sexta-feira, 26 de novembro de 2010

A bela e eficaz ação do Estado: Respira Rio!


Parabéns! É o mínimo que devemos pronunciar com relação à ação dos governos do Estado do Rio de Janeiro e do Governo Federal no sentido de reagir à onda de violência que vem tornando cada vez mais caótica a vida na cidade do Rio de Janeiro. Os traficantes resolveram partir para uma ação de intimidação, queimando veículos nas ruas e com isso as autoridades constituídas não deixaram por menos e partiram para uma acertada reação.

Todo o efetivo das polícias Militar e Civil foi colocado em prontidão e contam com a preciosa ajuda das polícias Federal e Rodoviária Federal além da Marinha e Aeronáutica, por meio dos blindados do Corpo de Fuzileiros Navais e helicópteros da Aeronáutica e também do Exército para conter a sanha dos meliantes. Nas ações que foram a efeito, o BOPE (Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar) que coordenava a linha de frente contra os marginais, conseguiram com a ajuda dos blindados dos FN, tomar a Vila Cruzeiro no bairro da Penha no Rio de Janeiro e puseram em fuga centenas de "soldados" do tráfico que bandearam para as favelas do Complexo do Alemão. O comandante da Polícia Militar do Rio de Janeiro garantiu em entrevista que vai atrás de todos eles e outro oficial disse que agora da Vila Cruzeiro a Polícia Militar não saíra mais.

Como alguém natural do estado do Rio de Janeiro, mas já há alguns anos morando fora da cidade, sei muito bem sobre a apreensão e medo dos moradores nos bairros cariocas. Gostei muito da ação do Estado, uma verdadeira operação de guerra, à altura das barbaridades cometidas pelos traficantes que consideram as favelas territórios particulares e que devem sentir a partir de agora a pesada mão do Estado para desentocá-los de seus redutos. Em entrevista, o presidente Lula disse que não é possível que 99% da população constituída de gente trabalhadora e que quer viver em paz, seja perturbada por 1% de gente que quer viver na marginalidade.

Certamente a esmagadora maioria dos cariocas procura trabalhar com afinco, ganhado o pão de cada dia com suor e dedicação. Muitos, espremidos em trens lotados, em ônibus e metrô, correm atrás de seu sustento com toda dignidade apesar das dificuldades da cidade grande e populosa. Mas, infelizmente, há uma parcela mínima de pessoas que vivem à margem da sociedade e acham que levam vantagem em comercializar drogas e em atormentar a vida de seus concidadãos com atos de violência de todo tipo.

Segundo se apurou, a violência que marcou a vida da cidade nesta semana se deve a ordens dos chefes do tráfico que estão em presídios de segurança máxima fora do estado do Rio e que teriam mandado executar a ordem de atacar veículos ateando fogo aos mesmos para insuflar um clima de medo e apreensão na população e de tentar pressionar as autoridades constituídas.

Mas o que estamos vendo é uma ação bem orquestrada com o emprego dos meios lícitos para reprimir aos bandidos. A tomada das favelas representa tirar desses elementos marginais o seu território. Feito isso, eles ficam desarticulados e desorganizados. É neste momento que a ação deve ser ainda mais intensificada e pelo que se tem percebido, é precisamente esta a direção que as autoridades por meios das forças militares devem seguir: continuar pressionando e avançando sobre os traficantes para conquistar-lhes os territóritos que pretensamente julgam ser seus.

Como ex-militar, só tenho que elogiar o que estou assistindo. Os homens da Polícia Militar, em especial do BOPE não mediram esforços para reconquistar a Vila Cruzeiro. Um coronel, com 27 anos de serviços prestados à corporação, disse que desde sempre a Vila Cruzeiro esteve sob domínio dos traficantes. Era uma questão de honra portanto, a conquista daquele lugar das mãos dos meliantes, não por uma mero desejo de conquista, de vingança contra os marginais, mas em nome da população de bem que vive naquela comunidade. Para todos as pessoas dessa região e de outras na cidade, é um alívio quando a polícia age com correção e consegue livrá-los da opressão dos traficantes e bandidos.

Embora esteja elogiando estas ações, devemos lembrar que o Estado em parte é o responsável por este estado de coisas. O Estado do Rio de Janeiro teve muitos governos, que reputo como desgovernos, no sentido de deixar de fazer-se presente nestes locais de favelas com infraestrutura, saneamento básico, áreas de lazer, policiamento ostensivo durante 24 horas, creches, escolas e saúde de qualidade, enfim, tudo que pudesse e devesse ser feito para que a cidadania fosse exercida em sua plenitude. Logicamente, mesmo com tudo isso, poderiam haver ocorrências policiais, infração da lei, crimes enfim. Mas não chegaríamos ao estado em que se encontrava a Vila Cruzeiro por exemplo, totalmente entregue aos traficantes. Foi ali, de triste memória, o local em que foi assassinado o jornalista da Rede Globo de Televisão, Tim Lopes, que investigava as denúncias de que os traficantes promoviam bailes funk e abusavam sexualmente de meninas menores de idade. Tim foi morto em 2002, pelos bandidos que o torturaram impiedosamente e o executaram na parte mais alta da favela.

Agora, necessário se faz o uso de todo este aparato bélico para conter e reprimir os traficantes que usam armas de guerra de grosso calibre. Para se ter uma ideia disto, o FAL - sigla do fuzil automático leve, exclusiva das forças armadas, é uma das armas utilizadas pelos soldados do tráfico e que tem grande potência. Este fuzil pode disparar 700 tiros por minuto, com a velocidade do projétil a 840 metros por segundo e um alcance de 3.800 metros. Além desta arma, outras não menos potentes estão nas mãos destes elementos que não hesitam em utilizá-las. Por isso é que a ação das forças militares deve ser precedida de cuidadoso planejamento a fim de preservarem a sua integridade física e dos civis.

Gosto sempre de relembrar que, toda ação das forças militares do Estado, deverá estar rigorosamente respaldada na lei. Até porque, a lei maior que é a lei de Deus, prevê que as autoridades poderiam usar a força se isso fosse necessário. Na Epístola aos Romanos cap. 13 versos 1 a 7, claro está o fato de serem instrumentos de Deus para porem ordem na sociedade e punirem o mal. Gostaria de citar na íntegra conforme a versão de Almeida Séc. 21:

"Todos devem sujeitar-se às autoridades do governo, pois não há autoridade que não venha de Deus, e as que existem foram ordenadas por ele. Por isso, quem recusa sujeitar-se à autoridade opõe-se à ordem de Deus, e os que fazem isso trarão condenação sobre si mesmos. Porque os governadores não são motivo de temor para os que fazem o bem, mas sim para os que fazem o mal. Não queres temer a autoridade? Faze o bem e receberás o louvor dela. Porque ela é serva de Deus para o teu bem. Mas, se fizeres o mal, teme, pois não é sem razão que ela traz a espada, pois é serva de Deus e agente de punição de ira contra quem pratica o mal. Por isso é necessário sujeitar-se a ela,não somente por causa da ira, mas também por causa da consciência. Por essa razão também pagais imposto; porque eles são servos de Deus, para atenderem a isso. Dai a cada um o que lhe é devido: a quem tributo, tributo; a quem imposto, imposto; a quem temor, temor; a quem honra, honra."

Portanto, penso que nós como servos de Cristo, deveremos apoiar a ação do Estado mediante esta palavra em Romanos, até o ponto em que eles não transgridam a própria lei do Senhor. Quando uma autoridade comete injustiças já não estará mais se colocando como serva de Deus, conforme escreveu o apóstolo Paulo no verso 4, mas se igualará aqueles que se propõem a combater, os que vivem na marginalidade. As polícias e demais forças militares envolvidas nesta mega-operação sempre deverão ter uma postura de lisura. Se necessário for durante a operação neutralizar um meliante, matando-o, que seja no estrito cumprimento do dever legal, ou seja, para defender a própria vida ou de terceiros.

Por fim, intercedamos ao Senhor de toda a terra pela cidade do Rio de Janeiro. Este estado de coisas creio que já durou mais do que devia. Realmente é hora do basta. Que as autoridades constituídas por meio de suas forças de segurança, assumam plenamente uma posição de força fazendo com que a legalidade seja plenamente restaurada nessas regiões infestadas de bandidos. Que eles sejam capturados vivos, julgados, condenados e recebam penas exemplares. Que este seja o alvo cogitado por todos os envolvidos nestas ações. E tudo isto não somente por causa da Copa do Mundo em 2014 ou das Olimpíadas em 2016, mas porque o estado de ordem e de direito deve ser restabelecido. Isto é a vontade do próprio Deus conforme o texto de Romanos 13 deixa bem delineado para todos nós.

Convido todos a pensarem sobre isso.

4 comentários:

  1. Concordo contigo, quando diz que devemos parabenizar, a atitude do Governo Federal em enviar o exército ao RJ. Uma cidade tão linda como aquela não pode ficar entregue aos bandidos...Que Deus possa se manifestar naquele lugar.

    ResponderExcluir
  2. Sabe Isabel, penso que Deus já está se manifestando exatamente nesta ação levada a efeito pelas autoridades por meio das forças militares. É o juízo do Senhor se abatendo sobre aqueles que fazem do comércio de tóxicos e da violência seu meio de vida. Obrigado pelo comentário e que o mesmo Senhor te abençoe.

    ResponderExcluir
  3. Irmão Tenho um ferramenta fantástica eu você pode falar com os seus seguidores todos de uma vez chama-se http://www.google.com/friendconnect/ basta acessar com o seu logim do blog e comoçar a usar eu ja estou usando assimdápara eu divulgar até os recem seguidores sempre faço isso confira e se poder divulgar o meu blog para seus seguidores fiarei feliz pois farei isso com o seu blog.

    http://www.google.com/friendconnect/

    ResponderExcluir
  4. Nova Postagem Vejam:

    Esse foi o dia em que o Senhor Jesus veio para nos salvar, feche todas a brechas não deixem que o inimigo faça você de marionete dele pois isso inicia-se das coias mais simples dessa época um gole de cerveja, aaaa mas não faz mau um golinho de cerveja é realmente não faz mas ali você comemorando o nascimento Daquele que veio nos salver, Daquele que veio para lavar os nossos pecados como sangue do cordeiro Santo de Deus, por isso não se deixe levar pelos desejos da carne pois lembre-se que que até Jesus quando estava na cruz quando absorveu nossos pecados Ele sentiu que estava sozinho pois Deus não está onde há o pecado.

    Quer ver esse postagem completa acessem: http://conexaoadoremos.blogspot.com/2010/11/o-que-e-o-dia-do-natal-para-voce.html

    Olá Irmãos bom dia venho por meio desse saudá-los com a Paz do Senhor, desejá-los um ótimo final de semana e pedir a você que já acompanha o Conexão Adoremos visite-nos deixem o seu comentário alem disso resenvei um espaço em meu blog para a divulgação do seu envie o seu link para o meu e-mial conexaoadoremos@gmail.com que eu colocarei ma minha lista de blog que indico.

    Assinem nosso feed é só clicar no link ao lado: http://feedburner.google.com/fb/a/mailverify?uri=conexaoadoremos

    Fiquem na Paz do Senhor

    Visite nossos Blogs:

    Conexão Adoremos
    http://www.conexaoadoremos.blogspot.com

    Conexão Fortaleza
    http://www.conexaofortaleza.blogspot.com

    Cadastre-se e receba as atualização de nosso blog: http://feedburner.google.com/fb/a/mailverify?uri=conexaoadoremos

    DEUS TE ABENÇOE SEMPRE!

    ResponderExcluir