terça-feira, 28 de junho de 2011

O que fazer quando pessoas de outras religiões batem à nossa porta? (1)


Acredito que muitos cristãos evangélicos que estarão lendo essas linhas certamente já foram abordados em suas casas por pessoas que professam uma fé diferente da sua. Dentre essas, as testemunhas-de-jeová são de longe o grupo que mais constantemente costuma visitar as residências para anunciar a sua mensagem.

Gostaríamos de falar sobre este tema e justamente iniciaremos com as testemunhas-de-jeová.

Essas pessoas acreditam que devem continuar a insistir em sua "cruzada" de casa em casa porque acreditam que você e eu seremos destruídos na iminente "batalha do Armagedon" a menos que nos convertamos à sua organização. Para elas, salvação é justamente pertencer à Sociedade Torre de Vigia (nome oficial deles). Essa atitude delas é para salvar sua vida, acredite! E a delas próprias também porque acreditam que não sobreviverão ao Armagedon se não se empenharem neste trabalho.

Mas, você sabe algo a mais das tj's além do que é alardeado por aí de que não aceitam transfusão de sangue e não celebram aniversários?

Tudo isso é verdade. Mas, se quisermos, poderemos como autênticos seguidores de Jesus Cristo e obedientes à Grande Comissão (Mt 28.18-20; Mc 16.16-18; At 1.8) enxergar neles um grande campo missionário. Difícil (Jesus não disse que anunciar o Evangelho seria fácil), mas ainda assim um campo missionário. Aliás, não só eles mas todos os adeptos de outras religiosidades que rejeitam o único e verdadeiro Evangelho de Jesus Cristo, ou aceitam-no de forma parcial.

A tj's surgem no século 19, tempo de efervescência religiosa nos Estados Unidos. Charles Taze Russel é o fundador do movimento, evangélico de origem, também frequentou as fileiras do adventismo até que, mediante interpretação particular da Bíblia, começou a publicar literaturas com suas "descobertas" doutrinárias e em 1872 ele e seus seguidores organizaram-se como um grupo distinto.

Russel afastou-se da via principal da fé cristã porque exaltou as "descobertas" de seus estudos doutrinários, entendendo-as superiores à verdadeira doutrina bíblica. Após sua morte em 1916, um advogado que se auto intitulava juiz, Joseph Franklin Rutherford, assume a direção da organização e milhões e milhões de livros e outras publicações são produzidas fazendo com que as tj's (também conhecidos como russelitas) ganhassem muitos adeptos ao redor do mundo.

Todavia, em que exatamente eles são diferentes no tocante à interpretação bíblica, ou quais são suas doutrinas peculiares?

Primeiramente, queremos dizer que uma testemunha-de-jeová não é exatamente alguém que estuda a Bíblia. Na verdade, seus estudos se baseiam em duas fontes: 1) As publicações que zelosamente produzem ininterruptamente para divulgar suas falácias doutrinárias; 2) A Bíblia falsa que produziram (conhecida como Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradas) para apoiar suas doutrinas particulares. Assim, quando estão em seu lugar de reuniões conhecido como Salão do Reino, procuram obter conhecimento através de estudos dessas duas fontes.

Seu ensino é uma clara distorção das principais doutrinas bíblicas. Entendemos claramente que Jesus Cristo e a salvação angariada por Ele na cruz do Calvário são o tema principal da Bíblia. Pois isto é inteiramente deturpado pelas tj's. Como deveríamos saber, o que entendemos sobre o Senhor Jesus Cristo, constitui-se na pedra de toque de todo o edifício de nossa fé (Mt 16.13-16).

Jesus Cristo na "teologia" russelita não é divino. Trata-se somente de um mero anjo. O primeiro a ser criado por Deus. Identificam Ele na verdade com Miguel, o arcanjo. Embora tratem Jesus como o "Filho do Homem" considerando ele um homem perfeito, a primeira pessoa espiritual criada era para Deus como um filho primogênito, segundo ensinam. Em resumo: Jesus para eles é uma mera criatura, um mero homem. Interessante notar que na Bíblia das tj's, o texto do Evangelho de João 1.1, está propositadamente deturpado. No original é: "No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus." Na tradução manipulada, está: "No princípio era a Palavra, e a Palavra estava com o Deus, e a Palavra era (um) deus." Ou seja, admitem uma espécie de "divindade" na primeira pessoa criada, mas uma divindade de segunda categoria. Com isso se contradizem porque dizem que só há um único Deus e no exemplo que citamos, Jesus seria um "deus" apenas inferior a DEUS. Ora, isso nada mais é que politeísmo, pois se Deus é único, como admitir outro deus ou deuses juntamente com Ele?

Poderemos aqui começar a abordar a questão que envolve a Pessoa do Espírito Santo. Creem as tj's que o Espírito Santo é meramente uma força, uma força ativa ou atuante. Não é uma Pessoa muito menos é Deus, segundo afirmam. Interessante ensinarem esta falsidade. Uma pessoa como sabemos possui mente (intelecto), vontade e emoções (sentimentos). O Espírito Santo é uma Pessoa porque demonstra nas Escrituras estes três aspectos. Leia At 13.2 onde Ele fala, demonstrando Sua vontade para a vida dos apóstolos Paulo e Barnabé os quais seriam os primeiros missionários da igreja cristã. Também leia Ef 4.30 onde se lê de que o Espírito Santo pode ser entristecido e Jo 14.26 e 1 Co 2.13 onde se vê de forma clara a mente do Espírito no tocante a ensinar o cristão sobre as coisas de Deus. O detalhe muito interessante sobre o que escrevemos aqui sobre o Espírito Santo é que todas estas passagens estão na Tradução do Novo Mundo, onde grafaram o termo Espírito Santo em letras minúsculas, mas não deixaram de demonstrar mesmo assim os atributos de Sua bendita Pessoa.

É determinante sabermos de que as tj's não são conhecedores ou estudantes da Bíblia como querem ser conhecidos. Deuteronômio 6.4 é o texto que demonstra o credo da fé monoteísta judaica, leiamos: "Ouve ó Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor." No hebraico seria assim: "Shemá Israel, Adonai Elohenu, Adonai echad." Numa tradução livre seria: Ouve Israel, Senhor Deus, Senhor único. A palavra único no hebraico echad nesta passagem, denota uma unidade sim, todavia fala de uma unidade composta. Existe uma outra palavra no hebraico yachid vista no Salmo 133.1: "Oh quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união" "união" aqui é yachid que denota uma unidade no sentido absoluto do termo (mesma palavra usada em Gn 2.24 quando se diz que marido e mulher serão uma só carne, unidade no sentido absoluto, yachid, e não echad, unidade no sentido composto).

Com isso queremos dizer que esta única passagem (além de outras que não poderemos aqui declinar por falta de espaço) demonstra cabalmente de que há três pessoas em unidade, ou seja, a Trindade. Não são três deuses, isto seria politeísmo. A fé judaico-cristã é monoteísta e embora o termo Trindade não esteja nas Escrituras, vemos claramente a doutrina do Deus Trino por todo o AT e NT. Vemos outro claro exemplo no batismo de Jesus Cristo, onde tanto o Pai, como o Espírito Santo fizeram-se presentes junto ao Filho que acabara de ser batizado nas águas do rio Jordão (Mt 3.13-17; Mc 1.9-11; Lc 3.21,22; Jo 1.32-34). Ou, a passagem da benção apostólica onde claramente se vê a Trindade divina. Para citar um outro exemplo do AT, leia-se Gn 1.26, onde o "façamos" denota claramente o diálogo entre as Pessoas da Trindade no tocante à criação do homem (veja também Gn 11.5-9, outro diálogo entre as Pessoas da Trindade).

Este Trino Deus e principalmente este Jesus que tão ciosamente é demonstrado nas Escrituras como O autor de nossa tão grande salvação (Hb 2.3), é enxovalhado e retirado d'Ele o papel absoluto que Lhe cabe no tocante à redenção do ser humano. Ora, entendamos, se Ele próprio declarou que ninguém vai ao Pai se não for por Ele o qual é o ÚNICO caminho (Jo 14.6), como podem as tj's se arrogarem em dizer que sua organização sobre a terra é a detentora da prerrogativa da salvação do ser humano? Para eles, a salvação é impossível de ser conseguida sem a completa obediência à Sociedade Torre de Vigia e também sem a participação plena em seus programas de trabalho. O apóstolo Pedro disse assim, inspirado pelo Espírito Santo: "E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo dos céus, nenhum outro nome há dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos" (At 4.12). O contexto demontra que este "outro" é Jesus Cristo.

Creio que este pequeno demonstrativo do que creem as zelosas testemunhas-de-jeová, que vão de casa em casa anunciando sua pseudo-salvação, serve para procurarmos aprofundar um pouco mais no que realmente cremos e podermos assim evangelizá-las na porta de nossas casas. É uma oportunidade ímpar. Mas na maioria das vezes, não queremos falar com essas pessoas, alegando que estamos ocupados. Eu mesmo inclusive já fiz isso, confesso. Em outras oportunidades, cheguei a conversar com elas, procurando colocar algumas dessas questões que acabei de escrever. Não seria o caso de demonstrarmos ser mais conhecedores do que elas. Ou muito menos de expulsá-las, humilhando-as e dizendo que vão para o inferno porque creem em heresias. Ou, irmos até elas somente para sermos educados sem nada lhes falarmos. O testemunho de Cristo, o Jesus das Escrituras, deve ser dado. A pregação para este grupo deve ser feita debaixo de oração. Eles estão cegos por Satanás (2 Co 4.3, 4).

Nossa intenção com este texto é estimular nos leitores o estudo mais aprofundado da verdadeira doutrina cristã em primeiro lugar e secundariamente também procurar pesquisar o pensamento delas para a devida refutação à luz das Escrituras.

O que fazer então quando pessoas de outras religiões ou de outras fés batem em nossa porta? ATENDER elas como Jesus as atenderia. ACREDITAR que o Espírito Santo trabalha enquanto a verdadeira Palavra de Deus está sendo exposta. ENTENDER que somos verdadeiros embaixadores do Reino de Deus e devemos portanto condignamente representar esse Reino aqui na terra, fazendo o que for biblicamente possível para alcançá-las.

Em uma próxima postagem falaremos de um outro grupo. Se você é nosso leitor, aguarde e verá.

Pense muito bem em tudo isso. Que o Senhor nos inunde com Sua Graça continuamente.




6 comentários:

  1. Como pastor oriento as ovelhas a refutá-los caso estejam bem seguros na Bíblia, do contrário despachá-os e depois procure a liderança e estudos específicos e da proxima vez de uma surra de Bíblia. Abraços

    ResponderExcluir
  2. Kkkk, mas cuidado para que nessa surra eles fiquem tão feridos que rejeitem tudo o que se refere à verdade do Evangelho.....um abraço!

    Cicero Ramos

    ResponderExcluir
  3. Minha esposa é TJ e fico feliz que nós evangélicos estejamos acordando para o fato de que elas também precisam de salvação, embora pensem que pertençam a Jeová. É uma pena que muitos crentes não conhecem as doutrinas mais elementares da Bíblia e se confundem especialmente com a Trindade e são facilmente manipuladas por essa organização religiosa. Quantos ex-evangélicos que conheço são hoje TJ.
    Se o povo de Deus acordasse para o quanto é importante conhecer as doutrinas a respeito da divindade, da salvação, da graça, da vida eterna e da ressurreição dos mortos esse problema simplesmente não existiria.
    Mas converter uma TJ não é facil. É uma batalha espiritual (sei porque estou travando uma em minha casa), e para a maioria delas significa ficar privado da comunicação com as pessoas mais achegadas (seus amigos e parentes em geral pertencem à organização) pois serão taxadas de "apóstatas" e ninguém da sua ex-religião poderá falar com elas.
    Oremos por elas, por favor. É um povo zeloso (disso eu dou testemunho cabal) mas sem entendimento.

    ResponderExcluir
  4. Acredito no zelo deles irmão Cláudio. Mas realmente é sem entendimento. Imagino a luta que o irmão deve passar em seu lar. Mas fique firme ao lado da verdade. Seu testemunho pode ajudar na conversão de sua amada, o Espírito Santo certamente já está a trabalhar, não desanime jamais. Obrigado por seu comentário. Oro em seu favor. Fique na Paz!

    Cicero Ramos

    ResponderExcluir
  5. "PORQUE JÁ MUITOS ENGANDORES ENTRARAM NO MUNDO, OS QUAIS NÃO CONFESSAM QUE JESUS CRISTO VEIO EM CARNE. ESTE TAL É ENGANADOR E ANTICRISTO... SE ALGUÉM VEM TER CONVOSCO, E NÃO TRAZ ESTA DOUTRINA, NÃO O RECEBAIS EM CASA, NEM TAMPOUCO O SAUDEIS. PORQUE QUEM O SAÚDA TEM PARTE NAS SUAS MÁS OBRAS."
    II JOÃO 7 À 11.

    Fica claro não só nestes versículos, mas em todo contexto neotestamentário, que aqueles que tem o espírito do anticristo e do falso profeta não estão interessados na Verdade que liberta, pois quem os dirigem é o pai da mentira.

    Quanto a experiência do editor do blog com os TJ's, também passei por uma semelhante, antes de conhecer a passagem bíblica acima.

    Após alguns anos de caminhada cristã, tenho constatado que essas pessoas aparentemente humildes e zelosas, mas com um orgulho oculto por se denominar dono de uma pseudo verdade, tem as suas mentes dominadas pelo espírito do anjo de luz, ou seja, são endemoninhadas.
    Em suas visitas aos lares, tem como preferência a casa dos novos convertidos, pois quem as dirige sabe da fragilidade bíblica dos novatos na fé.

    Se alguém quer converter um Testemunha de Jeová, deve buscar o discernimento de espírito para fazer tal libertação, que creio deva ser das mais difícies no campo espiritual.

    Só assim acredito que a Palavra poderá limpar o coração e a mente comprometida com o falso profeta e o espírito do anticristo.

    Caso contrário, estaria-se perdendo um tempo precioso, deixando de levar as Boas Novas do Evangelho de Cristo a quem tem FOME e SEDE de JUSTIÇA.

    J.C.de Araújo Jorge
    Discípulo de Cristo

    Paz Seja Contigo!

    ResponderExcluir
  6. É verdade meu amado, eles poderão ter sucesso em seu evangelismo com novos convertidos e é por iso que sou entusiasta do ensino bíblico aprofundado na igreja para todo o rebanho por causa da sutileza dessas pessoas. Creio firmemente que um crente bem preparado, além de defender a fé cristã, pode com muito amor testemunhar do autêntico Evangelho e muitos dos seguidores de falsas religiosidades se converterem pois o Espírito Santo trabalha continuamente. Obrigado por seu comentário, que DEUS abençoe sua vida e ministério!

    Cicero Ramos

    ResponderExcluir