias de hoje que teimam em negar o holocausto, sendo o mais famoso representante desta estirpe famigerada o presidente iraniano Mahmoud Ahmadinejah. Outros há que tem trazido à tona as ideias e práticas de Adolf Hitler com a ressurgência de grupos neonazistas. Não basta toda a tragédia que se abateu sobre o povo judeu, a dizimação de famílias inteiras, os trabalhos forçados, a tortura, a dilapidação de seus bens por parte dos capangas de Hitler.
O que abate bastante meu coração, é o fato já profetizado na Palavra de Deus de que um futuro ditador mundial, com muito mais fúria, perseguirá tanto a judeus como a cristãos. Tem aumentado muito em todo o mundo os grupos que apreciam a ideologia do nazismo. O antisemitismo gradualmente crescerá pelos meios de comunicação, assim como aconteceu na Alemanha nos anos entre a Primeira e a Segunda Guerra Mundiais, através da propaganda insuflada por Hitler e o Partido Nazista. Isto aconteceu, acontece e acontecerá porque Satanás odeia ao povo judeu e quer sua destruição e o Anticristo tomará medidas para que a oposição e o ódio aos judeus retorne com força total.
Oremos pela conversão do povo judeu ainda no tempo presente. É necessário que reconheçam que Jesus Cristo é de fato o Messias prometido pelas Escrituras do Antigo Testamento. Urge então que lhes seja pregado o Evangelho de Jesus Cristo. Alguns há que defendem a tese de que não se lhes deve pregar porque em Zacarias 12.10 está profetizado sobre a conversão da nação judaica em um só dia, mas Jesus disse que nós deveríamos pregar o Evangelho a toda criatura e isso naturalmente inclui os judeus. Este filme assim como outros como A Lista de Schindler, A Vida é Bela, O Pianista, mostram de forma absolutamente clara os sofrimentos dos descendentes de Abraão nas mãos dos carrascos nazistas e creio que produções desta estirpe servem como despertamento para que todos nós, que já seguimos ao Messias ao qual rejeitam, possamos orar pelos israelitas, pelo povo judeu como um todo e fazer algo para que ouçam acerca de seu Messias e se convertam a Ele. Que as palavras de Paulo acerca de seus irmãos possam ser também as nossas: "Irmãos, o bom desejo do meu coração e a oração a Deus por Israel é para sua salvação. Porque lhes dou testemunho de que tem zelo de Deus, mas não com entendimento" (Rm 10.1, 2) . Meu querido irmão em Cristo, pense muito sobre o que acabou de ler e que a virtude do Altíssimo possa pairar sobre a sua vida hoje e sempre.

2 comentários:

  1. Olá meu irmão, parabéns pelo texto.
    Certamente que o Evangelho de Cristo deve ser pregado a "toda criatura", aí incluído o povo judeu. O ide de Jesus não encontra limite ou restrição de ordem étnica.
    É fato inconteste que o nazismo foi a pior política segregacionista de um povo sobre outros povos na história mundial, com ênfase no holocausto - genocídio do povo judeu pela Alemanha de Hitler. Nós devemos condenar e abominar esse fato histórico, sem esquecê-lo jamais, para que não venha a se repetir.
    Por tudo isto, se toda criatura da terra merecem ouvir e tomar comhecimento do Evangelho de Cristo, há de se incluir aí também - e sobremaneira - esse povo tão perseguido ao longo de toda a história, para que eles (re)conheçam Jesus, aquele que veio, como o filho de Deus, morto pelos nossos pecados, para nos redimir, tornando-se maldito em nosso lugar.
    Em Cristo, o autor e consumador da nossa fé!

    ResponderExcluir
  2. Certamente irmão Ricardo todo judeu deve ser alvo da evangelização por parte da Igreja. Minha intenção ao escrever este texto foi de relembrar isto porque muito nos admiramos da glória que repousa sobre a descendência de Abraão porque a eles foram confiados os oráculos de Deus como diz Paulo em Romanos, mas eles precisam se render a Yeshua, porque toda a Torah aponta para Ele. Obrigado pelo seu comentário, é por demais precioso para mim, estarei a visitar seu blog, fique na paz!

    ResponderExcluir