sábado, 8 de maio de 2010

Mãe, privilégio incomparável


MERCEDES SOSA, cantora argentina de inconfundível e abençoada voz, falecida recentemente, tem uma canção intitulada Las manos de mi madre em que um de seus versos diz assim: 

Las manos de mi madre
Me representan un cielo abierto
Y un recuerdo añorado
Trapos calientes en los inviernos.


As mãos de minha mãe/Representam um céu aberto/E uma lembrança nostálgica/Roupas aquecidas nos invernos.

SE VOCÊ LER (e ouvir) toda a letra desta canção, notará a expressão de ternura, de cuidado, daquela madre, daquela mãe retratada nos versos, juntamente com a força expressiva da voz maravilhosa de Mercedes. Não há figura humana que mais ternamente possamos recordar que nossa mãe. Ela representa aconchego, segurança, cuidado, satisfação e principalmente amor. De fato, para todos nós, conforme canta Mercedes, a mãe representa um céu aberto. Também poderá sempre trazer-nos agradáveis recordações. Pessoalmente, perdi minha mãe quanto tinha oito anos de idade. Mas recordo-me perfeitamente dela. E mais ainda com seu terno cuidado, na letra ao cantar “trapos calientes en los inviernos”, Mercedes Sosa quer dizer exatamente do cuidado que certamente sua mãe tinha para com ela, em deixá-la bem aquecida nos invernos muito frios de sua Argentina natal. 

A FORÇA de uma autêntica mãe está em sua estrutura peculiar de constante cuidado de seus rebentos. Sua vida gira em torno do cuidado de sua prole. No reino animal, vemos isto na maior parte das vezes. Entre os seres humanos, exceção feita aquelas que rejeitam ser mães autênticas e menosprezam este abençoado mister demonstrando uma inacreditável insensibilidade e descuido na criação de seus filhos, verifica-se o ideal divino projetado para as mulheres que concebem e colocam em prática a vontade de Deus. Vontade esta que está expressa em Sua Palavra, a Bíblia Sagrada, e que toda mãe faria bem em atentar. Em Provérbios 31.28 está escrito: Levantam-se seus filhos e chamam-na bem-aventurada; seu marido também e ele a louva". Esta mulher retratada neste conhecido capítulo do livro de Provérbios, conhecida como a mulher virtuosa, cuidava de maneira zelosa da vida da família, o andamento das coisas de casa era comandado por ela e era tal a sua excelência no que fazia que seus filhos elogiavam-na sem pudores e igualmente o seu marido.

A MULHER ISRAELITA era educada desde sua infância para se tornar boa esposa e mãe. Durante muitos séculos, sua realização pessoal como mulher, dependia de seu sucesso no desempenho dessas funções. Ela aprendia a cozinhar, a costurar, a cuidar dos filhos e a trabalhar nos campos (algo necessário na sociedade agrária daquela época) para que assim pudesse desempenhar seu papel de esposa da melhor maneira possível. A mulher descrita em Provérbios 31 era uma mulher peculiar, porque além do cuidado da casa, ela geria um negócio lucrativoe ainda cuidava dos pobres e necessitados. Até compra e venda de imóveis ela realizou (leia no cap. 31 de 10 a 31). Esta mulher magnífica, figura tanto a que cuida de sua casa e famíla como aquela mulher dos dias de hoje que, com desenvoltura, conseguem se inserir e deixar uma marca na sociedade com sua atuação profissional.

HAVIA GRANDE proximidade entre a mãe e os filhos na sociedade judaica. Isto gerava um grande ambiente de ternura. Era repudiado gravemente o maltrato de uma mãe por seu filho, Deus disse através do profeta Isaías: Porventura pode uma mãe esquecer-se tanto de seu filho que cria, que não se compadeça dele, do filho de seu ventre? Mas ainda que esta se esquecesse dele, contudo eu não me esquecerei de ti” (49.15).

ESTÁ INTEIRAMENTE calcado o amor de uma mãe por seu filho, conforme demonstram as Escrituras, no amor que Deus tem para com seu povo. Um amor incondicional, presente, zeloso. Um amor que se doa, que não mede esforços, que está presente acudindo as necessidades de seus queridos. Realmente, ser mãe é um privilégio incomparável para toda mulher. É uma vocação que não se pode comparar. Querem alguns defraudar este privilégio com tantas aberrações nestes nossos dias difíceis, mas a vocação maternal não mudará. 
Você mulher e mãe que lê estas linhas, esteja certa da benção de Deus sobre sua vida, se cumprires os desígnios do Senhor, querendo você realizar sua maternidade. Algumas querem ter uma produção independente, acham que é adequado para elas gerar e depois criar seu filho sem o concurso da presença paterna. Não é esta a vontade de Deus. A criança precisa de sua mãe e de seu pai para seu desenvolvimento adequado. Reflita sobre a grande responsabilidade portanto, de gerar e trazer um ser humano ao mundo. Se você assim o fizer, que seja de forma adequada e responsável. Construa uma família saudável, biblicamente falando, desde o princípio, leia Gn 1.26 e Mt 19.1-12. 

O APÓSTOLO PAULO falando aos crentes de Tessalônica, que havia evangelizado e ganhado para Jesus Cristo, diz assim em 1Ts 2.7: ….pelo contrário, fomos bondosos entre vós, como a mãe que acaricia os próprios filhos” (Versão Almeida Séc. 21). No verso seguinte ele diz que estava preparado para dar ao tessalonicenses, de boa vontade, não só o Evangelho, mas também a própria vida. Esse é o ideal bíblico do Senhor Deus para todas as mães.

DESEJAMOS AQUI de todo coração um bom dia das mães a todas vocês e lhes rogamos em Nome de Nosso Senhor Jesus Cristo, que atente para as palavras das Sagradas Escrituras para que você possa conduzir-se honradamente não só como mãe mas também como esposa e mulher.

PENSE nisto. 

(Ah, a foto, é minha esposa e meus filhos ainda pequeninos.....amo vocês!)

4 comentários:

  1. Cicero, te parabenizo e louvo a Deus pela tua vida e por esse texto tão bem escrito. Eu me encontrei nessa mãe, mulher, esposa..pena que nos tempos em que estamos vivendo há tanta irresponsabilidade, inconsequência!! Como é sublime a dádiva de poder gerar um ser, mais ainda de poder acompanhar o crescimento, a aprendizagem e quando já adultos podermos constatar que conseguimos educá-los e orientá-los dentro dos princípios morais, com valores como caráter, integridade, etc...
    Tens uma família linda. Que Deus em Sua infinita bondade e misericórdia conserve tu e tua família sempre unida em amor.
    DTA

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado por seu comentário, que bom que o texto falou ao seu coração, isto alegra o meu coração também, que o mesmo Deus também cubra de bençãos vc e sua família continuamente e possam experimentar da Sua graça maravilhosa em seu cotidiano.

    Em Cristo,

    Cicero Ramos

    ResponderExcluir
  3. "...que atente para as palavras das Sagradas Escrituras para que você possa conduzir-se honradamente não só como mãe mas também como esposa e mulher.

    Pense nisto."

    AMÉM!!!!
    Desejo isso prá minha vida...Ore por mim...

    ResponderExcluir
  4. Certamente Márcia, fique na Presença de Deus, creia n'Ele em todo o tempo, Ele é Poderoso o suficiente para te sustentar. Medite novamente em tudo o que escrevi e busque ao Senhor.

    ResponderExcluir