segunda-feira, 24 de maio de 2010

Grande Comissão: Mera utopia ou plenamente realizável?

O Senhor Jesus deixou instruções bastante definidas concernente à missão de Sua Igreja neste mundo, antes de Seu segundo advento. Porém, gostaríamos de refletir sobre o fato, se a Grande Comissão (Mt 28.18-20; Mc 16.15-18; Lc 24.46-49; At 1.8) seria de fato plenamente realizável. A Igreja poderá levar o Evangelho a toda Terra, a todos os povos? Não seria isto uma utopia por causa das enormes dificuldades e barreiras existentes hoje para a proclamação da mensagem de redenção em Jesus? Em linhas gerais, o que hoje mais impediria a plena divulgação da mensagem salvífica acerca da morte e ressurreição de Jesus Cristo para justificação de todo aquele que crê?

Deveremos considerar o assunto analisando os problemas existentes nas regiões do mundo que tem impedido o avanço do Evangelho. Consideremos primeiramente a Europa. Os países deste continente possuem hoje a maior quantidade de ateus e cristãos nominais entre todos os demais países do mundo. A Europa passou por um processo de secularização muito intenso, de maneira que hoje se vêem claramente os resultados. Existem pouquíssimos cristãos verdadeiramente comprometidos com o Evangelho. Além disto, há a forte concentração de imigrantes do norte da África e de outros lugares, levando com isso ao crescimento do Islamismo em quase todo o continente. O trabalho evangelístico é bastante difícil em território europeu.

Na América Latina crescem em taxas lentas mas ininterruptas o número de ateus na sociedade, havendo também o crescimento de cristãos nominais. Um estilo de vida materialista, contribui para o fenômeno do nominalismo religioso. Recentes escândalos financeiros e sexuais, abalaram a pregação da mensagem genuína do Evangelho em muitos países. Há também a questão das igrejas e ministérios que advogam a chamada Teologia da Prosperidade. Na América Anglo-Saxônica, ou seja, Estados Unidos e Canadá é crescente o secularismo assim como acontece na Europa. Céticos e ateus multiplicam-se e o consumismo materialista é a caracteristica principal desta parte do mundo. Esta é a mesma situação de países como a Austrália e o Japão, por exemplo. O número de cristãos evangélicos no Japão é muito baixo.

Outra região do mundo onde é bastante difícil o cumprimento da Grande Comissão, é a chamada Janela 10/40. A Janela 10/40 é uma região que compreende o norte da África, passa pelo Oriente Médio e vai até o Sudeste Asiático. A partir da linha do equador, subindo forma um retângulo entre os graus 10 e 40. Uma boa parcela da população do mundo vive nesta região. Ali existem os países com as maiores populações não cristãs como a China, Índia, Indonésia, Japão, Bangladesh, Paquistão, Nigéria, Turquia e Irã. Estão ali as fortalezas do Islamismo, Hinduísmo e Budismo. Há grande perseguição aos cristãos em quase todos os países de toda esta vasta região. O trabalho missionário nos países citados, principalmente os islâmicos como Indonésia e Irã, por exemplo, só pode ser exercido por cristãos que exercem alguma profissão, os chamados fazedores de tendas.

Os demais países da África estão com dificuldades enormes para receber a mensagem do Evangelho. O Islamismo fundamentalista no Sudão por exemplo, é uma triste realidade. Milhares de pessoas já foram mortas e é muito difícil estabelecer uma igreja cristã nestas regiões porque os radicais islâmicos matam impiedosamente qualquer cristão que atravesse seu caminho. Em outros países, são governos ditatoriais que em muitos casos impedem o livre curso da Palavra de Deus. Todos sabemos também sobre o sofrimento dos povos africanos devido à pobreza extrema, fome e escassez de água.

Mas, dentre todas as regiões do planeta, o continente africano é o que mais tem recebido missionários e é onde muitos tem conhecido a Jesus. Há um contigente crescente de missionários em vários países, trabalhando arduamente para conquistar vidas para o Senhor Jesus. Com isto, queremos então afirmar que NÃO É UTOPIA, MAS É PERFEITAMENTE POSSÍVEL, PELO PODER DE DEUS, ALCANÇAR AS ETNIAS EM TODOS ESTES LUGARES.

Isto porque, o Senhor Jesus falou em seu sermão profético em Mt 24.14: E este evangelho do reino será pregado em todo o mundo, em testemunho a todas as nações, e então virá o fim.” Também a passagem do Evangelho de João, capítulo 17, versos 18 e 20 afiançam-nos, nas palavras de Jesus, de que haveria sim o comissionamento dos discípulos para irem e a abertura do coração de muitos que viriam a receber e crer na mensagem da cruz. No AT lemos em Is 66.19: E porei entre eles um sinal, e os que deles escaparem, enviarei às nações, a Társis, Pul, e Lude, flecheiros, a Tubal e Javã, até as ilhas de mais longe, que não ouviram a minha fama, nem viram a minha glória; e anunciarão a minha glória entre os gentios.”

No livro de Apocalipse, 7.9, é maravilhosa a descrição que João dá daquela grande multidão: “Depois destas coisas olhei, e aqui uma multidão, a qual ninguém podia contar, de todas as nações, e tribos e povos, e línguas, que estavam diante do trono, e perante o Cordeiro, trajando vestes brancas e com palmas nas suas mãos.” Concluímos com esta passagem, de que o Evangelho, pela própria natureza que possui, poderosamente atrairá povos e nações dentre todas as etnias. O Senhor Jesus mesmo falou de que todas as nações” (Mt 24.14) ouvirão deste Evangelho. A Bíblia não declara que todos aceitarão a mensagem, porque o apóstolo Paulo disse em 2 Ts 3.2 que a fé não é de todos. Mas, mediante o aqui exposto e também atentando para o contexto total das Escrituras, onde Deus, desde a queda de Adão, passando pela chamada de Abraão, até culminar em Sua revelação plena em Cristo, planejou alcançar a toda a raça humana com a mensagem de boas-novas. Leiamos as palavras de Paulo em At 17.30: Mas Deus, não tendo em conta os tempos da ignorância, anuncia agora a TODOS OS HOMENS, E EM TODO O LUGAR, que se arrependam.”

A Igreja genuína de Jesus, em todos os lugares, não pode de forma alguma menosprezar a Grande Comissão para pregar o Evangelho todo a todo ser humano de qualquer povo ou etnia. Deverá atentar na simultaneidade de At 1.8: Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, TANTO em Jerusalém, COMO em TODA Judéia e Samaria, e ATÉ os confins da terra.” Muitos acham que primeiramente deverá ser pregado o Evangelho em nossa Jerusalém – nossa cidade, para depois então cuidar de alcançar a nossa Judéia – nosso estado, e em seguida nossa Samaria – o restante de nosso país. De forma alguma, o texto citado de Atos fala claramente de simultaneidade, esta é a vontade expressa do Senhor Jesus.

Oremos pelo cumprimento da Grande Comissão. Paulo pediu que os crentes de Éfeso orassem a fim de que, no abrir de sua boca, ele pudesse transmitir com confiança e notoriedade, o mistério do Evangelho (Ef 6.19). Da mesma forma, deveremos fazer assim, para que mais embaixadores do Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo, possam ser levantados, preparados e enviados pelo Espírito Santo (At 13.1-3) aos mais distantes e difíceis lugares do mundo e simultâneamente em nosso próprio contexto doméstico, cidade, estado e nação.

Não é utópico o trabalho de pregar em lugares difíceis. O Senhor prometeu estar conosco. Afinal, foi Ele que ordenou que fôssemos e, portanto, Ele se responsabiliza em abrir as portas e operar eficazmente em meio a todas as trevas espirituais e é perfeitamente poderoso para derrubar todas as fortalezas demoníacas (2 Co 10.4,5).

Creia e pense nisso.

2 comentários:

  1. Paz seja contigo

    Tristemente vejo que a grande comissão tem deixada de lado por muitos e outras comissões tem tomado lugar....

    comissão para receber diploma de unção de nobreza

    comissão para eleger politicos evangélicos no congresso.

    Na igreja na qual faço parte, estão ensinadno que para ganhar almas é preciso>
    orar
    ir
    contribuir
    Votar

    Deste jeito complica tudo e é por isso que vou seguir aqui "a moda bereiana" examinando e refutando todas as heresias que cruzarem meu caminho.

    no meu blog eu relato este episódio vergonhoso.


    Permaneça na Graça e nela frutifique

    Seja bem vindo em meu blog e que possas ser edificado na Palavra

    atalaiadocastelo.blogspot.com

    Nicodemos

    ResponderExcluir
  2. Obrigado mais uma vez irmão, continue sempre conosco, fique na paz!

    Cicero Ramos

    ResponderExcluir