quinta-feira, 31 de março de 2011

Esta é uma sociedade terapêutica

Nossa sociedade caracteriza-se como uma sociedade terapêutica porque temos um grande anseio pelo nosso bem-estar. A saúde, em suas várias facetas, é objeto do desejo de todos nós. Queremos ter muita saúde, obviamente. Não há mal algum em querer o próprio bem-estar. Quando os judeus cumprimentam com “shalom” uns aos outros, não estão desejando tão somente paz para a outra pessoa. Pois a palavra shalom possui um significado que ultrapassa o mero sentido de paz, mas indica igualmente integridade, calma, tranquilidade, bem-estar e saúde. Esta palavra deriva-se de outra shalem que tem o significado de íntegro, completo. Ou seja, a pessoa alcança o shalom – a paz – quando esta envolve um bem estar completo no todo de sua vida, incluíndo aí sua saúde pessoal.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) define: Saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doença. Esta definição aproxima-se bastante do significado do shalom dos judeus. Vejamos ainda outras definições para saúde:

* Saúde é o total bom estado do corpo, mente sadia e integridade de emoções, que torna possível a mais alta qualidade de serviço e vida eficientes.

* Saúde é a qualidade resultante do total funcionamento do indivíduo, que o capacita a viver uma vida pessoalmente satisfatória e socialmente útil.

* Saúde é a condição na qual o indivícuo é capaz de mobilizar todos os seus recursos – intelectuais, emocionais e físicos – para uma vida excelente.

Intitulei este post desta forma porque hoje ocorre um frenesi intenso na busca de soluções para os males que nos acometem. Existem especialistas para praticamente todos os problemas que afetam nossa saúde. A palavra terapia (do grego: θεραπεία - "servir a deus") ou terapêutica significa o tratamento para uma determinada doença pela medicina tradicional, ou através de terapias complementares ou alternativas. Outra definição útil seria tratamento cuja finalidade é curar ou aliviar um estado deteriorado, para que o funcionamento normal do organismo se restabeleça.

A medicina, pela graça de Deus, avançou muito mediante as descobertas da ciência no que tange aos mecanismos que promovem a doença no ser humano. Organismos microscópicos causadores de doenças foram e ainda são exaustivamente estudados para que se encontre o remédio eficaz que combata seus malefícios que possam produzir em cada um de nós. Substâncias causadoras de enfermidades são estudadas a fundo bem como aquelas que possuem propriedades que ajudam na cura ou curam completamente o indivíduo.

Tudo isto é muito bom. Mas não o suficiente. Porque, a ênfase que é colocada hoje na medicina, nos tratamentos, na busca tão somente do bem-estar em todos os aspectos, mascara o que realmente ocorre com o ser humano, sua doença básica, crônica, o pecado. Procura-se a cura de todas as doenças em nível físico ou até psíquico, mas se esquece ou se ignora que a causa das doenças na raça humana decorre de sua Queda no Éden. Quando Adão caiu, juntamente com Eva, sua desobediência permitiu que a partir de então, o enfraquecimento físico, as doenças, o envelhecimento e a morte fizessem parte de nossa constituição, quando Deus não havia planejado isso tudo para nós.

Adão e Eva saíram das mãos criadoras e benfazejas de Deus de forma perfeita, já adultos e gozando de plena saúde. Imagino com que maestria e perfeição o Senhor Deus os formou. Nem sombra de algum defeito físico, psíquico ou espiritual. A integralidade plena de saúde de que eram possuidores era um dom de Deus. Mas a Queda a tudo isso afetou e o primeiro casal legou aos seus descendentes, todo um espectro sombrio de doenças e finalmente a morte. Os microorganismos causadores de doenças hoje estão em plena atividade. Na época áurea do Éden, estavam sob controle, não causavam nenhum mal ao ser humano. Mas hoje, somado aos fatores do enfraquecimento do corpo humano e de substâncias outras que podem lhe fazer mal, temos um quadro que cria muitas dificuldades na existência humana.

Este mundo está envelhecido, doente e enfraquecido pelo pecado. Adão e Eva gozavam de saúde perfeita antes da Queda por causa de sua comunhão plena com o Senhor Deus que os criara. E essa é a questão central. Primordial. Comunhão com Deus pressupõe saúde. Saúde, em primeiro lugar, espiritual. Esse aspecto de nossa saúde vêm em primeiro lugar.

Jesus Cristo em seu ministério terreno curou muitos enfermos. A Palavra de Deus diz assim: “E percorria Jesus todas as cidades e aldeias, ensinando nas sinagogas deles, e pregando o evangelho do reino, e curando todas as enfermidades e moléstias entre o povo”; “Como Deus ungiu a Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e com virtude; o qual andou fazendo o bem, e curando a todos os oprimidos do diabo, porque Deus era com ele” (Mt 9.35; At 10.38).

A obra redentora de Jesus Cristo, abrangeu a plena restauração da saúde humana. Porém, ainda por estarmos em um mundo ímpio, amaldiçoado pelo pecado e sob influência de Satanás, não entramos ainda na plenitude dessa saúde total. Deus ainda hoje cura os enfermos, assim como na época do glorioso ministério terreno do Senhor Jesus. Em grande medida, hoje deparamos com muitas pessoas afetadas em sua saúde emocional. Nunca como hoje a psiquê humana foi devassada através de estudos e pesquisas para se descobrir a cura emocional. Terapias psicológicas existem aos montes. Mas devemos compreender que a Psicologia não pode continuar a determinar a conduta e o significado da vida humana. Esse desvio da Bíblia, da Palavra de Deus, outrora determinante dos valores da sociedade e que apresentava e ainda apresenta o ser humano como verdadeiramente ele é – criado à imagem e semelhança de Deus, portanto, possui algo de elevado e maravilhoso em si, mas ao mesmo tempo, caído em delitos e pecados, e assim, possuindo uma outra faceta de sombria decadência – isto deve ser altamente considerado por todos nós que procuramos respostas aos nossos males longe do poder, do amor e da sabedoria do Senhor.

Uma famosa cantora brasileira dizia em uma de suas canções: “Quero mais saúde/Me cansei de escutar opiniões/De como ter um mundo melhor”. As pessoas continuam de fato a querer mais saúde. Ela é um dom de Deus. Uma dádiva de nosso Criador. E Ele quer amplamente nos dar esta saúde a exemplo do significado pleno da saudação hebraica shalom. Mas não nos esqueçamos que, acima de tudo, o Senhor quer nos dar a SAÚDE ESPIRITUAL. Esta vem em primeiro lugar, ela é a base para que tenhamos saúde plena em nosso físico e em nosso emocional.

Não estejamos iludidos quanto ao que Jesus Cristo através de Sua obra redentora na cruz do Calvário pode fazer. A restauração plena de nossa relação com Deus Pai por meio d’Ele, Cristo. Somente assim teremos para nós a VERDADEIRA TERAPIA. E esta é a cura de nossa alienação de nosso Pai celestial que anseia restabelecer a comunhão conosco.

A graça de Deus por meio de Cristo quer fazer esta obra gloriosa em mim e em você. E por conseguinte, estender esta cura substancial ao todo da criação, afetada como o homem também pelo pecado (Rm 8.19-23).

Esta é de fato uma sociedade terapêutica. Procura ela de todas as formas e por todos os meios a cura das mazelas do ser humano. Existe algo de mal nisso? Não, pois a Bíbia diz que toda boa dádiva e todo dom perfeito vem do Senhor (Tg 1.17). A saúde é algo bom e nisto Deus tem prazer. Mas o homem erra quando: 1) Procura a cura por meios alheios ao poder de Deus, como no caso das operações mediúnicas ou simpatias e benzimentos, por exemplo; 2) Quando procura tão somente gozar de boa saúde à parte de um relacionamento com Deus por meio de Jesus Cristo. As terapias humanas, grande maioria delas, querem gerar um bem-estar às pessoas sem que com isso haja arrependimento, confissão de pecados e conversão Àquele que morreu na cruz para nos salvar. Esta morte e consequente ressurreição de Cristo é a terapêutica divina que tratamento algum humano pode se lhe comparar, por favor, leia Atos 4.12 e Hebreus 9.11-14,26-28.

Ouçamos todos a voz de Deus: “E disse: Se ouvires atento a voz do Senhor teu Deus, e fizeres o que é reto diante de seus olhos, e inclinares os teus ouvidos aos seus mandamentos, e guardares todos os seus estatutos, nenhuma das enfermidades porei sobre ti, que pus sobre o Egito; porque eu sou o Senhor que te sara” (Êx 15.26). Ou seja, temor ao Senhor, a condição sine qua non de saúde para todos. Iras, cobiças, invejas, rancores, ansiedades, culpas, tudo isto gera doenças no ser humano. Mas o Evangelho possui cura substancial para todos estes males. Esta cura não será jamais encontrada em alguma terapia de origem humana. Poderão algumas oferecer alguma espécie de alívio temporário. Mas a cura perfeita somente por Jesus Cristo e Sua obra consumada na cruz.

De agora em diante, pare e pense sobre tudo isso.

2 comentários:

  1. Caro Amigo,
    Graça e Paz!

    Meu nobre que o Eterno Deus Continue lhe Abençoando. Parabéns pelo exelente Blog é um prazer ser um seguidor do mesmo.

    Nos Laços do Calvário

    Pr. Gutemberg Maciel

    ResponderExcluir
  2. Obrigado meu nobre amigo, é uma honra tê-lo como seguidor de nosso modesto espaço, espero vê-lo mais vezes por aqui. Que Deus, o Senhor da Glória ricamente lhe abençoe.

    Cicero Ramos

    ResponderExcluir