domingo, 8 de dezembro de 2013

A possibilidade da graça divina no ser e no ter

É NORMAL QUE VIVAMOS de forma desequilibrada a vida cristã? Não seria possível vivermos de uma maneira equilibrada como a Palavra de Deus alerta e exorta que deveríamos viver? Será que sempre teremos um movimento de pêndulo, movendo-nos para cá e para lá ao sabor dos ventos de nossa natureza carnal e dos apelos mundanos e tendo como pano-de-fundo as sutilezas do maioral dos demônios?

SABEMOS QUE A VIDA cristã é uma vida de renúncia e resignação. Mas em nossa presente sociedade onde se valoriza maiormente o capital, o apelo para o consumismo é sobremodo grande. O apelo do TER é muito maior do que o SER.

PARA O CRENTE EM JESUS existe algo que sobrepassa os apelos da modernidade e permite que vivamos em comunhão com Ele na medida que permitirmos o operar do Espírito Santo em nós. Eu me refiro à GRAÇA DE DEUS. Somente a graça do Eterno nos garantirá uma vida santa neste mundo pecador. Os apelos da carne e as tentações mundanas aliadas dos ardis do diabo são presença constante em nossa caminhada neste mundo. Precisamos demais da ajuda forte de nosso Senhor. 

NÃO SE CONSTITUI EM PECADO termos o desejo de adquirir bens. Sejam eles bens materiais ou intelectuais, aumentar nosso patrimônio nessa vida, não é em si ilícito. O limite desta questão, todavia, foi bem caracterizado pelo Senhor Jesus: "Não ajunteis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem tudo consomem, e onde os ladrões minam e roubam. Mas ajuntais tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam nem roubam" (Mt 6.19,20). É necessário pois que o cristão não se deixe encantar pela abundância de bens que possua: "E disse-lhes: Acautelai-vos e guardai-vos da avareza; porque a vida de qualquer não consiste na abundância do que possui" (Lc 12.15).

OLHANDO DE UMA perspectiva bíblica e equilibrada, que produzirá saúde espiritual para quem assim proceder, o cuidado com a avareza nunca será demais frisar. O grande mal de uma sociedade que valoriza o consumismo e o capital, está justamente na cobiça natural do homem decaído.

UM OUTRO ÂNGULO de toda esta questão está no desejo de sermos alguém. De conseguirmos sucesso na vida em nossa profissão. Bem ligado a isto estaria o sucesso intelectual. Diplomas, lauréis, títulos acadêmicos. Queremos, e isto é algo muito natural, sermos reconhecidos. Alcançar a máxima distinção na vida. Ser alvo de admiração da parte de muitos.

TODAVIA, NECESSÁRIO SE FAZ que atentemos novamente para o que dizem as Escrituras. O apóstolo João em sua primeira epístola escreve sobre "a soberba da vida" (1Jo 2.16). "O orgulho pelas coisas da vida" (NTLH) ou, "a ambição pelas coisas desta vida" (NBV), o "parecer importante" (Bíblia A Mensagem), "a ostentação dos bens" (NVI) tudo isto nestas versões bíblicas corroboram também o texto de Tiago 4.4: "Adúlteros e adúlteras, não sabeis vós que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se em inimigo de Deus." 

O EQUILÍBRIO QUE SE ALMEJA está justamente no meio-termo. Neste quesito sobre o "ser", de igual maneira. Assim como refleti no tocante ao "ter", o cristão deverá compreender de que mal nenhum há em desejar sucesso nos estudos ou em sua profissão. Isto inclusive honrará a Deus, na medida em que o crente compreende de que tanto o crescimento intelectual, como profissional podem ser fatores que ajudarão em seu testemunho cristão no mundo. O que Deus espera de Seus filhos é de que eles sejam sábios e não alimentem quaisquer soberba, orgulho, ambição, aparências e ostentações que o farão infrutíferos na vida piedosa, por mais admirados e festejados que sejam pelas pessoas do mundo. 

NÃO É DE HOJE de que aqui em nosso país, a fé cristã evangélica possui uma faceta maligna tanto no tocante ao "ser" como no "ter". A teologia ou evangelho da prosperidade, detonou nas vidas de muitos cristãos a "graça de viver pela graça". Valores do capitalismo mais selvagem e devorador invadiram as igrejas no Brasil e vemos a cada dia o crescimento desse "outro evangelho"  (Gl 1.6-9) que afasta cada vez mais o crente da graça de Deus. Assistimos estarrecidos o desfile de vaidades na mídia "gospel", ouvimos as bizarrices doutrinárias, as invencionices humanas travestidas de "puro evangelho". São campanhas sobre campanhas para se obter vantagens materiais, "bençãos" que não possuem nenhum poder de suscitar alguma transformação nas pobres almas enganadas. Crescimento cristão, ser como Jesus? Impossível. Eles estão a bordo de outro evangelho.......

TODAVIA, EU LOUVO A DEUS, diante da verdade eterna de Sua Palavra! Glorifico ao Eterno porque em meio ao que assistimos, Sua graça é real e atuante. Gosto demais do que o apóstolo Paulo fala no texto de Tito 2.11-14 (ARA): "Porquanto a graça de Deus se manifestou salvadora a todos os homens, educando-nos para que, renegadas a impiedade e as paixões mundanas, vivamos, no presente século, sensata, justa e piedosamente, aguardando a bendita esperança e a manifestação da glória do nosso grande Deus e Salvador Cristo Jesus, o qual a si mesmo se deu por nós a fim de remir-nos de toda iniquidade e purificar para si mesmo, um povo exclusivamente seu, zeloso de boas obras."  Aprendemos nessa passagem magistral o poder da graça de Deus. É uma graça salvadora e ao mesmo tempo, educadora. Ela se manifestou salvadora, trazendo em seu bojo toda a beneficência do Evangelho de Jesus Cristo para o pecador. Esta graça também é ensinadora, educadora, no sentido de nos apontar o caminho da renúncia pessoal, fazendo com que cada um de nós renegue a impiedade, o mundanismo, a pecaminosidade inerente de cada um de nós. Em seguida, esta mesma graça faz com que aguardemos Jesus Cristo retornando pela segunda vez a este mundo, esta é a "bendita esperança" (v.13) retorno este que será apoteótico, magnífico, deslumbrante, pois o texto diz que será "a manifestação da glória do nosso grande Deus e Salvador Jesus Cristo" (v.13), nosso Redentor que entregou-se por nós e trouxe-nos uma "uma tão grande salvação" (Hb 2.3).

TUDO ISSO FOI a operação da graça de Deus! Por isso, o cristão pode continuar confiante em sua jornada terrenal pois a provisão de Deus não falha, jamais falhará. Como não falhou em relação aos israelitas no deserto durante a peregrinação (Dt 8.1-4). Apesar da rebeldia do povo, quando lemos o relato bíblico das peregrinações dos israelitas, ficamos admirados com a quase incompreensível graça de Deus, provisionando para o povo tudo o que lhes era necessário durante a viagem a Canaã: "E o Senhor ia adiante deles, de dia numa coluna de nuvem para os guiar pelo caminho, e de noite numa coluna de fogo para os iluminar, para que caminhassem de dia e de noite" (Êx 13.21).

SEJAMOS POIS UMA NOVA GERAÇÃO de crentes em Jesus que acredita piamente na possibilidade da graça divina e para que sejamos nesse mundo o que Ele planejou (sermos conforme a imagem de Seu Filho, Rm 8.29). E para que tenhamos nessa vida, aquilo que nos seja necessário, (conforme está registrado em 1Tm 6.7,8). Uma ressalva: Ser crente em Jesus, sincero, leal, constante, verdadeiro não está necessariamente em conflito com o sucesso acadêmico, profissional assim como o cristão que possui muitos bens. Afinal, uma área pode ser consequência da outra nessa vida. O que realmente importa é se tudo isto sempre estará em plano secundário e o Senhor e as coisas de Seu Reino ocuparão o primeiríssimo lugar em nossa existência (Mt 6.33).

QUE POIS A GRAÇA DE DEUS possa permear o todo de sua existência e que você, caríssimo irmão em Cristo, priorize o Reino de Deus em sua vida pois na graça de Deus residem recursos abundantes que lhe sustentarão até o bendito dia do encontro com o Senhor Jesus nos ares.

PENSE NISSO !!!









Nenhum comentário:

Postar um comentário