sábado, 23 de junho de 2012

O meio ambiente em si mesmo, tem mais valor que as pessoas?


Jonas 4.9-11: "Então disse Deus a Jonas: Fazes bem que assim te ires por causa da aboboreira? E ele disse: Faço bem que me revolte até à morte. E disse o Senhor: Tiveste tu compaixão da aboboreira, na qual não trabalhaste, nem a fizeste crescer, que numa noite nasceu, e numa noite pereceu. E não hei eu de ter compaixão da grande cidade de Nínive, em que estão mais de cento e vinte mil homens que não sabem discernir entre a sua mão direita e a sua mão esquerda, e também muito animais?" 

Gostaria de tecer algumas reflexões sobre o extremismo de alguns membros do movimento ambientalista internacional, que no afã de protegerem ao meio ambiente e seus recursos, chegam às raias de idolatrar a natureza e, mais grave que isso, de forma consciente ou não, acabam colocando esta como mais importante do que os seres humanos.

Quem são os ambientalistas? São aqueles que trabalham para resolver os problemas ambientais. Procuram soluções para a poluição do ar, da água, o esgotamento das reservas naturais e também se preocupam com o crescimento constante da população, porque este fator traz consigo o aumento do consumo e também uma maior exploração dos recursos existentes no planeta. Os problemas que temos hoje no tocante à dilapidação desses recursos e à poluição do meio ambiente, envolvem e atraem ativistas que empregam tempo (muitas vezes de forma integral) e talentos para esta causa. Mas a questão é que muitos dos assim chamados ambientalistas tem como fundamento ideológico de suas ações os ensinos pagãos que levam ao endeusamento da Terra e da natureza. 

A personificação do planeta Terra é denominada de teoria Gaia. Gaia era na antiguidade, a deusa da terra na mitologia grega e romana, ou seja, a Mãe-Terra (foto). Este termo na forma como é usado hoje pelos que adoram a natureza, tem a ver com uma cosmovisão oriental, panteísta, de que a terra seria uma deusa e portanto, passível de adoração. Vejam como este texto, extraído de uma publicação do Movimento da Nova Era, demonstra claramente o que estamos descrevendo aqui: “Uma necessidade interior chama claramente a nossa atenção neste momento do período evolutivo. O chamado é para servir o bem-estar do planeta vivo, Terra Gaia.....O chamado é para fazer parte de uma consciência holística na qual todos os povos, todas as formas de vida, todos os tipos de manifestação universal são vistos como aspectos interdependentes de uma verdade única”  (Barry McWaters, Conscious Evolution, Los Angeles: New Age Press, 1981). 

Vejo uma grande contradição naqueles que se consideram intelectualizados demais para crer na Bíblia como sendo a infalível e eterna Palavra de Deus, porém facilmente aceitam o mito da terra personificada e endeusada. E nisso, atribuem tanto valor à natureza, como as florestas, os rios, o ar, o solo, as geleiras no Ártico e na Antártida, que argumentam fortemente contra o aumento da população mundial porque poderia gerar um esgotamento dos recursos e o incremento da poluição no mundo inteiro. E já se ouve de alguns setores do movimento ambientalista (muitos deles envolvidos fortemente com o ocultismo) de que é necessária a redução drástica da população no mundo para que este não venha a ser destruído em face do que possa ocorrer diante deste fato, segundo eles, calamitoso para o planeta em todos os sentidos.

No que tange ao controle populacional, temos um exemplo de muitos anos com a experiência do governo chinês que instituiu, de forma obrigatória, a política do "filho único" para tentar frear a velocidade do aumento frenético de sua população. Também com o mesmo intuito, várias entidades nos demais países apoiam o aborto como outra solução para o "problema". O ramo mais extremista dos defensores do meio ambiente já começa a considerar que pessoas idosas, doentes ou incapacitadas por problemas físicos e mentais são menos importantes que a natureza e seus recursos. A depreciação com os seres humanos certamente aumentará na mesma medida em que aumenta a idolatria para com este planeta e suas riquezas naturais.

E o que isto tudo tem a ver com o profeta Jonas, conforme o texto bíblico que inicia esta reflexão? Comissionado por Deus para ir e pregar uma mensagem de arrependimento, recusou-se e procurou fugir para um lugar distante, porém o Senhor de forma drástica fez com que o Seu servo fosse e pregasse naquela grande cidade. Assim, 120 mil pessoas se arrependeram com a mensagem e Deus mudou Seu plano de aniquilar aquele povo por causa de seus muitos pecados. Mas o profeta ficou desgostoso com a misericórdia divina demonstrada para com os inimigos de seu povo e desejou a morte. Cansado, assenta-se fora da cidade sob uma cabana que construíra para ver o que realmente Deus faria à Nínive (talvez esperando que Deus finalmente castigasse os ninivitas). Então, o Todo-Poderoso faz com que uma planta, uma aboboreira, crescesse em uma noite de tal forma que proporcionasse uma bela sombra sobre onde Jonas se encontrava de tal forma que o indignado profeta muito se alegrou. Mas, no dia seguinte, Deus envia um verme que ataca a planta e esta vem a morrer. Sem a sombra protetora daquele vegetal, o calor aumenta sobremaneira e  ele chega a desmaiar. Quando acorda, novamente tem desejos de morte.

Deus interpela então seu rebelde profeta por causa do sentimento que alimentara por uma simples planta. O texto bíblico diz que ele sentira compaixão pela morte da mesma, compaixão esta que se transforma em ira por causa do calor que voltara a sentir. Aprendemos da passagem, que em verdade, o Senhor mostra a Jonas que ele sentira um sentimento que era ilícito, porque estava direcionado a um mero vegetal, enquanto que ao mesmo tempo, ele não demonstrara o mesmo sentimento pelas 120 mil pessoas que estavam ameaçadas de morrerem em face de seus pecados, e de fato morreriam, se Jonas não lhes fosse pregar o arrependimento como Deus Lhe ordenara.

Aqui estabeleço o ponto de contato. Os ambientalistas pagãos, rebeldes a Deus, que não aceitam um Deus pessoal, Deus este que é amoroso e que se preocupa com o bem estar de Sua criação, principalmente e acima de tudo com o homem, criado à Sua imagem e semelhança (Gn 1.26) menosprezam as pessoas, mesmo alegando que querem proteger a natureza e seus recursos para o melhor usufruto da raça humana. Isto porque querem se  basear nas premissas do paganismo. Na verdade, estão em choque duas cosmovisões: a cosmovisão teísta, ocidental e judaico-cristã e a cosmovisão panteísta/monista, oriental e hinduísta-budista.

E, orquestrando tudo isto está a velha serpente, Satanás, que deseja implementar uma cosmovisão que destrona Deus e Seus mandamentos, estabelecendo uma doutrinação nas mentes das pessoas, quer sejam governos, empresas, organizações não-governamentais e até mesmo as igrejas cristãs bem como a sociedade em geral para que seja considerada prioridade máxima a salvação do planeta Terra da destruição pela poluição, estabelecendo parâmetros de sustentabilidade, que obviamente contém muitas considerações úteis e válidas para o mundo e a sociedade humana, mas outras são francamente hostis à Deus e aos seres humanos que Ele criou.

Satanás tem ódio da raça humana e deseja dominá-la e destruí-la. O vindouro Anticristo trabalhará exatamente com este intuito destruidor porque ele terá o poder do dragão, ou seja, Satanás (Ap 13.4) para inflingir sofrimento e destruição neste combalido planeta. Mas tudo isto acontecerá porque os homens têm pecado contra o Senhor e este já determinou um período na história futura para fazer recair a Sua ira sobre todo aquele que hoje recusa a oferta graciosa do Evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo.

É tempo pois de a Igreja do Senhor, do povo de Deus em todo o mundo, discernir plenamente a mensagem do ambientalismo pagão a fim de não cooperar naquilo que for francamente contrário aos mandamentos do Senhor, que manda amarmos ao próximo (Mc 12.31) sem fazer distinção de pessoas (Tg 2.1-9). Também é necessário entendermos que os cristãos devem ser os primeiros a defender a natureza, porque o uso equilibrado dos recursos naturais é dever de todos, porque todos são beneficiários deles. Mas não fazemos isto por causa de alguma ideia humanista e pagã de que a Terra é viva, de que ela é a Mãe-Gaia devendo ser respeitada e adorada, mesmo que isso custe a vida de outros seres humanos.

Essa espiritualidade pagã é de inspiração diabólica. Mesmo quando alega amor aos seres humanos, porque não está fundamentada na verdade das Escrituras do AT e NT. Não reconhece a verdade suprema personificada em Jesus Cristo. Não reconhece o que a Bíblia ensina sobre o homem. E não aceita o ensino bíblico acerca da criação.

Que possamos com a ajuda de Deus entender biblicamente os tempos que estamos vivendo. 

Pense nisso. 

15 comentários:

  1. Excelente reflexão! Muito consciente, equilibrada e madura. Mais oportuna, impossível !
    Parabéns, Cícero!
    Que o Senhor continue te iluminando e lhe dando coragem para compartilhar tão ricas palavras saídas do coração de Deus.
    Abç.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Claudia, creio que sem suas intercessões em meu favor não poderia ter escrito este e os outros textos aqui. Deus te abençoe muitíssimo, fica na PAZ!

    ResponderExcluir
  3. Você é sempre muito gentil! Obrigada!
    Deus te abençoe!

    ResponderExcluir
  4. Graça e paz irmão Cícero, é sempre um prazer estar lendo as suas riquíssimas considerações teológicas Bíblicas, parabéns pela sua retórica fascinante e intelegível!!! Glória a Deus!!! Abraços e que Jesus continue abençoando, shalon...

    ResponderExcluir
  5. Obrigado por sua presença aqui e se o faço é porque vc tem orado por mim, por isso lhe rogo que assim continue, Deus te abençoe muitíssimo.

    ResponderExcluir
  6. Esses movimentos que são promovidos pela ONU (Rio+20)trazem discussões que jamais refletirão a verdadeira sabedoria que está na Palavra de Deus. Hoje poucos se preocupam com a coroa da criação.
    Parabéns mais uma vez Cícero Ramos!
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  7. Parabéns pela postagem...fazem o sêr humano parecer como se fossem gafanhotos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Júlio César, sinceramente não entendi sua opinião, poderia ser mais claro?

      Excluir
  8. É verdade Otoniel, a sabedoria que todos precisamos está de forma única na Palavra de Deus, grande abraço a você, fica na Paz!

    ResponderExcluir
  9. Buenas, parabéns pelo texto, mas realmente discordo da perspectiva. Primeiramente, vc deveria considerar o caso de que mesmo não sendo cristãos os ambientalistas lidam com uma questão relativa a todos, ou seja, que os recursos naturais são limitados. talvez cultuar a terra seja um equivoco, mas considera-lo apenas como algo a usado é anti-bíblico, conquanto se não estou enganado era para cuidar dela que Deus fez o homem. Outra questão importante, é o fato de que existem vários ecologismos, sendo que um deles defende a justiça social associada com a preservação! sim, e mais uma coisa..essa questão controle de natalidade é um tópico que alguns tem levantado afirmando que contraria a Palavra de Deus, mas veja que é algo óbvio a necessidade disso (ou não)...no mais, boa sorte..

    www.margemdafolha.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem, obrigado por seu comentário meu caro Marcos Henrique, porém o que falei creio que está firmemente ancorando na Palavra de Deus o qual creio e tento colocar em prática todos os dias. Não considerei em momento algum de que a Terra e seus recursos devem apenas ser utilizados e não preservados. Não é esse o ponto de vista. Acho que você deveria voltar a ler meu texto, perdoe, com um pouco mais de atenção. O cristão, mais do que ninguém, deve defender sim e ter cuidado com aquilo que Deus criou. O exemplo e o ensino disso nos vem através do fato do Criador ter ordenado a Adão que LAVRASSE e CUIDASSE do jardim do Éden (Gn 2.15) e assim, por extensão, de todo o planeta, ou seja, explorando e cuidando de seus recursos naturais com prudência e inteligência. Marcos, controle da natalidade, nós cristãos concordamos. O que não concordamos é tirar a vida de outro ser humano ainda no ventre materno, ou seja, o aborto, para controlar o número de seres humanos no planeta. É assassinato. É contrário à lei de Deus. É pecado!

      Excluir
    2. Ok, eu li novamente o texto e vamos considerar algumas coisas. Primeiramente, eu realmente tinha pensando que o foco do texto era relativo a relação entre preservação do meio ambinte ser mais importante que a vida humana. de fato, relendo o texto entendi, me corrija se estiver errado, que a bronca é relativa a um pensamento cristão x pensamento pagão, o qual incentiva o aborto, de fato não tinha entendido que o texto tratava disso. Em segundo lugar, posto que agora entendi o texto, o paganismo hindu e seu desdobramento positivista, o espiritismo kardecista, são contra o aborto, alias, o pior pecado para um cardecista é este que implica em muito sofrimento na outra encarnação, então relacionar o movimentos que defendem essa prática com praticas pagãs é estranho, quanto aos ateus sim, seria mais justo. bem, foram comentários, e de fato espero que tenha paciência com meus equivoco e enganos, de fato, espero poder ter um boa linha de diálogo contigo...que deveras isso é que contrói o conhecimento...boa sorte..

      Excluir
  10. Sim Marcos, eu compreendi prontamente o fato de que você não havia entendido meu texto, vamos dialogar sim, aliás já estamos fazendo isso não é mesmo? Grande abraço!

    ResponderExcluir