sexta-feira, 20 de novembro de 2009

E a Bíblia continua sendo rejeitada por essa geração....


A incredulidade no meio acadêmico em relação à Bíblia não é segredo para ninguém. Conjugam-se esforços a cada dia para trazer à lume pesquisas científicas que provariam que as Escrituras não passam de um livro como outro qualquer.

Os pressupostos utilizados pelos pesquisadores seculares são o começo para que possamos entender a grande rejeição das Escrituras do Antigo e Novo Testamento. Esses pressupostos incluem o uso da razão humana que desemboca numa rejeição dos milagres narrados no texto sagrado e a não atribuição da inspiração divina sobre os escritores bíblicos. Segue-se com isso que, naturalmente, negam a existência de Deus. Se Deus não existe, logo, o compêndio que é chamado de Livro de Deus não passa de uma fábula.

A crítica contemporânea em relação à Bíblia está firmada sobre os trabalhos da Alta Crítica desenvolvida nos séculos 18 e 19 nas universidades alemãs onde métodos de investigação e análise foram desenvolvidos por historiadores para reconstruir o passado. Nestes estudos, procuram descobrir a data de cada livro, seu autor, seu propósito e características de estilo e linguagem. A Baixa Crítica, também conhecida por Crítica Textual, por outro lado, é a que se ocupa do estudo do texto em si. Observa os manuscritos existentes para estabelecer qual o texto mais aproximado do original. Suas investigações têm deixado textos muito exatos e dignos de confiança. A crítica bíblica, tanto a textual como a alta, pode lançar muita luz sobre as Escrituras, sendo aplicada com reverência e erudição. O exemplo dos Pais da Igreja, dos reformadores e dos eruditos evangélicos demonstram o grande benefício que obtiveram e para toda a Igreja, dos estudos feitos sob este prisma adequado. Infelizmente, os críticos alemães, sob a deletéria influência do racionalismo daquele tempo, chegaram a conclusões que, começando naquela época, geraram um crescente repúdio e a hostilidade para com a Bíblia em nossos dias aumenta cada vez mais.

Os estudiosos alemães aceitaram a teoria idealizada pelo filósofo Hegel de que a religião dos hebreus teria seguido um processo evolutivo. Assim, no princípio de sua história, os israelitas acreditavam em muitos espíritos, depois desenvolveram a crença em um só Deus, e mais tarde chegaram à fase sacerdotal. Igualmente o culto dos hebreus veio a evoluir quanto aos seus sacrifícios, suas festas sagradas e seu sacerdócio.

A base fundamental de toda a Alta Crítica, assenta-se na Hipótese Documentária de Julius Wellhausen e Karl H. Graf. O Pentateuco foi entendido como tendo sido composto por vários autores e não por Moisés. Assim, o produto resultante desta infundada teoria e tantas outras é o clima predominante nesta nossa época pós-moderna, tempo de desconstrução e de aceitação de múltiplas narrativas, todas consideradas igualmente válidas.

A Arqueologia têm trazido ao conhecimento de todos que queiram enxergar, descobertas que têm provado muitas das afirmações do Antigo Testamento. A historicidade de grande parte do livro de Gênesis vem sendo confirmada, por isso, já não se pode denominá-lo de "uma coleção de lendas cananéias adaptadas pelos hebreus." Particularmente no que tange ao Pentateuco, rejeitar Moisés como seu autor é, de maneira óbvia, obra de estudiosos que creem cabalmente de que não existe nenhuma ação sobrenatural de Deus no mundo, nem jamais houve. Para eles, seria absurdo acreditar em todas as informações históricas escritas sobre a criação do mundo, o Dilúvio, a travessia do Mar Vermelho, Deus falando a Moisés, etc.

As pesquisas do erudito liberal estão assentadas no pressuposto de que nada de sobrenatural existe na Bíblia, sendo que tudo o que é referente a milagres são considerados relatos míticos.

Em contrapartida, o erudito conservador parte do pressuposto de que Deus interveio milagrosa e sobrenaturalmente em determinadas épocas conforme o relato bíblico deixa inteiramente demonstrado.

Consultando ao Texto Sagrado com ideias preconcebidas revestidas de um ceticismo absoluto, naturalmente que estes pesquisadores e todos que se servem do resultado de seus estudos, continuamente estarão a rejeitar a verdade eterna da Palavra de Deus.

Cumprem-se assim as palavras de Jeremias: "Assim diz o Senhor: Maldito o homem que confia no homem, e faz da carne o seu braço, e aparta o seu coração do Senhor" (17.5) .

Irmãos, mais do que nunca, devemos proclamar em alto e bom som e por todos os meios, a verdade da Palavra de Deus. Devemos escrever e publicar livros, artigos, estudos, reportagens, postagens, enfim, o que for de nosso alcance e capacidade para refutar as afirmações de homens néscios, insensatos, desprovidos de entendimento, que tratam a Bíblia como um mero livro humano, que rejeitam o Deus da Bíblia e tentam a cada dia ridicularizar a bendita figura de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Quanto a mim, em que pese minhas inúmeras falhas, minhas fraquezas e defeitos, continuarei neste afã de escrever e contribuir para que a Palavra de Deus seja amplamente divulgada, esperando no Senhor que Sua santa semente caia em terreno fértil.

E quanto a ti? Já pensou sobre isso? Então comece agora mesmo, em o Nome de Jesus, pense nisto.

"Porque
Toda a carne é como a erva,
E toda glória do homem como a flor da erva.
Secou-se a erva, e caiu sua flor;
Mas a palavra do Senhor permanece para sempre.
E esta é a palavra que entre vós foi evangelizada."

1 Pedro 1.24,25



Nenhum comentário:

Postar um comentário