quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Mantendo sua própria vida e perdendo o Reino...


Muitos cristãos são como os israelitas do livro da profecia de Ageu: preocupam-se somente com o que é seu e não com o que é de Deus (Ag 1.1-15). Assim também o declarou Paulo: "Porque todos buscam o que é seu, e não o que é de Cristo Jesus" (Fp 2.21).

Há um tampão sobre os olhos espirituais destes irmãos. Isto porque o que pretendem é a preservação de sua vida. Não compreenderam ainda o que significa entregar totalmente a própria existência a Jesus Cristo. Trai a sua vocação para com o Evangelho, aquele que, dizendo-se discípulo de Cristo, faz a opção para a manutenção de sua própria vida. Esquecem que o Reino de Deus é muitíssimo mais precioso do que a vida mesquinha, oca, temerária que insistem em viver.

Parece-nos também que esqueceram o que diz o apóstolo João: "Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo. E o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus, permanece para sempre" (1 Jo 2.15-17).

Constato, e ao fazê-lo, estou primeiramente olhando para mim mesmo, de que as coisas deste mundo, as veleidades desta vida efêmera tem atraído a muitos servos de Deus. Como os israelitas no tempo de Ageu, "constroem suas casas" enquanto a casa do Senhor "está deserta" (Ag 1.4). Ou seja, trabalham, compram, se divertem num nível sem igual de alheamento das coisas de Deus. Esta característica dos cristãos hodiernos é estimulada cada vez mais nestes dias conturbados. Esta é uma sociedade caracterizada pelo consumo e pelo entretenimento.

Os meios midiáticos estimulam com constância o consumismo. Para muitos, e infelizmente também inclusos muitos cristãos, comprar avidamente é o estilo de vida que escolheram viver. Quanto ao entretenimento, é este estimulado porque também se constitui numa indústria cultural. Lazer e divertimento é o que muitos fazem de sua vida. Uma festa constante. O crente é também igualmente engolfado por este outro aspecto da vida do homem do século 21. Há que se denunciar o comprometimento de muitos com uma teologia herética chamada Teologia ou Evangelho da Prosperidade que não prega o autêntico Evangelho, mas sim um "outro evangelho" (Gl 1.6-8) que desfigura o verdadeiro Evangelho do Reino e com isso torna igrejas e crentes iguais às pessoas mundanas em seu estilo de viver.

Não queremos com isso dizer de que não possamos enquanto servos de Jesus Cristo, adquirir bens e envolvermo-nos em atividades de lazer. Mas, há muitos que andam com sua vida dividida, porque enquanto a Palavra de Deus nos chama a um compromisso de fidelidade com o Senhor, procedem de tal forma que ficam com sua lealdade dividida. Coxeiam entre dois caminhos, o caminho do Senhor e o caminho de Baal (1 Re 18.21).

Muitos estão cegados pelas coisas desta vida presente. Acham que podem viver de tal forma que acabam confundindo liberdade com libertinagem (Gl 5.1,13). Querem comer dos manjares da mesa do Rei da Glória, mas também experimentam dos alimentos da mesa do príncipe deste mundo. Querem viver um estilo de vida que acham genuinamente cristão, mas em realidade é marcantemente anticristão e escandaloso ao Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Uma palavra de alerta é mui necessária neste dias. Dias em que chamam o mal de bem e o bem de mal, fazem das trevas luz, e da luz trevas (Is 5.20). O crente se manter a própria vida, ainda que um dia inteiramente rendida que esteve ao Senhor, mas que ultimamente vive conforme o curso deste mundo, acabará perdendo o Reino!

Não proceda conforme os contemporâneos do profeta Ageu. Não continue a edificar sua casa em detrimento da casa de Deus. Priorize o Reino de Deus. Ame o Reino de Deus. Viva de acordo com os mandamentos do Reino de Deus.

Atente para o que escreveu o profeta Daniel: "Mas os santos do Altíssimo receberão o reino, e o possuirão para todo o sempre, e de eternidade em eternidade" (Dn 7.18).

Meus amados irmãos, vos conclamo pois ainda é tempo: pensem nisto!

2 comentários:

  1. Mi querido hermano gracias por sus reflexiones, debemos estar preparados para cuando se nos ponga a prueba de fuego, allí se verán los verdaderos cristianos. bendiciones del Altísimo

    ResponderExcluir
  2. Muchas gracias por sus palabras, te invito a que siempre estea con nosotros, Dios te bendiga en todos los dias de su vida.

    Cicero Ramos

    ResponderExcluir