segunda-feira, 3 de outubro de 2011

A excelência da pregação e a mediocridade dos pregadores

Quando vejo e ouço certos pregadores em nossas igrejas, ocupando o púlpito domingo após domingo, falando de uma maneira que é tudo, menos pregação bíblica, fico a pensar sobre a excelência da autêntica pregação. Consideramos realmente isso? Nos preocupamos com o preparo, o estudo, a busca da face do Senhor a fim de entregarmos uma mensagem genuinamente bíblica e cristocêntrica?

Muitos assim chamados pregadores são como papagaios, repetem o que leram ou ouviram de outros. Sem originalidade, e mais ainda e principalmente, sem uma autêntica mensagem que tenha sido forjada em oração e consagração com o Pai. Não tem o devido respeito pelo Santo Livro. Não atentam para o que o Divino Autor realmente quis dizer.

Outros, ainda que não cheguem a repetir as palavras e pensamentos de seus semelhantes, adoram contar a última piada porque amam entreter seus ouvintes. Contam historinhas animadas. Procuram ter uma performance animada no púlpito e nada dizem que seja edificante ou que alimente as almas dos que infelizmente ali se assentaram para ouvir algo da Palavra de Deus.

Ainda outros pseudo-pregadores, passam a ideia de que Deus é alguma espécie de Papai Noel, que tem muitos presentes para nos dar. Ou, em outras palavras, de que o Evangelho é uma grande caixa de surpresas agradáveis e que nosso Papai do céu é tão bom, mas tão bom, que nunca nos deixará sofrer, sempre terá coisas agradáveis para falar conosco e para nos conceder também, e que a vida cristã é um grande parque de diversões com inúmeros brinquedos diferentes e interessantes para neles nos divertirmos sem limites.

Há os pregadores que em tudo veem o diabo. Acham que ele está em todo lugar em todo o tempo (para esses, Satanás seria onipresente também). Tudo é culpa do diabo. Este tem de ser amarrado, repreendido, expulso. Ele estaria por trás de tudo e de todos.

Os pregadores que fazem uma colcha de retalhos de sua mensagem, geram uma grande confusão nas mentes e corações de seus ouvintes. Pregam pensando em tecer esta colcha com remendos de várias passagens mas não conseguem agradar a ninguém com o que fazem, porque sua mensagem (mensagem?) vai se remendando, remendando e assim não se encontra um sentido verdadeiro no que falam, aparentemente com tanta segurança e convicção.

Já estão ficando raros hoje em dia os pregadores que primam pela excelência. Aqueles que realmente oram, se consagram e buscam os recursos divinos, além da própria mensagem, obviamente, para pregarem com a devida excelência para a congregação.

Que preguem sermões expositivos, posto que este tipo de sermão é aquele que realmente expõe a Bíblia em sua integridade, onde de fato a Palavra estará falando com o ouvinte em sua plenitude.

A maior necessidade que temos hoje são de pregadores que exponham o texto bíblico com excelência e com toda clareza. Que não se deixem levar por arroubos de eloquência ou, façam uso de técnicas de oratória que fazem o público vibrar com a mensagem mas que ao mesmo tempo lhes retira o ensino, a edificação, a exortação e a consolação que provém quando realmente as Escrituras são expostas em toda sua inteireza.

Chega de ouvir pregadores medíocres que só querem falar o que lhes apraz, que só querem entreter os ouvintes, que menosprezam quase totalmente o texto bíblico e que demonstram um desapreço pela voz de Deus.

A Palavra de Deus diz: "Eu te exorto diante de Deus e de Cristo Jesus, que há de julgar os vivos e os mortos, pela sua vinda e pelo seu reino, prega a palavra, insiste, a tempo e fora de tempo, aconselha, repreende e exorta com toda paciência e ensino" (2 Tm 4.1,2 - Almeida Séc. 21).

A Bíblia deve ser pregada, como bem disse o apóstolo Paulo a seu discípulo e jovem pastor, Timóteo. Deverá ser pregada para que haja conselho, repreensão, exortação, tudo isso com muita paciência e de forma didática, ou seja, sempre ensinando aos irmãos, sempre procurando lhes incutir a própria Palavra divina. Palavras meramente humanas, ideias de homens, filosofias ou ideologias humanistas, por mais aparência que possam ter de genuína piedade, não terão o poder de transformar os ouvintes, como só a Bíblia possui.

Portanto, exaltemos a excelência na pregação. Abominemos toda a mediocridade daqueles que desonram a Deus e Sua Palavra pela maneira como se conduzem no sagrado encargo de proclamar os oráculos divinos. Sem a graça, sem a unção e sem toda boa dádiva ou dom perfeito que só do Alto provém para tão sublime tarefa (Tg 1.17,18).

Homens como Charles Wesley, Spurgeon, Moody, Martyn Lloyd-Jones, Billy Graham e outros igualmente ilustres, devem ser constante fonte de inspiração a todos nós. Pela vida de piedade que tiveram e pelo profícuo ministério que exerceram. Seus livros, suas mensagens, vídeos, estão aí para quem quiser se inteirar sobre como exerciam um ministério de excelência na pregação da Palavra de Deus.

Você que se diz pregador, tem realmente pregado a Palavra de Deus em sua inteireza? Tem alimentado o povo com pão fresco e genuíno? Ou, o que você tem oferecido, embora tenha a boa aparência de pão, já não dá para esconder o bolor que lhe invade, de tão passado que está? Tem realmente buscado no altar divino, a mensagem, a graça, a inspiração? Ou conta apenas com seu (duvidoso) talento?

Por favor, eu lhe rogo, pense nisso!


8 comentários:

  1. Texto excelente, Cícero. Muitas mensagens sem a Graça é o que temos hoje em dia. Um bocado de paroleiros e entretedores de auditórios. Vemos no nosso tempo, um público cada vez menos exigente. Infelizmente o povão gosta é de espetáculo...ler a Bíblia que bom nada...

    ResponderExcluir
  2. E como tenho verificado isso Otoniel. É algo que ocorre de forma generalizada. Mas ainda há exceções. Gostaria sempre de ser uma dessas exceções. É seu desejo também, eu suponho. Que Deus te conceda graça no nobilíssimo labor da pregação meu amado.

    ResponderExcluir
  3. Caro Cicero,

    O seu texto é muito esclarecedor acerca da decadência que estamos vendo em nossos púlpitos. Na verdade muitos púlpitos já se transformaram em picadeiro para animadores de auditório; palco para apresentações e palanques para discursos de demagogos. Se os púlpitos falassem, com certeza iriam dizer: "se for me usar, por favor pregue a Palavra de Deus."

    Estou montando uma apostila sobre homilética para ministrar um pequeno seminário para pregadores das igrejas em minha cidade. Esta apostila não é para fins comerciais e nem será publicada, mas é para ajudar áqueles que não tem condições de cursar um curso regular de Teologia e no entanto estão usando os púlpitos de muitas igrejas e precisam se aperfeiçoar na arte da pregação. E lendo o seu texto, sentí o desejo de inserí-lo num apêndice da apostila, por isso gostaria de saber se você autoriza eu fazer uso do mesmo, claro que estarei indicando a fonte e informando sobre a permissão de uso, bem como fazendo indicação do seu blog.

    Pb. Edinei, Th.B

    edinei.stott@gmail.com

    ResponderExcluir
  4. Meu amado Edinei, fique à vontade para reproduzir meu texto, sei que divulgará a fonte e com isso seus alunos e outros tantos conhecerão os nossos outros textos. Fico honrado em poder contribuir de alguma forma. Aproveito para lhe convidar para conhecer, se é que já não o fez, meu outro blog, o Blog do Discípulo, www.creioeunabiblia.blogspot.com que o Senhor abençoe ricamente sua vida e ministério. Caso vc porventura digitalizar sua apostila, envie uma cópia para mim, ficarei imensamente feliz, um abraço!

    ResponderExcluir
  5. Caro Cicero,

    Obrigado pela disposição em contribuir com o reino. Assim que terminar de digitalizar a apostila lhe enviarei.

    Pb. Edinei, Th.B

    ResponderExcluir
  6. O texto de Efésios 4:12 diz que o ministério foi instituído com vistas o aperfeiçoamento dos Santos, objetivo este que só poderá Ser alcançado com a habilitação e a capacitação daqueles que estão encarregados dessa missão!

    Abraço!

    ResponderExcluir
  7. É verdade, e é por isso Donizete que defendo o ensino bíblico na igreja com veemência porque isso faz toda diferença. Que Deus abençoe você, obrigado por seu comentário, oportunamente visitarei seu blog também.

    ResponderExcluir