sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Flertando com o Hinduísmo


Não é de hoje que o Hinduísmo está entre nós ocidentais. Quer seja através da ioga, da Meditação Transcendental, dos Hare Krishnas e mais recentemente, através da filosofia de vida New Age que nada mais é do que uma adaptação da religiosidade hindu mais ao gosto do homem pós-moderno, o recrudescimento dessa forma pagã de devoção leva-nos a uma pergunta: Porque existe este fascínio por essa religião e a terra de onde ela se origina, a Índia?

O que nos causa espécie é o fato de que a atual novela das 20 horas Caminho das Índias veiculada pela Rede Globo certamente despertou ainda mais o fascínio de muitos brasileiros. Para nós, crentes em Jesus Cristo, isto deve se tornar motivo para vivermos com mais acuidade a verdadeira fé cristã e proclamar ao Senhor de todas as maneiras. O livro Morte de Um Guru de Rabi R. Maharaj (Edições Vida Nova e Editora e Livraria Esperança), mostra de forma incontestável como o Ocidente está sendo seduzido pela religiosidade hindu. Podemos até falar em uma "invasão" desta religiosidade, iniciando-se principalmente pelos Estados Unidos.

Pode-se localizar no tempo esta arrancada em direção ao Hinduísmo (como também do Budismo, seu derivado) quando em Chicago ocorre, em 1893 o Parlamento Mundial das Religiões e o até ali desconhecido monge neo-hinduísta Swami Vivekananda proclamou que o Hinduísmo era a mãe de todas as religiões e que reconhece todas elas como verdadeiras. Quais seriam algumas das crenças hindus que tanto tem fascinado aos americanos e mais ainda nos últimos anos aos brasileiros?

O caso do Brasil é emblemático. Pelo fato de sermos um povo místico, certamente as crenças hindus mais facilmente encontram aqui terreno fértil para se propagarem. A reencarnação, por exemplo,tão divulgada no Espiritismo kardecista, é de origem hindu. Além disso, o Hinduísmo é panteísta (crença de que tudo é Deus e Deus é tudo), politeísta (crêem em incontáveis deuses) e praticam rituais e práticas ocultistas. Devido ao panteísmo hindu, existem hoje na Índia templos dedicados a vários animais considerados sagrados. Há templos dedicados a ratos, por exemplo e por isso o povo sofre com várias doenças transmitidas por esses animais. A vaca, segundo os religiosos hindus, é considerada a deusa-mãe da vida e por ser santa, segundo eles, tudo o que sai dela é considerado "santo". Há relatos incríveis de pessoas que estiveram na Índia e presenciaram nas ruas de Mumbai (antiga Bombaim) e Calcutá, mulheres hindus brigando entre si pela aquisição de cada punhado das fezes "fresquinhas" das vacas e também bebendo sem nenhum pudor a urina deste animal, ou como a foto que ilustra este post mostrando de forma clara um menino tomando banho de urina de vaca. Acreditam que fazendo isto estarão purificando suas almas!

No "sagrado" rio Ganges, muitos tomam seus banhos rituais em águas tremendamente poluídas e com cadáveres de seres humanos boiando em seu derredor. A Índia é considerado o segundo país mais populoso do mundo e está em franco desenvolvimento. Por exemplo, ela detém hoje aproximadamente 65% do mercado mundial de tecnologia da informação. Muitos indianos tem prosperado nestes novos tempos. Mas a miséria e o famigerado sistema de castas ainda perdura juntamente com esta religiosidade que rebaixa a alma humana. A novela global tem despejado todos os dias o estilo de vida hinduísta e estimulado assim a procura por sua religiosidade. Mas o glamour pelo indian way of life é uma ilusão. O caminho para as Índias conduz invariavelmente à degradação espiritual.

O Hinduísmo produziu um país com milhões de miseráveis pelas ruas de suas grandes e populosas cidades. O guru Bhagwan Shree Rajneesh chegou a afirmar, explicando o Bhagavad Gita (livro sagrado hindu): "Mate, assassine, em plena consciência, sabendo que ninguém é assassinado, ninguém é morto". Ele disse isso por causa da crença na reencarnação. 


Você acha então que o Hinduísmo dá algum valor a vida humana? Quão enganoso é o caminho para as Índias. Por favor, considere tudo o que você acabou de ler e pense muito nisto!

2 comentários:

  1. A índia tem um povo que precisa muito das nossas orações e do nosso amor. povo pobre, vazios da verdadeira paz, e que procura em todo tipo de rituais e crenças preencher este vazio de Deus.oremos por eles e pelas nações, inclusive o Brasil, que estão sendo seduzidas por essa falsa "beleza e mistério" que a mídia tem transmitido.

    ResponderExcluir
  2. É verdade Rosimara, quantas vezes precisaremos lembrar o papel da mídia em conduzir os brasileiros incautos ao encontro desta religiosidade. Vamos sim, lembrarmos sempre de orar pela Índia e seu povo e também por nós brasileiros, que Deus te abençoe muitíssimo, fica na paz!

    ResponderExcluir