terça-feira, 22 de junho de 2010

A verdadeira ciência não nega a Deus

Retornava para casa ontem, após um período exaustivo de trabalho, e ouvi casualmente a conversa entre alguns estudantes dentro do coletivo. Pelo que percebi, pareciam ser concludentes do ensino médio. Um deles, o mais eloquente, na verdade ele era o principal articulador da conversa, falava algumas coisas que a princípio pareceram-me desconexas, um daqueles papos de adolescentes, cheios de gírias e expressões somente inteligíveis aos iniciados, ou seja, os próprios.

Faltavam ainda alguns minutos para chegar ao ponto de ônibus perto de minha casa, e resolvi aguçar os ouvidos porque o jovem estava falando sem parar sobre ciência. Em determinado momento, citou o nome do recentemente falecido escritor português José Saramago. Foi nesse momento que passei a interessar-me mais sobre o que estava ouvindo. O jovem falou em seguida algo sobre ateus, ou Ateísmo (Saramago afirmava ser ateu). Disse que dois primos seus eram “ateus filosóficos” e que ele mesmo era ateu também, mas que o seu ateísmo era baseado na Ciência. Num rápido linguajar, a partir daí, passou a declarar de forma atabalhoada vários assuntos tais como, Genética, Einstein, fé, mecânica do universo, católicos, Deus, etc.

Estava demonstrando um incomum interesse por estes assuntos, isto porque muitos jovens em sua faixa etária, não costumam falar daquela forma, digamos, tão entusiástica. Falava com outros dois companheiros, outro rapaz e uma moça. Usava óculos e com seus cabelos um tanto desalinhados, tinha sim um jeitão de nerd. Pensei no que aquele estudante falava, porque procurava com suas palavras passar a ideia de que Deus não existia. E pelo que dizia, parecia-me estar com a pretensão de que gostaria de provar “cientificamente” a inexistência do Criador.

A partir deste ponto, baseado nas inusitadas palavras daquele esforçado estudante, gostaria de discorrer sobre duas questões: 1) Se a existência ou inexistência de Deus pode ser provada cientificamente; 2) O papel do sistema educacional (herdeiros do Iluminismo do século XVIII), contribuintes da atual desinformação e incredulidade em muitos jovens.

A existência ou inexistência de Deus não pode ser provada cientificamente. Não há até o presente momento qualquer prova científica que corrobore ou refute Sua Pessoa. Os próprios cientistas tendem a fugir desta empreitada. Isto então torna-se perfeitamente coerente com o fato de que Deus não faz parte de objeto de análise por parte da Ciência. A Ciência, como a conhecemos, permite apenas construir explicações naturais para os fenômenos observáveis. Deus não pode ser provado através de provas matemáticas ou evidências da física. Todavia, as evidências ao nosso redor de que existe um Criador estão aí para quem quiser examiná-las e tirar suas próprias conclusões. Paulo fala em Atos 14.17: E contudo, não se deixou a si mesmo sem testemunho, beneficiando-vos lá do céu, dando-vos chuvas e tempos frutíferos, enchendo de mantimento e de alegria os vossos corações.” Mais tarde, escrevendo aos crentes em Roma, ele diz assim: Porquanto o que de Deus se pode conhecer neles se manifesta, porque Deus lho manifestou. Porque as suas coisas invisíveis, desde a criação do mundo, tanto o seu eterno poder, como a sua divindade, se entendem, e claramente se veem pelas coisas que estão criadas, para que eles fiquem inescusáveis” (Rm 1.19,20). Sua revelação escrita, a Bíblia Sagrada, confirma que Ele se mostra, se revela, em sua criação e no cuidado da coroa de sua criação, o homem.

O atual sistema de ensino faz com que nossos incautos jovens fiquem desinformados porque lhes repassam ensinamentos que pouco tem de Ciência, de fato. O exemplo mais gritante disto é o ensino da famigerada teoria evolucionista. Em verdade, nem a Criação e nem a Evolução podem ter acesso ao campo da ciência empírica o método da experimentação científica. Note: A Criação não está acontecendo agora posto que ocorreu no passado, ficando portanto fora do âmbito do referido método, o da observação. A Evolução objeta provar com sua improvável tese de que o processo de uma espécie para tranformar-se em outra leva milhões de anos, o que então torna impossível o seu enquadramento no método referido, considerando-se ainda mais que os verdadeiros fatos científicos NEGAM taxativamente que tal processo esteja ocorrendo presentemente. Entretanto, os fatos e dados da Ciência apontam com muito maior plausibilidade a verdade da Criação e a impossibilidade da Evolução.

Por isso é que vemos o crescimento da incredulidade em relação a Deus e a Bíblia por parte desta geração. São informados com falsidades nas salas de aula, uma pseudociência lhes é ensinada como verdade absoluta (o Evolucionismo) e temerariamente fazem como o jovem que ouvi dentro do ônibus, falando de coisas que mal acabaram de ouvir em aula repassado por professores igualmente mal informados e incrédulos. Não há um estudo real, não há uma reflexão séria. Desonestamente negam informar que a Evolução é somente uma hipótese. Não são absolutamente fatos comprovados. E, além disso, são unilaterais, porque negam apresentar o Criacionismo como outra opção para referir-se ao surgimento do universo e da vida. O Evolucionismo reina absoluto.

A Igreja de Cristo deve procurar defender a fé cristã dos ataques ateus através da educação correta de seus jovens nos fatos reais da Bíblia. Nossos jovens são bombardeados todos os dias, não apenas em sala de aula com falsidades sobre o surgimento da vida e a criação do homem, mas também através de filmes e outras produções da mídia. É chocante constatar que a maioria dos jovens cristãos, conquanto alguns não chegariam a abandonar a fé cristã, mas não saberiam expor os fatos bíblicos tais como são. Nesse embate, infelizmente alguns dão ouvidos às falsas proposições alardeadas a que são expostos e abandonam o Cristianismo.

Realmente esta é uma época de aumento do engano em todos os níveis. Satanás aumenta os ataques à fé que culminarão na grande apostasia que ocorrerá no mundo quando o Anticristo for galgado à liderança suprema. Porém, o Espírito de Deus é supremamente poderoso para ainda continuar a convencer os homens do pecado, da justiça e do juízo eminente (Jo 16.8). Façamos a nossa parte. Estudemos com afinco as Escrituras. Estudemos os fatos realmente científicos. Não somos acidentes cósmicos como os evolucionistas ou darwinistas acreditam. Os primeiros cientistas como Galileu, Copérnico, Francis Bacon, Kepler, Newton acreditavam em Deus. Acreditavam que o mundo fora criado por um Deus racional e que poderíamos claramente perceber e descobrir ordem no universo.

A verdadeira Ciência não nega a Deus, ao contrário, apresenta evidências sólidas que demonstram cabalmente que Ele existe e mais do que isso, age no universo que criou. É o apóstolo Paulo quem diz a seu discípulo e jovem obreiro Timóteo: Ó Timóteo, guarda o depósito que te foi confiado, tendo horror aos clamores vãos e profanos e às oposições da falsamente chamada ciência” (1Tm 6.20).

Igreja do Senhor, não despreze o saber e a verdadeira ciência, porque também está escrito de que em Cristo (e nós somos d’Ele) …estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e da ciência” (Cl 2.3).

Por isso medite e reflita constantemente nisto.

5 comentários:

  1. Graça e paz . gostei muito do seu blog, já passei a seguir-lo.Um abraço fica na paz.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado meu irmão, sinta-se à vontade, Deus abençoe sua vida e ministério, fique na Paz!

    ResponderExcluir
  3. PRECISO DESTE ARTIGO PRÁ ENVIAR PRO MEU FILHO...QUE HOJE SE DIZ ATEU TBM, PORÉM FALA SOBRE FÉ...É MEIO ESTRANHO, PQ ELE FOI CRIADO NO EVANGELHO, NA IGREJA, MS DE UNS TEMPOS PRÁ CÁ, SE DIZ ATEU, (SE FILOSÓFICO OU CIENTÍFICO EU NÃO SEI...MAS ACHO QUE FILOSÓFICO), ELE GOSTA MUITO DAS CITAÇÕES DE SÊNECA, E OUTROS FILÓSOFOS AFINS...VOU ENVIAR ESTE TEXTO PRÁ ELE, POSSO? ABÇS.

    ResponderExcluir
  4. Claro, fique à vontade, somente cite a fonte ok? Um abraço.

    ResponderExcluir
  5. Com certeza que citarei a fonte...créditos são merecidos, e sempre são créditos!!!

    ResponderExcluir