quarta-feira, 25 de agosto de 2010

A expansão do Islã diante de nossos olhos


Fiquei surpreso com a visão estratégica que os seguidores de Alá tiveram na última Bienal do Livro em SP. Vestidos à caráter, em seu estande eles distribuíam gratuitamente kits com uma sacola ecológica onde estava estampada a informação de como o portador poderia saber mais sobre o Islamismo. Neste kit constavam ainda livros sobre a fé muçulmana inclusive um deles falando sobre Jesus conforme o concebiam. Segundo algumas fontes, eles tinham um estoque considerável deste material para distribuição.

O "evangelismo" muçulmano aumenta a cada dia em nosso país. Eles possuem fundos para investir pesadamente na divulgação dos ensinamentos de Maomé e do Alcorão. E os resultados serão alcançados certamente porque o fazem movidos por uma inabalável convicção. São por natureza aguerridos e perseguem tenazmente seus objetivos. Poderemos aguardar doravante várias iniciativas deles, inclusive nos meios de comunicação para fazer conhecido o nome de Alá!

O termo "Islã" tem um sentido basicamente religioso e significa submissão a Alá. "Muçulmano", significa, aqueles que se submetem. É neste espírito que procuram divulgar sua fé, porque depois de alguém se converter deverá submeter-se inteiramente a tudo o que Maomé ensinou. Possuem uma concepção fatalista da vida e também concebem um estado teocrático, ou seja, não separam religião do Estado. Este deverá estar baseado nos mandamentos do Alcorão e o chefe de governo deverá ser, obviamente, um muçulmano. Um regime democrático e um estado teocrático muçulmano são incompatíveis.

Os muçulmanos acreditam no Pentateuco, nos Salmos e nos Evangelhos. Mas para eles, o Alcorão é a confirmação final das revelações anteriores. Crêem que Jesus nasceu da virgem Maria mas que seu pai era o anjo Gabriel. Não crêem em Sua morte na cruz em prol de nossos pecados, nem em Sua ressurreição e muito menos em Sua divindade. Apesar de ser considerado o segundo profeta superior no Islã (o primeiro obviamente é Maomé), entretanto, Ele é apenas um entre outros 124.000 profetas!

Os muçulmanos tem um grande apreço pelos laços familiares e também pela hospitalidade. Também apreciam ajudar aos necessitados. Mas termina aí a fachada de beneficência que possuem pois o Islamismo é reconhecido por sua intolerância e radicalismo, tenha uma pequena amostra disto acessando esse link onde um muçulmano ensina como bater em uma mulher: http://www.youtube.com/watch?v=sciSJLVbfwU

Este é um quadro modesto de tudo o que é o Islã e o que ele representa. Na Bienal do Livro, ficou evidente o zelo em divulgarem sua fé. Mas, você que é cristão, deve estar se perguntando: "E quanto a nós, crentes em Cristo, como foi nossa presença neste mesmo evento?" O que se consta foi que as editoras de livros cristãos disputaram avidamente a clientela. Não tenho informação de que teriam feito algo semelhante à iniciativa muçulmana para divulgar o verdadeiro Evangelho de Jesus Cristo. Tudo o que sei, salvo melhor juízo, foi de que os cristãos realizaram muitas vendas e muitos negócios foram fechados. Nada soube sobre alguma estratégia de evangelismo com utilização ampla da literatura. Ou, quem sabe, com distribuição de kits cristãos como os muçulmanos tão ciosamente fizeram.

Se realmente nada parecido foi efetivado, deveríamos ficar envergonhados com nossa omissão. Em minha cidade vejo com tristeza realizarem-se todos os anos a feira do livro espírita.......e nem me perguntem se existe também a feira do livro evangélico....!!!!

Em tempos de ascendência da Teologia da Prosperidade, parece que o lucro financeiro está na ordem do dia. É o "valor" que está caracterizando a muitos cristãos. Se existem iniciativas de evangelização, elas são muito carentes de três coisas: criatividade, pessoas e recursos. Faltam-nos paixão e zelo pelas almas. Assalta-nos o comodismo e a falta de visão de pessoas destinadas a uma eternidade sem Deus.

Também contemplo outros grupos como as testemunhas de Jeová, os mórmons, os hare-krishnas, que semelhantemente aos muçulmanos, fazem seu proselitismo de forma intensa. Os hare-krishnas inclusive, se a pessoa que abordarem na rua não tiver dinheiro para adquirir a literatura que oferecem, repassam a mesma gratuitamente. É como disse Jesus: "...porque os filhos deste mundo são mais prudentes na sua geração que os filhos da luz" (Lc 16.8).

O Islã tem crescido e recentes dados dão conta de que seu número já ultrapassou ao número de católicos no mundo. O número de cristãos praticantes na Grã-Bretanha, por exemplo, tem caído vertiginosamente e o de muçulmanos aumentado cada vez mais. Estatísticas dão conta de que em 2050 o número de muçulmanos praticantes será três vezes maior do que de cristãos praticantes. De forma geral, entre imigração e conversões, a realidade na Europa é que o Islamismo cresce aceleradamente.

Oremos e consideremos o quanto precisamos como Igreja do Senhor Jesus em nossa nação fazer para anunciar o Evangelho. Oremos para que congregações verdadeiramente bíblicas e saudáveis sejam estabelecidas. Oremos para que líderes comprometidos com o Senhor, com vida exemplar, íntegra, respirando santidade, sejam chamados e levantados por Deus. Satanás joga com todas as suas armas para afastar o ser humano da Verdade. Urge que possamos ser cooperadores fiéis do Senhor e fazer aquilo que Ele já nos comissionou (Mt 28; Mc 16; At 1.8).

"Levantai os vossos olhos, e vede as terras, que já estão brancas para a ceifa" (Jo 4.35b), assim disse o Senhor Jesus!

Pense nisso.


2 comentários:

  1. è verdade ne? mais se pararmos para pensar tbm , temos inumeras formas no qual ministramos a palavra de Deus, e que eles não se arriscariam a fazer. Somos o segundo maior segmento religiso e não é atoa concorda? será que os mulçumanos vão subir favelas e entrar em prostibulos para pregar a palavra do "seu Deus"? nós fazemos! não vejamos isso como um merito. pois podemos fazer, mais e mais. sempre!

    beijão!

    ResponderExcluir
  2. Certamente Pamela, mas é que nós podemos fazer mais mas somos impedidos às vezes pela visão de lucros materiais que muitos têm e, sendo assim, não investem suficientemente para o avanço da mensagem do Reino de Deus. Obrigado pelo comentário e volte sempre por aqui...

    Cicero Ramos

    ResponderExcluir