terça-feira, 18 de agosto de 2009

O Evangelho $$$ e o Pentecostalismo


Qual é o conceito de prosperidade à luz da Palavra de Deus? O que você acha? Tem a ver necessariamente com $$$ - dinheiro, dinheiro vivo? Deus efetivamente chamou a mim e a você para enriquecimento material? De onde vem este evangelho estranho às Escrituras, que tem de fato se configurado em um "outro evangelho" (Gl 1.6)? Há um histórico nesta tendência que hoje vemos em tantos ministérios e/ou pastores que só enfatizam a teologia monetária. Dave Hunt em A Sedução do Cristianismo (Obra Missionária Chamada da Meia Noite) dá uma pista neste sentido ao mencionar o livro Pense e Fique Rico de Napoleon Hill. Este autor escreveu outra obra intitulada A Lei do Sucesso onde atribui o sucesso na vida, a riqueza material, ao poder da mente. Na verdade, este autor utiliza puro ocultismo em seus ensinamentos sobre motivação e sucesso pois afirma, segundo Hunt, que aprendeu as técnicas de poder mental contidas em seus livros de entidades espirituais desencarnadas, ou seja, demônios. Infelizmente, em nosso meio pentecostal, foi onde ocorreu a geratriz de vários porta-vozes de heresias travestidos de puro evangelho que assolam a igreja de Jesus hoje. Conhecido como Movimento da Fé, estes pastores e ministérios distorcem a Palavra de Deus, mas o fazem de tal forma que nos parece que estão a pregar a verdadeira mensagem do evangelho. As origens sectárias do Movimento da Fé remontam a E.W. Kenyon o verdadeiro "pai" do movimento e Kenneth Hagin, aquele que o popularizou. Kenyon teve como fonte primária as ideias e práticas do chamado "Novo Pensamento" movimento este que originou-se na área de Boston nos Estados Unidos do final do século 19, início do século 20 sendo que pertencia ao chamado movimento transcendental que deram origem a várias "seitas metafísicas". Esses grupos eram conhecidos por "metafísicos" por ensinarem que a verdadeira realidade é "meta-física ", ou seja, vai além da realidade física. Acreditam que a esfera do espírito não somente é maior do que o mundo físico, mas também controla cada aspecto dele e é a a causa de todos os efeitos por ele sofrido. Deram um destaque acentuado à esfera espiritual juntamente com a crença de que a mente humana pode controlá-la. Assim, hoje, os seguidores desses ensinamentos continuam a pregar e a ensinar que é possível trazer à existência o que nós declaramos com a nossa boca (afinal, "há poder em suas palavras"). Esta "Confissão Positiva" é o outro nome pelo qual também é conhecido o Movimento da Fé, Palavra da Fé ou Teologia da Prosperidade ou ainda Evangelho da Prosperidade. Se eu tão somente "declarar", "determinar", alcançarei o que estou pedindo. Dissemos antes que no meio pentecostal aconteceu a gênese de vários proponentes deste movimento, mas, vale ressaltar, os ensinos de prosperidade não tiveram origem no pentecostalismo, porém como é tendências nas denominações pentecostais aceitarem afirmações de autoridade profética, houve a ambiência doutrinária onde a Teologia da Prosperidade pôde crescer. O Pentecostalismo foi o portador desta doutrina, mas a mesma não faz parte do Pentecostalismo histórico. Sendo assim, é estranho ver pastores de verniz pentecostal entregarem-se a esta teologia monetária e estranha ao Evangelho. Os apelos financeiros são escandalosos e absurdos. As afirmações de que Deus vai abençoar no culto é inadequada pois cultuamos a Deus como igreja para adorá-lo e não para primariamente buscarmos uma benção! Vemos ainda que no Movimento da Fé é comum as declarações ou determinações de cura, ou seja, exigir que Deus opere a cura. Há um fascínio incrível em "mandar em Deus" nesse movimento. Cremos na verdadeira prosperidade bíblica: fé salvífica no Senhor Jesus Cristo, perdão dos pecados, novo nascimento, justificação, adoção na família de Deus, santificação, batismo no Espírito Santo, outorga de dons, frutificação, crescimento na fé, amadurecimento. As igrejas genuinamente pentecostais, que estão comprometidas com o Pentecostalismo histórico e genuíno devem afirmar sim, de que Jesus Cristo salva, cura, liberta, batiza com o Espírito Santo e brevemente voltará pois fazendo isso legitimamente estará vivenciando o Evangelho. É totalmente estranha ao Evangelho a distorção que fazem, como se o capital, o dinheiro, o fator econômico fosse o centro da fé cristã. Por favor, creia na genuína prosperidade bíblica, voltemos à fonte original que é a Palavra de Deus. Pense nisto!

2 comentários:

  1. Obrigada por passar pelo meu blog e deixar seu comentário. Valeu mesmo!
    Muito sábia a sua colocação a respeito do verdadeiro Pentecostalismo e as distorções feitas na Teologia da prosperidade, na qual o homem é o centro e Deus é quem tem se submeter aos caprichos humanos.
    Que bom encontrar pessoas sérias e que pregam verdadeiramente a Palvra de Deus tal como ela é, não como nossos ouvidos querem ouvir! Deus o abençoe!

    ResponderExcluir
  2. Valeu então Priscila, obrigado por suas considerações, esteja á vontade para passar sempre por aqui e fazer suas apreciações, que Deus a abençoe ricamente

    Cicero

    ResponderExcluir