quarta-feira, 11 de agosto de 2010

O Evangelho: Respostas concretas para um mundo decadente


O Evangelho, somente o Evangelho, possui as respostas aos anseios do ser humano. Quanto mais eu vejo a miséria reinante, as barbáries diárias, a evidente corrupção do gênero humano, mais me convenço de que há um antídoto para o veneno do mal e do pecado e é um remédio tremendamente eficaz. O Evangelho, somente o Evangelho, apenas o Evangelho!

A certeza do remédio que Deus tem para curar a nossa alienação d'Ele é declarada nas páginas das Sagradas Escrituras. A ressurreição de Jesus Cristo é a evidente confirmação da eficácia do remédio divino: "E, se Cristo não ressuscitou, logo é vã a nossa pregação, e também é vã a vossa fé" (1 Co 15.14). Paulo disse também: "Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu, e também do grego" (Rm 1.16). De maneira que há potência suficiente à disposição do homem para que não só saia da vida de pecado como também para viver de maneira agradável a Deus.

A ressurreição de Jesus ao terceiro dia é o selo da aprovação da obra consumada no Calvário. Também um dia, como diz o próprio capítulo 15 de 1 aos Coríntios, ressuscitaremos com corpos incorruptíveis, semelhantes ao corpo de Nosso Senhor, ou, se estivermos vivos quando de Seu retorno, seremos transformados subitamente recebendo assim também um corpo imortal. Mas, em nosso viver diário, enquanto aqui O servimos, estamos mortos para o pecado mas vivos para Deus em Cristo Jesus (Rm 6.11). A vida que estamos a viver agora é uma vida de ressurretos espirituais. O mesmo poder que ressuscitou a Jesus Cristo dentre os mortos agora perfeitamente nos vivifica para que vivamos de tal forma que em tudo podemos ser-Lhe agradáveis e vasos de honra em Suas mãos (Rm 8.11; 2Co 5.9; 2Tm 2.20,21).

A evidente situação moral caótica da sociedade humana não será modificada a menos que todo homem e mulher, jovens, idosos, crianças, enfim, encontrem a cura de suas almas através do Evangelho. Há cura substanciosa no Evangelho. A morte, sepultamento e ressurreição de Jesus Cristo falam altissonantemente de uma obra consumada, mais nenhum acréscimo é necessário pois o Cordeiro foi morto de uma vez para sempre para a nossa justificação diante de Deus (Hb 9.28; Ap 1.17,18). O mundo só poderá encontrar esta maravilhosa graça do Evangelho de Jesus Cristo quando a Igreja puder pregar e testemunhar esta gloriosa mensagem de forma coerente como lhe foi revelada (1 Co 15.1-4; Gl 1.6-10).

Note bem as palavras de Paulo em 1 Co 15.2: "Pelo qual (ou seja, o EVANGELHO, v.1) também sois salvos se O RETIVERDES TAL COMO VO-LO TENHO ANUNCIADO; se não é que crestes em vão". Será resposta concreta para um mundo decadente, para uma sociedade moribunda, para homens e mulheres na sarjeta fria e cruel da vida pecaminosa, se este Evangelho foi de fato pregado e testemunhado conforme encontra-se registrado na Bíblia Sagrada.

Muitos hoje tem deturpado esta mensagem salvadora porque tem anunciado um outro evangelho ou vivido um evangelho que de Evangelho quase nada tem. Uma vaga lembrança, é tudo que possuem. Esperanças ocas, visto não viverem a Mensagem em sua essencialidade. Sucumbem a cada dia aqueles que assim procedem e arrastam outros consigo. É preciso que se anuncie com veemência a Mensagem Única que pode salvar: Jesus Cristo e este crucificado (1 Co 1.23; 2.2)!

Neste espaço, escolhi glorificar a Jesus, procurando anunciar a sacrossanta Palavra de Deus e enfatizar a sã doutrina. Não quero perder tempo para criticar outros ministérios. Nem ficar procurando escândalos para tecer comentários que em nada edificarão a outros. Se eventualmente precisar citar nominalmente algum outro cristão ou ministério será no intuito de procurar destacar acima de tudo e das vaidades humanas o Evangelho e a Pessoa amantíssima de Jesus Cristo, meu Único e Suficiente Salvador.

Deus espera de mim e de você, que tem compromisso real com Ele, que saibamos não só viver de maneira digna do Evangelho (Fp 1.27) como também, testemunhar de maneira fiel (At 8.35). Há sim, resposta de Deus para o clamor deste mundo de grandes trevas espirituais e esta resposta está definida no Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo. Atentemos todos para tão grande responsabilidade que pesa tanto sobre o crente individualmente como para a Igreja como Corpo de Cristo.

Pensei em escrever esta breve palavra para que então você também pudesse pensar plenamente nisto tudo. Pense no poder do Evangelho para libertar o homem do pecado. Pense também em como anunciá-lo de forma fiel e eficaz. Não nos esqueçamos de que, falando sobre anunciar o Evangelho, é fundamental lembrar sempre: Esta gloriosa e libertadora mensagem deve ser pregada sempre sob o poder e direção do Espírito Santo (At 8.29; 13.1-4), posto que é Ele quem convence o mundo do pecado, da justiça e do juízo (Jo 16.8).

Eu também me incluo, pois quero muito pensar em tudo isso!

2 comentários:

  1. Graça e Paz amado, resolvi compartilhar aqui o conteúdo do e-mail que lhe enviei, para que outros amados possam, junto conosco, exaltar ao SENHOR.

    "...Deus os abençoe, ao irmão e a sua amada família, que a graça de Deus Pai, o amor do Senhor Jesus e a comunhão do Espírito Santo abundem em vossos corações de modo que Ele receba honra, glória e louvor que Lhe é devido. Amado, continue a escrever apontando para o alto do Gólgota para que outros olhem para a cruz enquanto escurece ao meio dia anunciando assim que aquele que alí acaba de morrer é sim o Cristo, o Filho do Deus Vivo. Que suas palavras escritas indiquem em direção ao jardim, um enorme sepulcro nas rochas e a enorme pedra que fechava esta tumba, rolada para o lado anunciando que, realmente, Ele ressucitou, não está mais lá pois venceu a morte, sim, a morte nossa terrível inimiga não ppode vencer o nosso Guerreiro... faça isso, continue pois outros continuaram antes de ti, antes de mim e graças a estes amados irmãos anônimos, um dia vamos ver este Jesus face a face, para sempre!..."

    Deus abençoe a todos os amados leitores deste blog (site).

    Edinelson F. Lopes
    BLOG - SIGA O MESTRE

    ResponderExcluir
  2. Embora tardiamente Edinelson, te agradeço muito sua participação, um grande abraço amado do Senhor!

    Cicero Ramos

    ResponderExcluir