sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Morte e destruição no 11 de setembro e o coração humano


Ainda hoje revendo as cenas de oito anos atrás, fico boquiaberto com a capacidade do ser humano de inflingir a outro ser humano, sofrimento, dano, destruição e morte. De fato, é um triste dia em que todos nós testemunhamos o tamanho da barbárie de mentes fanatizadas que, sem nenhum escrúpulo, planejaram e executaram o assassinato coletivo de aproximadamente três mil pessoas. O que leva um grupo de pessoas a conceber tal ato de selvageria?

Tentar entender isto é transitar pelos meandros de mentes psicopatas que, sem nenhum sentimento de amor ou de fraternidade, que não reconhecem isto mas, egoísticamente, defendem suas causas e são capazes como de fato o fizeram, de matar e causar uma dor imensa nos parentes e amigos e em todos nós que assistimos a estas cenas. Ninguém acreditou em New York quando o primeiro avião atingiu a primeira torre do complexo do World Trade Center ás 08h48 da manhã e o mundo inteiro também passou a não acreditar quando o segundo avião choca-se às 09h03. Passados alguns minutos, a todos parecia ser uma cena de filme catástrofe que Hollywood produz com tanta maestria, todavia era tudo de um realismo cruel e apavorante.

A seguir, aos olhos de uma audiência mundial, assistimos os 110 andares de cada uma das torres desabarem. Uma gigantesca nuvem de pó e 1,2 milhão de toneladas de entulho e milhares de pedaços de corpos humanos ao final de tudo. Convido você a fazer uma profunda reflexão sobre o tamanho do estrago causado por este atentado terrorista. Em verdade, o foco mais direcionado desta reflexão deve ser sobre o grande estrago causado no gênero humano por causa do pecado! É por causa do pecado que coisas desta natureza podem acontecer. E continuam acontecendo.

O homem é, irremediavelmente, mau. Jesus afirmou que do coração do ser humano procede toda espécie de males (Mt 15 e Mc 7). Mas o coração onde o Senhor habita já não faz nada disso, é coração transformado pelo poder do Espírito Santo.

Neste dia 11 de setembro de 2009, assim como em 11 de setembro de 2001, continua válida a mensagem do Evangelho a todos, continua bem vivo o apelo do Senhor Jesus: "O tempo está cumprido e o reino de Deus está próximo. Arrependei-vos e crede no evangelho" (Mc 1.15). Não é o desejo de Deus que o homem se perca, Ele quer salvar o ser humano, resgatá-lo de suas trevas espirituais. Esta é a verdadeira esperança que todo verdadeiro cristão deve proclamar a este mundo que jaz no maligno (1 Jo 5.19).

Cristão e não-cristão, pense nisso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário